Reflexão matutina


Hoje as nove da manha tive aula de Processo Penal na Ordem e houve algo que me despertou o sono: a reflexão do professor. Vou partilhar convosco a frase e deixo os comentarios a vossa consideração:

" Nós(advogados) estamos para o direito administrativo como as mulheres estavam no século XIX e XX em busca da igualdade."

bj utópico
dri


1ª nota utópica: para quem nao é da area do direito, o direito administrativo é Direito administrativo "é o ramo do direito público que tem por objecto o estudo das normas jurídicas relativas ao exercício da função administrativa. Ou seja, é o conjunto de regras que se impõe às pessoas jurídicas de direito público e as pessoas jurídicas de direito privado que exercitam função administrativa, estas últimas como delegadas do Estado, realizando os fins desejados pela ordem jurídica".

2ª nota utopica:

* 1792 - Inglaterra Mary Wollstonecraft escreve um dos grandes clássicos da literatura feminista – A Reivindicação dos Direitos da Mulher – onde defendia uma educação para meninas que aproveitasse seu potencial humano.

* 1857- Estados Unidos No dia 8 de março, em uma fábrica têxtil, em Nova Iorque, 129 operárias morrem queimadas numa ação policial porque reivindicaram a redução da jornada de trabalho de 14 para 10 horas diárias e o direito à licença maternidade. Mais tarde foi instituído o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, em homenagem a essas mulheres.

* 1945 A igualdade de direitos entre homens e mulheres é reconhecida em documento internacional, através da Carta das Nações Unidas.

* entre outros exemplos......

Comentários

luis cirilo disse…
Tenho a certeza que aulas de Processo Penal as 9 da manhã são excelentes para acordar.
E propiciam reflexões interessantissimas sobre os direitos das mulheres e afins como a utópica Dri traduz nas suas notas.
Falta é dizer,pelo professor da Dri,onde estão as myulheres no século XXI em busca dessa tal igualdade.
Na lei das quotas ?
Ou continuamos em utopias sem fim ?
Dri disse…
Para o professor as mulheres do seculo XXI já estao lenamente emancipadas. Eu não entendo assim. Eu acho que as muitas mulheres do seculo XXI retrocederam com a submissão, a perda da ansia de lutar... Hoje em dia as mulheres casam , começam a trabalhar e acomodam-se e nós, mulheres, nunca deviamos perder a nossa luta pela ugaldade. Utopia é pensar que o mundo um dia sera fruto da igualdade entre homens e mulheres.

Mensagens populares deste blogue

O meu calvário é ser feliz...

100 anos de Disney escrito a quatro mãos

Fly Me to the Moon (In Other Words).........