Almofadas e Noite!

Descobri, há uns tempos, um bar que se situa entre Porto e Matosinhos que apelidei de “Mundo das Almofadas”. Sempre que vou lá tomar um café sinto-me numa autêntica sessão de psicanálise. Porém, nunca sei se sou eu que faço psicanálise aos outros ou os outros que me fazem a mim. O certo é que os temas que surgem são sempre os mais inusitados e as pessoas com quem partilho o café também.

Ontem foi uma noite dessas: eu e a Senator Padme em pleno Mundo das Almofadas. Fartamo-nos de passear entre várias galáxias incluindo Porto e Lisboa através de notícias e novidades de amigos em comum. Concluímos que os mouros ainda têm de alcançar muitas etapas para conseguir viajar a nossa velocidade e com o nosso humor ácido e temível.

Mas a tónica da conversa centrou-se em tradições e aprendi algo sobre tradições vimanerenses que gostava de partilhar convosco. Segundo o que aprendi, na próxima semana, festeja-se em Guimarães as festas em honra de São Nicolau. Estas festas são constituídas por diversas actividades desde as maças ao baile de gala mas aquela que me suscitou mais curiosidade foi o dia do Pinheiro. Segundo o que me explicaram, no dia 29 de Novembro, é o dia do pinheiro que consiste em arrancar o maior pinheiro da cidade e depois carrega-lo através de carros de bois até ao centro da cidade. Durante este percurso, jovens estudantes e antigos nicolinos tocam caixa e tambores e fazem a festa até ao centro da cidade. Essa noite tem também a particularidade de em todos os restaurantes da cidade se jantar o mesmo prato: rojões.

É importante ver que ainda se preservam as tradições em algumas cidades deste país. Só é pena que seja uma utopia o facto de nem todas as cidades as manterem.

Bj utópico de bom fim-de-semana
Dri

Nota utópica: Obrigada pela boa divulgação deste blog. Para quem quiser saber mais: http://www.depoisfalamos.blogspot.com/

Comentários

Bruno disse…
Acho que conheço esse bar. Passei por lá numa fase mais "nortenha" da minha vida. Por acaso bem que me dava jeito ir a Gondomar este fim de semana ver a selecção de Futsal ;)

Espero que as tuas sessões de Psicanálise sejam sempre proveitosas. Se me convidares ainda lá vou fazer uma contigo :P E a nossa louraça pode repetir a ida também, se ela quiser ;)
Anónimo disse…
"Concluímos que os mouros ainda têm de alcançar muitas etapas para conseguir viajar a nossa velocidade e com o nosso humor ácido e temível."

Essa dos mouros!!!Vai lá vai...
Anónimo disse…
Guimaraes, Mouros, Festa do Pinheiro, Vimaranices, enfim, o que faz uma noite bem passada a ver o mar nessa terra de ninguem localizada entre Matosinhos e o Porto.
Anónimo disse…
ora bem.. um bar localizado entre matosinhos e porto parece-me bem.. principalmente se tiver a chover bastante:) beijinhos, ab

Mensagens populares deste blogue

O meu calvário é ser feliz...

100 anos de Disney escrito a quatro mãos

Fly Me to the Moon (In Other Words).........