Dia 1 de Maio

Todos nós pensamos mais um feriado mas por vezes nem pensamos porque que é feriado. Hoje é dia 1 de maio, dia do trabalhador. Um dia que já não é vivido com a mesma intensidade de outrora, nem com a mesma indignação de outrora mas que mantem a UGT tenta manter com as suas manifestações.
Todavia o 1 de Maio também foi importante noutras tempos, nomeadamente:

-1786 - Estréia a ópera As Bodas de Fígaro de Wolfgang Amadeus Mozart em Viena.
-
1834 - A escravatura é abolida nas colónias inglesas
-
1851 - João Carlos de Saldanha de Oliveira e Daun substitui António Severim de Noronha como primeiro-ministro de Portugal
-
1860 - Joaquim António de Aguiar substitui António Severim de Noronha como primeiro-ministro de Portugal
-
1886 - Inicio da greve geral nos Estados Unidos da América e manifestação nas ruas de Chicago. Os eventos que se seguiram motivaram a criação do Dia do Trabalhador
-
1906 - São Pio X eleva as dioceses de Mariana e Belém à categoria de arquidioceses por meio da bula Sempiternam humani generis.
-
1960 - Um avião espião norte-americano U-2 pilotado por Francis Gary Powers é abatido sobre a União Soviética, provocando uma crise diplomática.
-
1967 - Casamento de Elvis Presley com Priscilla Beaulieu
-
1974 - O chamado 1º Primeiro de Maio, o grande comício em liberdade (Lisboa) no dia do trabalhador. O evento foi marcado pela presença de Mário Soares e de Álvaro Cunhal, regressados do exílio.
-
1994 - Ayrton Senna Sofre acidente grave no Grande Prêmio de San Marino e morre no mesmo dia.
-
2004 - Passam a integrar a União Européia os seguintes países: Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Malta, Polônia, República Checa.

bj utopico e bom feriado
Dri

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O meu calvário é ser feliz...

100 anos de Disney escrito a quatro mãos

Fly Me to the Moon (In Other Words).........