Musica trama Sarkozy


Sarkozy, famoso presidente francês, todos os dias é alvo de noticias seja locais ou internacionais. O mundo já não passa diariamente sem ler uma fofoca sobre Sarkozy . Li algures, num blog portugues, que o Presidente Frances seria a versao da Lili Caneças em França mas em relação a isso tenho as minhas dúvidas.

No entanto a música tramou Sarkozy por dois aspectos: primeiro a sua relação com a cantora Carla Bruni que não agrada a todos os franceses e agora o seu filho mais velho (Pierre) decidiu juntar-se aos músicos dos suburbios de França. O filho mais velho do Presidente criou uma editora a que chamou Crime Chantilly, um trocadilho com Creme Chantilly que usa temas caros ao pai e aos jovens franceses. O jovem é conhecido no meio musical como Mosey e escreveu uma letra para o músico Poison, um dos músicos mais ferozes nas críticas políticas e sociais vindas dos guetos locais.

Em suma, a música é o calcanhar de aquiles de Sarkozy!

Bj utopico
Dri

Comentários

luis cirilo disse…
Por acaso não acho.
Penso que a relação com Carla Bruni,dure o que durar,beneficia a imagem porque lhe dá uma aura humana,jovem e de pessoa com sentimentos e emoções que as vezes andam tão arredios dos politicos.
Quanto ao filho estar aliado a contestatários demonstra que Sarkozy é um democrata,tolerante e que vive bem com a contestação.
Cara Dri acredite que este presidente francês é um mestre em comunicação de massas.
freitas pereira disse…
Cara Dri : Apanhei em voo o comentário do nosso amigo Cirilo para comentar o seu « post » sobre Sarkozy
. Escrevinhei há dias, com o meu Português já um pouco enferrujado, um artigo num jornal da minha terra Afonsina ,do qual vou copiar alguns parágrafos para lhe dar a minha opinião sobre o actual Presidente da França que, democraticamente falando, também é o meu porque ele foi eleito pela maioria dos Franceses.
Quando o nosso amigo Cirilo diz que Sarkozy é um grande comunicador das massas é verdade. Ele fala bem. E muito. . Só que, o excesso de linguagem é um processo conhecido daquele que quer criar diversão. E Sarkozy é um mestre. Neste momento “inventou” uma nova diversão para ajudar a esquecer o resultados negativos até hoje da sua política interior, sobre a qual ele será julgado : A Política da Civilização ! Eh oui ! Ninguém compreende o que ele quer dizer ! Linguagem misteriosa! E como sabe, existem três tipos de seres humanos que têm uma linguagem misteriosa : Os mais fáceis de compreender são os alienados. Depois vêm os sábios. E enfim os advogados. Outros dizem os contabilistas!

Mas enfim, os tais parágrafos do meu artigo:


“Comunicador total, puro produto do “star system”, sem complexos, Sarkozy utiliza todos os meios à sua disposição para estar sempre na luz da ribalta: As sua mulheres, as suas amantes, os seus filhos, os artistas do “show bizz”, os comediantes, (mesmo os mais vulgares e indecentes que leva consigo na visita ao Papa), os desportivos, os sequestrados , os reféns, a direita, a esquerda, o centro, os pobres, os ricos, mas, sobretudo, ....os crédulos .

Os episódios da série “Sarkozy Presidente” , apontam para um certo aspecto quase erótico do poder, no qual o registro sarkozista parece ser particularmente o da possessão e do controlo dos bens e dos corpos , simbolizando a riqueza e a dominação da agenda mediàtica e da imagem.
E digo erótico no sentido em que , Possuir, Conhecer, Agarrar, são os sinónimos do poder.
Mostrar, exibir, o que se pensa possuir, : objectos, e lugares de luxo, amigos ricos e conhecidos, belas mulheres, do Fouquet’s ao palácio presidencial, isso vê-se bem no “novo rico” da política, do espectáculo e do amor.
Nas bodas de “Eros” e do apetite do “Poder”, o erótico transforma-se mesmo em pornografia.
Pelo menos é assim que muitos Franceses hoje começam a ver a aventura sarkozista, e mesmo muitos dos seus amigos, que já olham para o chão quando se lhes fala dos excessos do presidente que eles elegeram.

Cada semana trazendo o seu “scoop” : mal educado em Lisboa, desprezando o protocolo, o ultimo a chegar, dirigindo-se para os jornalistas – o único que o fez - , esquecendo que o anfitrião, Primeiro Ministro de Portugal e os outros representantes dos 26 Estados membros da U.E. estavam à espera , tratando Putin por tu em Berlim, este tratando-o por você, para lhe ensinar as boas maneiras, mentindo descaradamente à família Bush sobre a angina da Esposa, enquanto esta ia fazer “shopping in town”, insultado por Kahdafi em Paris, insultado pelos pescadores da Bretanha, que ele desafiou para a praça publica, e enfim, o ultimo “scoop” da semana, o novo “flirt” com a Senhora Carla Bruni, após que a Esposa o tenha abandonado.

Escolher o Disneyland de Paris , ao lado de Popey, Minie e Mickey, para exibir a sua nova conquista , ( sem que se possa afirmar se ela é a sua nova conquista ou o contrário) , para informar o povoléu que o elegeu, os imbecis felizes que não vêm o oportunismo, o cinismo e a imoralidade do indivíduo!

A vida privada não interessa, mas a imagem do Presidente da Republica, sim.
Ele não tem preconceitos. E não é preciso questionar para saber se no seu espirito ele se serve da sua vida privada para fins políticos, porque no seu espirito ,é claro que a vida privada é vida política, é vida publica.”

Triste imagem de um Presidente , futuro presidente da Europa.
Dri disse…
Obrigada amigo Freitas Pereira por ter partilhado aqui no mundo da utopia os paragrafos do seu artigo original.

Quando penso em Sarkosy, lembro-me sempre de uma personagem de banda desenhada não sei se será pelo seu aspecto fisico ou pelas noticias que sempre o acompanham. Acredito que possa ser um comunicador de massas mas entendo que França ainda se vai arrepender de o ter eleito.

bj utopico
Dri

P.s: em relação a linguagem misteriosa, não vou relevar o facto de por os advogados nesse grupo...hehe (é que eu sou advogada).
freitas pereira disse…
Cara Dri : Desculpe, mas para mim a linguagem é a pintura das ideias.

De nenhuma maneira insultante, espero. Tanto mais que na minha vida profissional trabalhei sempre com advogados, que frequentemente foram meus amigos. De vez em quando pedia a traduçao !
luis cirilo disse…
Caro Freitas Pereira:
Claro que partilho das suas ideias sobre o perigo dos politicos tipo Sarkozy.
Plasticos,pré fabricados,sem escrupulos e que usam todos,mas todos mesmo,argumentos para se afirmarem politicamente.
Acho sintomático que um desses números de propaganda tenha escolhido o Disneyland Paris para ser apresentado.
Porque remete para o mundo da fantasia que é onde vivem muitos dos politicos europeus da actualidade.
Quanto aos advogados,bem aí,qualquer dia só com sistemas de tradução simultânea é que os entendemos.
É terrivel mas é verdade.
Anónimo disse…
olá dri...acreditas que a paixao pela bruni nao passou pelo crivo das sondagens antes de passar a publico?vives em que mundo?beijinho ..carrasco
Dri disse…
Caro Luis Cirilo: os advogados são terriveis mas as advogadas... cuidado com elas! Não concordo com a necessidade de sistemas de tradução simultanea pq a advocacia como qlq profissao tem termos tecnicos e temos de os usar na profissao. Agora do dialogo com pessoas não ligadas a justiça é que devemos ter cuidado para não os utilizar. Mas os mass media fartam-se de banalizar os termos juridicos.

Amigo Carrasco: acredito que a ligação com Carla Bruni tem sido alvo de sondagens e todos os passos que Sarkozy dá sejam minuciosamente preparados mas isso não faz com que musica para ele possa ser sinonimo de ruido.
freitas pereira disse…
Adriana :

AB IMO PECTORE

FACIT INDIGNATIO VERSUM !

Mensagens populares deste blogue

O meu calvário é ser feliz...

100 anos de Disney escrito a quatro mãos

Fly Me to the Moon (In Other Words).........