" Uma questão retórica significa que a resposta é obvia"


Hoje a caminho de Vila Real , sintonizei a Antena1 e deliciei-me a ouvir o debate quinzenal do parlamento. As perolas que os nossos deputados e nosso PM proferem são preciosas. Mas esta do PM ficou-me na memória. Depois da pergunta do PCP, Socrates responde não sobre o objecto em questão mas que aquilo era uma pergunta retórica e para quem não sabia uma pergunta retórica significa que a resposta é obvia. De acordo com o dicionário, uma pergunta retórica significa: "um discurso brilhante de forma, mas pobre de ideias"

Só me apraz dizer: Senhor PM compre um dicionário e depois debata.....
bj utopico
Dri

Comentários

Anónimo disse…
Coitadinho! Se calhar nem sabe o que é um dicionário!!! lololol
Anónimo disse…
dri...pergunta retorica nao é o mesmo que retorica.e tu nao acertaste naquilo que é o significado.se nao estou enganado e nao vou ao dicionario, eu faço uma pergunta retorica quando a resposta é : ou obvia e se expoe essa mesma evidencia, ou qd deixo a pergunta no ar...pq a pergunta é feita mesmo com o objectivo de nao existir resposta....tenho quase a certeza....a maneira como procuras no dicionario pode ser errada....pq se quiseres saber o que é rio de janeiro.....nao vais procurar no dicionario provavelmente....ou se procurares so vais saber que é o primeiro mes do ano....dri...criticar por criticar.....bjinho carrasco
Dri disse…
Não é criticar por criticar. Eu ouvi o debate e entendo que na sequencia do discurso dele tal afirmaçao não se encaixa. Alias é uma maneira de fugir as respostas... Algo que ele fez imensas vezes fazendo alusoes ao passado ou falando de outros assuntos.
Anónimo disse…
ele como outros fogem as questoes.mas ele nao deixa de ter razao no que significa questao retorica.a maneira como tu falas dele até me obriga a defende lo as vezes.e tu até sabes que nao gosto dele.....bjinho carrasco

Mensagens populares deste blogue

O meu calvário é ser feliz...

100 anos de Disney escrito a quatro mãos

Fly Me to the Moon (In Other Words).........