Crimes, sangue, gelo...

Todos os dias, as noticias que nos entram pela "caixinha mágica" colocam-nos à mesa crimes hediondos: pais que matam filhos, genros que assassinam e comem os sogros, tios que violam sobrinhos..... Sem dúvida que a criminalidade está a aumentar, essencialmente no Norte do país, mas, a meu ver, pela má politica ecónomica do governo que gera estas consequencias.

Enfim, o mundo da criminalidade anda no auge neste país e a pergunta que coloco é será que somos nós que nascemos com um estigma assassino ou as circunstancias da vida nos levam a loucura? Algo eu acredito que todos estes criminosos precisam de alguem que tenha a frieza suficiente para os defender e de lhes fornecer a melhor defesa possivel. Somos todos seres humanos e temos todos o direito, plasmado na constituição, de termos uma defesa. E o facto de defendermos um criminoso dessa estirpe não nos transforma em assassinos, nem em insensiveis, nem em frios mas sim sermos capazes de nos abstrairmos dos nossos sentimentos e lutar pela defesa de um ser humano. Mas tentando responder a pergunta, todos nós nascemos com a nossa loucura porque se não formos capazes de a ter a nossa vida será uma monotonia. Agora cada um tem o seu grau de loucura....
Já cantam os Clã na Música Sangue Frio:" Tu nunca choras ao ver sangue/Tu nunca ficas transparente/És daquela raça tão rara/Que tem no olhar o gelo quente /Gelo quente Quente e frio" . Não vos lembra ninguém?
Em suma, temos de viver em liberdade, com um q.b de loucura mas nunca esquecendo o "ninho" da utopia.

Bj
Dri

Nota utópica: Aconselho a leitura de Crimes Exemplares de Max Aub

Comentários

Anónimo disse…
culpar o governo, ou um governo democratico pelo aumento da criminalidade violenta...parece me...no minino excessivo....consegues escrever sem ter o cartao de militante na secretária?e quais os dados em que te baseias?é necessário rigor....nem preciso de assinar creio eu....beijinho
Dri disse…
o cartao de militante esta na carteira. e sem duvida que o governo tem uma quota de parte no problema. Porque a criminalidade resulta de consequencias da politica economica que temos. Sao consequencias como o desemprego que levam as pessoas a procurar outros meios...e tudo um ciclo.
bjs
Anónimo disse…
e os dados concretos?ha mais criminalidade este ano que a dois anos?que tipo de crime?em que zonas?e quais desses crimes resultam de politicas economicas? é possivel afirmar se que com um governo psd( politica neo liberal) a criminalidade seria menor em consequencia da politica social?beijinho do teu carrasco....
Luis Cirilo disse…
Apenas um comentário ao inicio do post:de facto o sensacionalismo sangrento das nossas televisºoes não tem limite.
E aos crimes junta-se a forma mórbida como exploram até ao tutano os acidentes de viação.
Importa é sangue...
Falta a paciência para este jornalismo e estas prioridades.
Pior mesmo só as entrevistas ao Joe Berardo ou ao Luis Filipe Vieira...
Dri disse…
Amigo Eloi:
"Até Junho foi apurado pela PSP e pela GNR um total de 15.123 e 14.272 ocorrências, respectivamente, no distrito do Porto, o que perfaz um valor final de 29.395 ocorrências"

"O comissário da PSP acrescenta que até o metro é um factor novo: "Já verificamos isso e tivemos de fazer detenções de indivíduos que usavam o metro para se deslocarem e até para cometerem roubos."

O que é interessante é que desde 2005, o Porto tem um observatório de criminalidade interligado com a FDUP e até hoje não há um mapa de crimes nem temos acesso a ele.

Amigo Luis Cirilo:
Quanto as piores entevistas: so um diabinho vimarenense pra responder a tal provocação.

Bjs aos dois
Dri (a terrivel para alguns)
Anónimo disse…
Em relação à crescente proliferação dos crimes hediondos pela tv dentro, é de assustar! Por um lado, porque parece que são cada vez mais, por outro, pela necessidade de contar todos os pormenores, desde a feitura até ao resultado final. Ainda bem que ainda não são permitidas as imagens!!!

Quanto ao mundo da criminalidade, há estudos que demonstram que há quem nasça com mais propensão a ser criminoso que os restantes. No entanto, sem qualquer dúvida, as circunstâncias da vida são o combustivel. Já diz o velho ditado: "A ocasião faz o ladrão". Se a politica económica é má ou não, isso dá pano pra mangas, mas a actual situação económica dos portugueses leva a opções de vida menos dignas e questionáveis. Mas não confundamos com os crimes hediondos, estes nada têm a ver com economia. Educação talvez!

(Não posso deixar passar esta)
Todos são dignos de defesa, é um direito consagrado na CRP e mt bem, e logicamente ninguém é menos sensivel por aceitar fazer a defesa de assassinos (excluindo a legitima defesa), pedófilos e violadores, mas eu não seria capaz, porque não consigo deixar de me "colocar" na pele das vitimas, nem achar que um criminoso destes é um ser humano, não o era quando decidiu desrespeitar o ser humano ao cometer o crime e não vai passar a ser depois de ser julgado! Para mim são monstros!
Não consigo abstrair-me dos sentimentos que crimes destes provocam em mim.
Mas não somos todos iguais...

Em relação à loucura... todos temos que ter um pouco! ;)

Jokas
Anónimo disse…
Reunido segunda-feira no Governo Civil do Porto para analisar a evolução da criminalidade de Janeiro a Junho, o gabinete coordenador apurou que a criminalidade participada diminuiu, por sua vez, 8,5% face ao mesmo período de 2006.

Até Junho foi apurado pela PSP e pela GNR um total de 15.123 e 14.272 ocorrências, respectivamente, no distrito do Porto, o que perfaz um valor final de 29.395 ocorrências, menos 6,4% do que no ano passado.

Relativamente à média dos últimos 10 anos (1997-2006), o número de ocorrências no primeiro semestre de 2007 é inferior.

Segundo dados do Governo Civil do Porto, o pior registo de ocorrências na última década foi no primeiro semestre de 2003, ano em que foram participadas 34.498 ocorrências.

Numa análise territorial, verificou-se que a diminuição do número de ocorrências até Junho ocorreu quer no espaço abrangido pela PSP, quer pela GNR.

Reunido pela 7 vez este ano e com pelo menos mais um encontro agendado até Dezembro, o Gabinete Coordenador de Segurança Distrital é presidido pela governadora civil do Porto, Isabel Oneto.

Nele têm ainda assento o comandante metropolitano da PSP do Porto, os comandantes dos grupos territoriais da GNR de Matosinhos e de Penafiel, o director nacional adjunto da Polícia Judiciária, o director regional do serviço de Estrangeiros e Fronteiras, o director regional do Serviço de Informações e Segurança e o director do estabelecimento prisional do Porto.

Na reunião, o gabinete coordenador considerou ter existido, no período em análise, um "forte empenho" de todas as forças de segurança no combate à criminalidade, garantindo que "esse esforço permanecerá no terreno para garantir a manutenção da ordem pública e segurança dos cidadãos".
@2007 LUSA Agência de Notícias de Portugal, S.A.

e agora?
Anónimo disse…
não gostei da insinuação à instituição FDUP! para quem não sabe a FDUP educa e transmite bons valores, e não tem cartão de militante :)

AB
Dri disse…
Amigo carrasco: a criminalidade tem altos e baixos....

Amiga AB: continue a defender as suas cores mas a verdade é que aqui a fdup so albergua o observatorio mas resultados nada.

Mensagens populares deste blogue

O meu calvário é ser feliz...

100 anos de Disney escrito a quatro mãos

Fly Me to the Moon (In Other Words).........