Sabe que dia é hoje?
Hoje é dia 25 de Novembro e a maior parte dos portugueses não sabe o que aconteceu no dia 25 de Novembro de 1975. Para mim é o verdadeiro dia que lançou a liberdade a este país. O mais interessante é que nem os meios de comunicação social fazem alusão a este dia.
Para os menos atentos fica aqui a historia do 25 de novembro de 1975: Golpe militar que pôs fim à influência da esquerda militar radical no período revolucionário iniciado em Portugal com o 25 de Abril de 74. Esta acção militar constituiu uma resposta à resolução do Conselho da Revolução de desmantelar a base aérea de Tancos e de substituir alguns comandantes militares. Os partidários do designado "Poder Popular" ocupam então várias bases militares, bem como meios de comunicação social. Este contra-golpe foi levado a cabo pelos militares da ala moderada, na qual se enquadrava Vasco Lourenço, Jaime Neves e Ramalho Eanes. Consequentemente, o almirante Pinheiro de Azevedo permaneceu no poder enquanto primeiro-ministro do VI Governo Provisório e demitiram-se alguns militares entre os quais Otelo Saraiva de Carvalho.
O 25 de Novembro traduziu militarmente aquilo que a nível político se vivera no Verão Quente de 75 dando origem a uma crescente estabilidade permitida pelo reforço do pluripartidarismo e da Assembleia Constituinte, que se tornou visível com a redacção da Primeira Constituição verdadeiramente democrática: a Constituição da República de 1976.
Os meus parabéns ao psicolaranja que organizou ontem um debate em Evora sobre este tema de forma a lembrar aos mais jovens e aos mais velhos esquecidos o que hoje deveriamos estar a festejar.
A Liberdade que nunca seja uma utopia!
Bj
Dri
Comentários
Estou de acordo contigo, Dri, é realmente uma data importante na história da nossa nação. Confesso, não percebo bem o porquê de não merecer mais destaque e importância por parte de todos, mas assumo a minha cota na culpa.
bjs
Dri
Mas,ao contrário de 25 de Abril acerca do qual já se sabe quase tudo,ainda está por fazer a história completa do 25/11.
E não sei se algum dia será possivel,porque dois dos protagonistas fundamentais (Melo Antunes e Alvaro Cunhal) já morreram e alguns segredos terão ido com eles.
E eu,na altura já militante da JSD,lembro-me bem da intensidade com que esses tempos foram vividos.
Foi uma época turbulenta,perigosa,mas politicamente muitissimo enriquecedora.
Não foi uma Universidade de Verão(passe a brincadeira)mas a minha geração apreendeu muito.
Eram os tempos do PPD !