Santa Claus is coming to town....


Estamos no fim do mês de Novembro e como tal a caminho do Natal. Mesmo que não olhemos para o calendário todos os dias, é facil de advinhar que o Natal está a chegar pois basta olhar para as montras das lojas ou prestar atenção ao número excessivo de publicidade a brinquedos nos intervalos televisivos.

Eu ainda não escrevi a minha carta ao pai natal mas comecei a delinear as prendas que vou oferecer aos amigos e familiares. Contudo houve algo que me preocupou pois hoje li nas noticias que a maioria dos brinquedos testados pela Deco representam risco para as crianças independentemente de serem comprados em hipermecados, lojas chinesas ou lojas da especialidade(http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/MTrDPz5kWIgRqUSjZ6l2Rg.html). O que denota uma falha grave por parte da fiscalização pois os pais já nem nas lojas da especialidade podem confiar para comprar os brinquedos dos filhos. Hoje em dia, os brinquedos são alvo de uma evolução constante logo a sua perigosidade aumenta e muitas vezes os pais só para não assistirem a cenas de gritos em plena loja até compram o carro ou a boneca xpto.

Em suma, o problema pode estar na fiscalização mas também esta na educação que os pais dão aos seus filhos e naquilo que apostam para o seu crescimento. Eu não serei o melhor exemplo para falar pois ainda não sou mãe e sempre preteri as bonecas pelos livros. Porém tenho primos pequenos e consigo aperceber-me do "monstro" que certos brinquedos podem ser.
Beijo utopico
Dri

Nota utópica: qualquer dia publico a minha carta ao pai natal...:P

Comentários

Anónimo disse…
É impressionante faltar um mês para o Natal e estarem as ruas, montras, varandas e afins todos decorados e pelas lojas já se ouvem músicas de Natal... é um exagero! O Natal é mesmo comercial...não há palavras...para descrever no que se tornou esta quadra.
Luis Cirilo disse…
Há um velho poema que diz que "...Natal é quando um homem sonha.." e cada vez estou mais de acordo com isso.
Porque o matal do Continente,do Jumbo,da Worten,da FNAC,etc cada vez me diz menos.
Porque provoca impulsos que quando perdem a espontaneidade passam a hábitos.
O impulso de comprar porque é época disso e não por sentirmos a vontade de dar.
E dando de transmitir algo.
Sejam emoções,sensações ou outra coisa qualquer.
O impulso de nos aproximarmos dos outros e não a legitima necessidade de fomentarmos,todos os dias,o amor e a amizade.
O Natal não é,decididamente,a minha quadra favorita.
Prefiro ser eu,talvez um pouco utópicamente,a decidir os meis "Natais"...
Marta Rocha disse…
Eu gosto do Natal. Não tenho irmãos, a minha família directa é pequenina e está muito dispersa pelo continente e pelo mundo. Mas gosto do que celebramos nesta época, gosto das árvores e dos enfeites e adoro as músicas de Natal, sobretudo a "Rudolph, the red nose raindeer". O melhor momento do Natal é a ceia com a família ainda que pequenina reunida à mesa e de dar beijinhos debaixo do azevinho.
Anónimo disse…
É verdade que o Natal, hoje em dia, é um comercio e sem dúvida que é, na maioria dos casos "O impulso de comprar porque é época disso e não por sentirmos a vontade de dar.", o que muito me entristece.

No entanto, o Natal é muito mais que isso, é ainda tudo aquilo que a marta rocha enumerou.
Por isso, esta é a minha época preferida! :)

Só o facto de juntar a familia toda à volta de uma mesa (que é um feito cada vez mais raro, no corre-corre diário), toda a cumplicidade das conversa, os mais diversos jogos que põem todos a rir enquanto se espera que o Pai Natal chegue, é simplesmente delicioso e aquece a alma!
Anónimo disse…
Em conformidade com o ultimato via msn, cá estou eu, o bravo guerrilheiro da intelectualidade contemporanea, a postar neste teu utopico espaço. Simples mas nunca simplista... :)
Qt ao assunto em questão, tb acho que a publicidade natalicia que JÁ se vem sentino desde à uns tempos para cá, farta qualquer santo... Esta quadra é cada vez mais um golpe de marketing, uma estrategia comercial bem montada para nos arrastar ao consumismo em massa.
Mas isso já não é novidade e nem vislumbro qq melhoria...
Gostei do teu blog, e o Ramalho tb

Mensagens populares deste blogue

O meu calvário é ser feliz...

100 anos de Disney escrito a quatro mãos

Fly Me to the Moon (In Other Words).........