Dia do Advogado

Hoje festeja-se o dia do advogado. Um dia especial para mim pois é o dia da minha profissão. Contudo também é um dia triste pois o bastonario da OA só sabe afirmar que Portugal se caracteriza por uma massificação de advogados mas esquece-se de olhar para os mais novos, para aqueles que estao no inicio da sua profissao e sofrem todos os dias com estes dois anos de estagio. Talvez, quem não faz parte da area, se esteja a questionar o porque destas minhas lamentações mas eu sintecticamente explico:
- dois anos de estagio não remunerado
- dois anos de estagio em que cada vez mais vamos perdendo as oportunidades
- dois anos de estagio muito diferentes para todos os estagiarios
- dois anos de estagio que podem ser maus ou bons dependentes do patrono
- enfim dois anos de estagio e depois?

A verdade é que o sistema/estrutura/organização continua a olhar para nós, advogados estagiarios, como uns meninos e não como uns profissionais.

bj utopico
Dri

Comentários

Anónimo disse…
Dia do Advogado! Deveria ser um dia diferente, principalmente por ser o 1º ano em q faço parte da classe, mas é um dia como outro qualquer. Não me sinto diferente por ter o Dr. antes, pelo contrário sinto o peso da responsabilidade que a profissão acarreta... o facto de termos a palavra estagiário à frente muda tudo, muitas vezes não somos encarados como colegas, e sim como "miúdos", alguns advogados não se lembram q um dia tb já foram estagiários.
Concordo plenamente quando dizes que deviamos ter mais apoio por parte da OA. Não sou contra o estágio, mto pelo contrário, acho-o essencial mas tb acho que, na 2ª fase de estágio, deveriamos ser compensados, mesmo que fosse num valor mínimo. Toda a gente após acabar o curso quer ter a sua independência, coisa q com esta profissão não é possível!... Quem opta por esta profissão tem que gostar mto do que faz, caso contrário vai desistir face à primeira adversidade. Quem gostar da profissão aconselho a lutar, nunca desistir, q é o que eu tenho feito todos estes anos, quem vier à procura de dinnheiro fácil e sucesso talvez deva optar por outra profissão.
Bem vou-me deixar de divagações e terminar senão não deixo espaço para os outros ;)!!!
Um abraço para todos os ilustres colegas
FB
Anónimo disse…
Tal como as meninas, estou na mesma situação e concordo plenamente com o que ambas disseram.

Deviam apoiar quem começa uma profissão como a nossa, que de fácil não tem nada e é um impedimento à nossa independência tal como a Flor disse!

Confesso que tinha esperanças de que fosse um pouco diferente e a realidade leva-me a questionar, mais vezes do que as que devia, se serei Advogada ou seguirei outro caminho.

Jokas e esperemos por melhores dias!

Mensagens populares deste blogue

O meu calvário é ser feliz...

100 anos de Disney escrito a quatro mãos

Fly Me to the Moon (In Other Words).........