Lisboa, sete colinas....

Ontem fui até a Capital. Sentei-me no lugar que me estava destinado e deixei-me absorver por quem me rodeava. A chuva batia levemente no vidro e foi esmorecendo até a capital. A minha volta seguiam empresarios, turistas, jovens em férias e eu a caminho de uma reunião.... O poder da observação é fenomenal... Vermos aquele jovem que esta timido e com medo porque viaja sozinho ou o homem de negocios que tenha transmitir segurança e eficacia a todos os clientes que lhe telefonam.A chegada a capital foi bafejada pelo sol que me iluminava a mim e os meus passos pelo mundo do underground lisboeta. O civismo é palavra que não se conhece nesse mundo. Todos se empurram , todos se degladiam para conseguir um lugar, todos correm em busca da esmeralda.... Por momentos pensei estar mesmo no Coliseu de Roma envolta em Feras. E quando menos espera há uma voz que diz:"é do Porto, não é?" Pensei como se nota: não tenho nenhum elemento que me identifique, não falei e depois descobri porque circulo com calma e estava a comprar o meu bilhete de forma calma e civilizada.Mas a voz não satisfeita decidiu explicar como se circula no metro. Respondi no Porto há metro... A voz gargalhou e disse não há um electrico.
Depois da linha azul, amarela e verde, a reuniao. Depois de um tempo no sofa branco, a reuniao decorreu com gargalhadas e assuntos mais sérios. Fim de reuniao, voltar ao submundo para voltar ao alfa que me iria trazer de volta a esta cidade que amo. Mas o dia custou a acabar e o alfa parou na pampilhosa devido a uma avaria de um comboio de mercadorias. Cheguei as dez e meia a casa cansada, a desejar só ter o sol de lisboa e a desejar que os amigos venham ao porto porque voltar a lisboa só mesmo em casos urgentes.

bj utopico
Dri
nota utopica: hoje defende-se em Bruxelas, a candidatura de Guimarães a capital europeia da cultura. Concordo! Não nos podemos esquecer que é a cidade berço de Portugal e que tantos de nós menosprezamos

Comentários

Bruno disse…
nem sequer uma menção ao almoço tão agradávelque tiveste... mal-agradecida :P
Bruno disse…
Ah! E vocês, nortenhos, falam, falam mas gostavam era de ter um sol como o nosso... malfadado clima o vosso lá em cima que faz com que a cidade pareça sempre suja, escura, cinzenta... triste :(

Lembro-me de ter ido ao Porto uma vez próximo do Natal. Fui entregar umas prendas a uns clientes.

Saí da Portela com um Sol magnífico a brilhar.

A caminho do Porto comecei a pensar porque raio as janelas do avião não têm todas escovas-limpa-vidros.

À chegada e durante o dia todo choveu desalmadamente mas fui protegido por um taxista amigo que me deixava quase dentro dos edifícios onde precisei de entrar.

Na viagem de regresso aturei uns putos madeirenses que faziam mais escarcel que 30 Albertos Joões a discursar no Chão da Lagoa mas...

O Sol voltou a brilhar. Adoro Lisboa!
Bruno disse…
Eu depois ensino-te a andar no meio do pessoal cá de baixo ;)

Sabes porqúe é que andam todos apressados? É porque a malta do Porto tem a mania de dizer que os de Lisboa não trabalham e eles então andam a ver se aceleram o passo, hehe!
Tété disse…
Eu adoro o Porto, mas realmente o sol de Lisboa cativou-me.

Eu sou ao contrário de ti, vou ao Porto em trabalho e infelismente muito pouco em lazer. Salvou-nos o S. João do ano passado e lembra-me de nunca mais ir aos carroceis...faz-me fazer figuras tristes na foz.

Olha que o Bruno tem razão...nem uma referência ao nosso almoço sniff sniff
Dri disse…
Tem razao. O almoço foi maravilhoso. Comi bem e em agradavel companhia. Temos de repetir mas no Porto. Ainda ha pessoas em lisboa por quem tenho consideração. bj grande aos dois
xana disse…
Isso de o pessoal se empurrar só em Lisboa deve ser para eu me rir...

Continuo a constatar que vocês do Porto têm muito mais a tendência de encontrar defeitos em Lisboa e nos lisboetas do que o contrário...

Empurrões no metro, autocarro, electríco e afins, há em todo o Mundo minha querida. Infelizmente, claro!
Anónimo disse…
Pensava que a cidade que amavas era Vila Real?!
Anónimo disse…
Olá linda!
Ainda bem que a viagem correu bem!
Mas com tanta gente a defender a Capital, tinha que vir alguém defender a "Mui Nobre e Leal, Cidade Invicta"! E cá estou eu ;).

O Porto é, simplesmente, o Porto. Só quem cá vive sente a mistica da cidade.
Eu até acredito que se trabalhe em Lisboa, mas tal como o Bruno disse, correm a ver se calam as bocas do norte... O que só significa que no Porto se trabalha naturalmente e sem necessidade de correrias, mas isto é tudo tretas, claro que (tal como a xana disse) encontrões, empurrões há em todo o lado e o Porto não é excepção!

Mas o Porto é mais quente, mais afável, com todas as consequencias disso. Aí por terras de mouros, é tudo mais frio, cada um na sua vida! E eu cá gosto de convivio e interacção com quem se conhece e mesmo com a senhora que vai no metro e mete conversa porque não tem mais ninguém com quem falar... Corre-nos sangue quente nas veias!

O Porto é o Porto e Lisboa é Lisboa! Quem sempre viveu no Porto não troca por Lisboa e vice-versa!

Já me chamaram facciosa e sei que sou, mas adoro viver no Porto e não "posso" com a tão aclamada Capital.

Jokas

P.S - Ai de ti que não defendesses a Cidade Berço... ;)
Dri disse…
Xana: bem vinda ao nosso cantinho portugues, espero que tenhas comido muitos chocolates.

Domi: viva o norte, carago! Quem te chamou facciosa, tambem diz o mesmo de mim. Mas o Porto tem outra alma..Uma alma que so a sente quem ca vive, quem respira este ar.

Anónimo: eu n amo Vila Real. Eu estou de passagem por Vila real.
Anónimo disse…
O porto é o Porto. É muito superior a Portugal. No Porto trabalha-se, no Porto está a simpatia, no Porto existe a sabedoria, no Porto sabe-se viver. No Porto existe o Campeão... Lisboa... que triste desilusão.

Daniel

Mensagens populares deste blogue

O meu calvário é ser feliz...

100 anos de Disney escrito a quatro mãos

Fly Me to the Moon (In Other Words).........