sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Desejo para um ano


Hoje todos vivemos com grande emoção o adeus a 2010 e vivemos com alegria a entrada a entrada do ano de 2011.

Por isso ficam aqui os votos de um ano de 2011 a TODOS excepcional mas com especial carinho a familia, ao panda, aos amigos, as bandidas, a CC e companhia, a Big Boss, ao meu latino e......... TODOS.

bj utopico
Dri

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Fim do ano ou Fim do Mundo????

"Vou alimentar a tua sede de querer.... vou ao fim do mundo. Vou tocar lá no teu fundo"

O ano passa, e mesmo sem reflexões, os mass media massacram-nos com a revista do ano de 2010 nos mais diversos temas que envolvem a sociedade. E todas as noticias que ouço, penso e repenso, sentada no meu sofa levam-me a pensar que cada vez mais conduzem este pais ao fim do mundo...

Fica a musica:


bj utopico
Dri

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Balanço sobre eu, tu, nos........

Pedes-me um tempo,para balanço de vida.Mas eu sou de letras,não me sei dividir.
Para mim um balanço é mesmo balançar, balançar até dar balanço e sair..

Os versos sao da autoria da Mafalda Veiga. Alias a musica segue em anexo. Mas a verdade e que estou a chegar agora a casa e ouvi falar em fim do ano em balanço em novo ano e questiono-me o porque de so no fim do ano ser necessario reflectir?

Sentada durante o jantar, comsegui balançar sobre aventuras passadas, sobre a atitude das pessoas face as situações e sobre o futuro.

Todavia rapidamente cheguei a conclusao que hoje me pediam para balançar mas nunca na vida o fiz. Talvez a resposta esteja na Mafalda Veiga que diz que como sou de letras nao me sei dividir ou a verdade e que se calhar que o balanço é uma situação de impasse... Para mim o balanço nao
e a soluçao. O importante e seguir em frente e levar os dias mas todos como fosse saltar de um para quedas e viver a descida como o dia na maior adrenalina. Nao vou balançar sobre 2010 nem sobre quem conheci, quem amei ou odeie. Vou pular para 2011.

Talvez vos escreva de um ponto de vista muito pessoal mas hoje as palavras que escrevo simbolizam o que penso. As pessoas balançam demais.....Fica a musica:


bj utopico

Dri

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Dois euros se faz favor....

Os turistas que cheguem a Portugal por mar vão pagar dois euros se quiserem pisar terra. A nova taxa, fixada numa portaria publicada a 17 de Dezembro pelo Ministério entra em vigor já a partir de 1 de Janeiro de 2011.

"É uma perfeita loucura. Tenho a certeza que nos arriscamos a perder um volume enorme de escalas de cruzeiros" afirma António Belmar da Costa, director executivo da Associação dos Agentes de Navegação de Portugal (AGEPOR), ao Negócios.

Estou tentada a concordar com o mencionado director executivo, ja estou imaginar o turismo a nadar de portugal ate espanha... tipo Vigo

bj utopico
Dri

domingo, 26 de dezembro de 2010

A prova dos nove

Hoje enquanto jantava vi uma noticia que poe em causa a expressao "Homem ao volante... perigo constante". A expressão popular pode estar em vias de ter esta nova versão, dado que as estatísticas da Prevenção Rodoviária Portuguesa revelam que as mulheres são menos perigosas ao volante.

De acordo com a peça da SIC, as mulheres concordam com estes dados, já os homens não parecem convencidos, alegando que as meninas mais novas "nem sequer usam o pisca". A realidade é que o machismo ao volante ainda prevalece, com a grande maioria dos homens a serem donos e senhores da condução quando ambos vão dentro do carro.

Contudo, a Prevenção Rodoviária aconselha à condução partilhada e garante que as mulheres são condutoras mais seguras, provocando em média um menor número de acidentes.

Eu sabia que as mulheres eram mais seguras....

Bj utopico

Dri

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

utopia da semana

A amizade é semelhante a um bom café: Uma vez frio, não se aquece sem perder bastante do primitivo sabor.
(Kant)

bj utopico
Dri

sábado, 18 de dezembro de 2010

A loucura dos dias pré-natal....

O natal aproxima-se e a loucura instala-se.
Olho a minhas volta e vejo a correria para os centro comerciais, as milhentas solicitações para jantares de natal ou mesmo acções de solidariedade. Enfim...
A ansia que nasce nesta altura do ano nas pessoas parece-me um pedido inconsciente para não desistir da pessoa. E utilizamos o consumismo para mostrar isso mesmo. Talvez esta minha visao pessimista ou realista nasca da musica que me acordou hoje: não desista de mim do Pedro Abrunhosa...

O importante é não desistimos de nos e vivessemos todo o ano a contribuir para o sorriso no nosso espirito e no dos outros.
Hoje um jantar de natal de amigas... mas fica a musica:



bj utopico
Dri

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

E assim acontece...

Ontem deveria ter escrito aqui este post mas o tempo não permitiu.

Ontem desapereceu do mapa o grande jornalista: Carlos Pinto Coelho.

E hoje desaparece do mapa o criador daa pantera cor de rosa.

Duas perdas que mudaram o mundo e a maneira de o vermos.



bj utopico
Dri

domingo, 12 de dezembro de 2010

utopia da semana

Além das aptidões e das qualidades herdadas, é a tradição que faz de nós aquilo que somos. Albert Einsten

sábado, 11 de dezembro de 2010

O fim de dialectos de ternura,,,,,,

"Os Da Weasel, um dos projetos mais bem sucedidos, e marcantes, da música portuguesa dos últimos anos, anunciam esta semana o seu fim", escrevem os autores de "Adivinha quem Voltou".

Gostava de os ouvir e decifrar as suas letras....

Fica aqui um dos seus exitos:





bj utopico
Dri

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Como não há gripe....


.... o Ministerio da Saude extingue o Alto Comissariado da Saude.

Agora sob em flecha a seta do desemprego, ou será isto um circulo e de um sitio entram para o outro?

Enfim... é a nossa politica.

bj utopico
Dri

domingo, 5 de dezembro de 2010

utopia da semana


“Os feriados são como Domingos, mas podem calhar a qualquer dia da semana.” - Pedro Tochas

bj utopico
Dri

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Uma boa prenda de natal para juristas e nao só...


Hoje enquanto via as noticias online, deparei-me com a publicação de um livro que pode ser uma boa prenda para juristas mas também para todos os curiosos: Comentario das Leis Extravagantes.
Segundo pude ler na noticia encontramos neste livro a compilação de leis que ficam foram do codigo penal, sejam normas desactualizadas, contraditórias ou crimes sem castigo.

Veja-se o exemplo:Espécie em vias de extinção, o Lobo Ibérico está protegido por lei, pelo menos aparentemente, porque a legislação que proíbe qualquer forma de matar o lobo esqueceu-se de aplicar uma pena a quem cometer o crime.

Uma boa sugestao de leitura para o Natal

bj utopico
Dri

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Espirito natalicio....

Depois de almoço, sentei-me na secretaria e, antes de começar a trabalhar, dei uma espreitadela no e-mail e mesmo no facebook.
O almoço encheu-me o espirito de momentos de natal....

Fica a musica:



bj utopico
Dri

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Dia Mundial de combate a sida

Hoje festeja-se o dia mundial de combate a sida. Esqueçamos as palavras e fiquemos com a imagem:


bj utopico
Dri

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Um benuron para o Mourinho

Sentei-me para jantar e a tv dava o jogo.

Vi um.

Vi dois.

Vi tres.

Vi quatro.

Vi cinco.

Bem, o grande Clássico do futebol espanhol revelou-se uma noite mágica para o Barcelona, que hoje goleou o Real Madrid por 5-0 e ascendeu assim ao topo do campeonato. Xavi, Pedro Rodriguez, Villa (2) e Jeffren fizeram os golos da vitória catalã.

nem quero imaginar a decepção do Mourinho. Que tal um benuron pra dor de cabeça?

bj utopico
Dri

utopia da semana


“Podemos sentir ou não vocação para o desempenho de atitudes ou de cargos políticos, podemos aceitar ou não as condições em que estamos, concordar ou não com a forma como a intervenção nos é facultada, mas não temos o direito de nos demitirmos da dimensão politica, que, resultante da nossa liberdade e da nossa inteligência é essencial a condição de homens.” - Francisco Sá Carneiro

bj utopico

Dri

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Dia D


Será que amanha vai ser um dia D para Portugal?

A verdade é que hoje todos os jornais nas suas capas, falam da dita greve do dia 24 de Novembro. Eu não vou fazer greve mas acredito que por causa da greve o meu dia vai sofrer alterações: mais transito, mais filas e afins. No entanto, de acordo com o que li hoje, apesar de o direito a greve estar previsto na Constituição da Republica Portuguesa, há quem não a possa fazer: como é o caso dos deputados, dos militares...

Agora a minha questão é a seguinte: será que as estruturas governamentais vão estremecer com a greve do dia 24 de novembro? sera que os portugueses vão aderir em massa a mesma greve?
Entendo que com a greve de dia 24 de novembro, sera uma forma importante, caso os portugueses adiram em massa, de mostrar a indignação que segue no país mas no entanto temos de pensar sera que nao ha outras formas de mostrar a este Governo a indignaçao que temos a ve-los no poder....

Amanha veremos o resultado.....

bj utopico
Dri

domingo, 21 de novembro de 2010

utopia da semana

"Os inimigos que não perdoamos dormirão na nossa cama e perturbarão o nosso sono."
(Augusto Cury)

bj utopico
Dri

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Saida de Fidel....

A saida de fidel faz-me recorrer as palavras de Che Guevara e a sua música.. Fica a sugestão:



bj utopico
Dri

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Dia nacional do Mar


Hoje festejou-se o dia nacional do Mar. Um potencial fantástico que este país tem e tantas vezes é esquecido.
Lembro que outrora, em tempos idos mas não tão antigos, Portugal teve um Ministro do Mar.
Lamentável e que mais uma vez se esqueçam as potencialidades deste bem que Portugal usufrui.

Mas relembrando o dia do Mar, inevitavelmente associo a Marinha Portuguesa. Inevitavelmente associo a tantos homens e mulheres que fazem do mar um aliado nas suas lides de trabalho. Mas melhor que eu para falar do Mar e da Marinha, fica uma sugestao: o livro “Marinha Portuguesa – Nove Séculos de História”, da autoria do Comandante José António Rodrigues Pereira.Um livro que é o culminar de um processo de investigação iniciado pelo Comandante Rodrigues Pereira sobre a História da Marinha ao longo de nove séculos e onde se reunem, pela primeira vez, os acontecimentos mais importantes da nossa história marítima e o que representam para Portugal.

Alias não resisto a terminar este post com uma frase do livro: "“Hoje, como antes, o Mar permanece como elemento fundamental para o futuro do País. Assim foi no Século XX com a criação da ZEE, assim será no Século XXI com a concretização do projecto de alargamento da plataforma continental, sempre com a Marinha na nobre missão de garantir aos portugueses o uso do seu mar."

bj utopico
Dri

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Sao Martinho

O dia de S. Martinho comemora-se no dia 11 de Novembro.
Diz a lenda que quando um cavaleiro romano andava a fazer a ronda, viu um velho mendigo cheio de fome e frio, porque estava quase nu.
O dia estava chuvoso e frio, e o velhinho estava encharcado.
O cavaleiro, chamado Martinho, era bondoso e gostava de ajudar as pessoas mais pobres. Então, ao ver aquele mendigo, ficou cheio de pena e cortou a sua grossa capa ao meio, com a espada.
Depois deu a metade da capa ao mendigo e partiu.
Passado algum tempo a chuva parou e apareceu no céu um lindo Sol.

Por isso, No dia de S. Martinho vai à adega e prova o teu vinho.

bom sao martinho

bj utopico
Dri

domingo, 7 de novembro de 2010

utopia da semana

Com esta aproximação chinesa mais vale adaptarmo-nos:

Aquele que não sabe e sabe que não sabe é humilde. Ajuda-o. Aquele que não sabe e pensa que sabe é ignorante. Evita-o. Aquele que sabe e pensa que não sabe está dormindo. Desperta-o. Aquele que sabe e sabe que sabe é sábio.Segue-o.


bj utopico
Dri

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Um jantar, uma conversa e tantas historias...

Ontem jantar de evocação de Francisco Sá Carneiro organizado pelo Porto Laranja. Conforme noticiei no meu blog, fui ao evento.

Deixo-vos o link do blog que retrata momentos fotograficos e escritos do dia: http://portolaranja.blogspot.com/2010/11/evocacao-de-francisco-sa-carneiro.html

bj utopico
Dri

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Intervenção de Manuela Ferreira Leite


Não apoiei MFL nas directas mas respeitei o seu mandato.
Hoje não pode ouvir mas li as suas declarações sobre o OE na Assembleia da Republica.
Citado o JN: Traçado o quadro negro da situação financeira portuguesa, a antiga ministra das Finanças colocou a questão-chave do debate: "Como foi possível que o Governo tivesse conduzido o País a um ponto tal?"Recordou que não foi por falta de aviso sobre os perigos da crise internacional -- a que ela própria deu eco na campanha eleitoral das legislativas de 2009, em que foi derrotada por José Sócrates--, que o Executivo não agiu. "As crises antecipam-se, gerem-se e não se negam nem paralisam os governantes", afirmou. Na sua opinião, "a história e os portugueses encarregar-se-ão de julgar quem cegamente nos conduziu a este ponto".


Gostei das palavras de MFL. Gostei das suas declarações. Só é pena o SD não votar contra este OE.


bj utopico
Dri

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

domingo, 31 de outubro de 2010

Uma sugestão para a semana


Jantar Tertúlia "Evocação de Francisco Sá Carneiro, 30 anos após o desaparecimento do fundador e ex-líder do PPD/PSD"

Data: 03 de Novembro (Quarta-Feira), 20h30
Local: Hotel Fenix

Organização Porto Laranja.
Participação livre.

As reservas para o jantar devem ser confirmadas para o email portolaranja@gmail.com .Preço 15€.

bj utopico
Dri

sábado, 30 de outubro de 2010

Boa noite vitinho

Pousei as folhas, os livros e os processos. vou desligar o computador. mas sem antes terminar a semana com mais um dia musical. Dada a hora e recorrendo a minha infancia, hoje deixo a musica do Vitinho porque está na hora da caminha vamos la dormir.vê la fora as estrelas dormem a sorrir (sera que sorriem porque chegamos a um acordo no orçamento) e amanhã cedinho bem cedinho, tu vais ver acordas mais forte e mais esperto isso é crescer (esta ultima parte so se o FMI ca viesse)

Boa noite
Sonhos lindos
Adeus e Até amanhã (amanha com menos musica, mais leitura, mais palavras, mais trabalho e quiça com sol....)



bj utopico
Dri

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Vou deixar a rua me levar....

Esta semana esta visto que associo a musica aos meus dias. Hoje o dia foi de plena loucura ...
Mas agora que chego ao fim do dia.. so me apetece dizer: vou deixar a rua me levar e ver a cidade se acender... a lua vai banhar esse lugar e eu vou lembrar voce....



bj utopico
Dri

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

domingo, 24 de outubro de 2010

Utopia da semana

Hoje uma utopia musical para a semana. Relembrando um grande homem e grande cantor, Zeca Afonso com a musica Filhos da Madrugada.

"Somos filhos da madrugada....."



bj utopico
Dri

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Homer, Lisa, Bart, Meg e Marge


Hoje quando tomava o pequeno-almoço li no jornal que a serie os Simpsons foi considerada a maior marca televisiva de todos os tempos. A conclusão é de um estudo apresentado na feira internacional Brand Licensing Europe 2010, em Londres, que incluiu a opinião de 450 peritos em licenciamento. Durante anos, fui vendo com maior ou menor assiduidade a serie os Simpsons. Alias comecei por ver na RTP2 e depois nos canais de cabo.

Mas a verdade é que estou totalmente de acordo com Elsa Gomes, directora-geral da Copyright Promotions Ibérica, agência que licencia esta marca, que explica o sucesso da série de Matt Groening dizendo que : "O consumidor acompanha-a ao longo da vida. Enquanto criança interessa- -se pela cor e animação dos bonecos, em adolescente pela irreverência e humor ácido das personagens e em adulto pelas histórias actuais. Tudo isto faz com que Os Simpsons seja uma das poucas séries animadas que cruzam várias gerações em simultâneo."
Os simpsons com as suas personagens e as suas historias cruzam gerações, abordam com ironia os problemas da actualidade e acima de tudo fazem-nos reflectir no poder na ironia nas situações politicas, economicas e sociais.
Os meus parabens a serie e que continue a perdurar.

bj utopico
Dri

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Viagem sobre carris

Sou contra uma serie de investimentos na area dos transportes.
No entanto tenho de louvar o investimento do metro na zona norte, o metro começará a transportar passageiros em Gondomar por altura da época festiva do Ano Novo. Os futuros utentes da Linha Laranja têm o Porto como principal destino, sendo que 95% pretenderá ir, no limite, até à estação da Senhora da Hora (Matosinhos).Feitas as contas, a Metro criou 123 mil metros quadrados de zonas verdes
e está a plantar 2241 árvores - sobretudo carvalhos, choupos, pinheiros mansos, carpas e árvores-do-âmbar - e 3693 arbustos e trepadeiras.Antes da estreia da Linha Laranja (baptizada também com a letra F) prevista para a época festiva do Ano Novo, as composições voltarão a circular vazias na primeira quinzena de Dezembro, cumprindo o ensaio do sistema e dos equipamentos existentes na via e a formação dos agentes de condução da empresa.O arranque da operação não tem dia definido, mas acontecerá entre a última semana de 2010 e os primeiros dias de 2011. O inquérito realizado pela Metro aos futuros utentes da linha conclui que 95% irão, no limite, até à estação da Senhora da Hora. O Porto é o destino de eleição para a maioria.Assim, as viagens entre Gondomar e a Senhora da Hora não obrigarão a transbordo. A partir desta estação, os clientes poderão ser obrigados a mudar de composição para seguir viagem até ao destino desejado.Com frequência de 15 minutos em hora de ponta, os veículos que circularão até Fânzeres poderão vir da Maia, do Aeroporto, do Senhor de Matosinhos ou da Póvoa de Varzim. O mesmo é válido para as viaturas que partem de Gondomar que poderão ter término em qualquer um daqueles locais. Os passageiros que queiram seguir viagem para lá da Senhora da Hora terão de estar atentos ao destino da composição.

Sem duvida que isto é saber apostar em transportes que permitem aos utentes uma maior qualidade de vida, menor despesa em combustiveis e claro uma melhoria no ambiente do norte pois com menos trafego automovel transformar-se-a num ar menos poluente.

bj utopico
Dri

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Four Seasons....

O frio oficialmente chegou. Alias as previsões metereologicas dizem que as noites muito frias vão sentir-se até quinta-feira, principalmente no interior norte e centro do País. Uma baixa de temperatura que não veio para ficar, mas que exige alguns cuidados, até porque as condições meteorológicas vão contribuir para a formação de geada em algumas regiões do país.

Não gosto do frio nem de chuva....

Mas com este frio, apetece um bom sofa, uma boa caneca de chá, uma boa companhia, um bom livro e quiça uma boa musica....

A mim recordou-me as quatro estações do Vivaldi, fica o som do Outono:


bj utopico
Dri

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Domingo sabe de cor....sera que sabe?

Canta o Jorge Palma, na musica Deixa-me Rir, que: "domingo sabe de cor o que vai dizer segunda-feira". No entanto, depois deste fim-de-semana completamente louco, questiono-me sera que o domingo sabe?

Olhemos para o fim-de-semana cronologicamente : sexta a noite vimos uma pen com material incompleto a ser entregue e ouvimos frases bombasticas como: "o orçamento mais importante dos ultimos 25 anos". Sabado de manha acordamos com a noticia que o material da pen estava incompleto e com as explicações do ministro das finanças. Sabado a noite ouvimos os comentadores nos diversos programas. Domingo acordamos a ouvir mais alterações nos telejornais e mais comentadores.... e Segunda o que sera que vamos ouvir?

E enquanto comentadores escrevem aquilo que os jornalistas dizem e jornalistas dizem aquilo que comentadores escrevem, vivemos a ouvir falar de despesa, de orçamento, de IVA e esquecemos que hoje o banco alimentar hoje mostrou mais uma das suas actividades e que precisa de ajudar de mais 40 mil pessoas. Esquecemos tambem que temos um presidente de federacao que mesmo com a bandidagem que gere se recandidata ou mesmo que as scuts estao ai em força.....

enfim termino como comecei com jorge palma: ai portugal portugal de que é que estas a espera, tens um pe numa galera e outro no fundo do mar....

bj utopico
Dri

domingo, 17 de outubro de 2010

Sherlock, Watson, a tenda e nós?

Raramente reproduzo neste espaço os e-mails que me enviam. No entanto esta historia merece ser partilhada.

Sherlock Holmes e Watson vão acampar.Montam a tenda e, depois de uma boa refeição e uma garrafa de vinho, deitam-se para dormir. Algumas horas depois, Holmes acorda e diz para o seu fiel amigo:Meu caro Watson, olhe para cima e diga-me o que vê.
Watson responde:Vejo milhares e milhares de estrelas. Holmes, então, pergunta:_E o que significa isso?
Watson pondera por um minuto, depois enumera:
1. Astronomicamente, significa que há milhares e milhares de galáxias, e, potencialmente, biliões de planetas; 2. Astrologicamente, observo que Saturno está em Leão e teremos um dia de sorte; 3. Temporalmente, deduzo que são aproximadamente 03 horas e 15minutos pela altura em que se encontra a Estrela Polar; 4. Teologicamente, posso ver que Deus é todo-poderoso e somos pequenos e insignificantes; 5. Meteorologicamente, suspeito que teremos um lindo dia correcto?

Holmes fica um minuto em silêncio e diz: Caramba Watson, não vês que nos gamaram a tenda?!!...

A Moral da história: A vida é simples, nós é que a complicamos. E a prova e que se reflectirmos no nosso dia a dia vemos que complicamos tantas vezes aquilo que com simplicidade se pode resolver.

Fica a historia para reflectir no domingo (momento rfm)

bj utopico
Dri

Utopia da semana


Numa epoca em que diariamente se ouve falar de despesa, de orçamento, de cortes.... fica o pensamento:

"Cuidado com as pequenas despesas: uma fenda diminuta pode fazer afundar um grande navio." (Benjamin Franklin)

bj utopico
Dri

sábado, 16 de outubro de 2010

vivemos ao som do Libertango....

O som das palavras é duro, é forte, é cruel. A sociedade é assim. Revolta-me esta sociedade dura e cruel com todos aqueles que nao se encaixam nos esteorotipos por esta criados.....Justificar completamente
Um pais que vive entre estigmas e esquece os valores, os principios e as capacidade de nos mesmas. E nos vamos sofrendo na pele estes mesmos estigmas como se um raio de sol nos incidisse de forma violenta na pele. E depois ouvimos frases como este é o orçamento mais importante dos ultimos 25 anos......

No entanto, podemos mesmo extrapolar, este estigma da sociedade das vidas privadas para o Pais em que vivemos.
Senão vejamos, que neste pais a beira mar plantado festeja-se o facto de existir o melhor aluno na entrada da faculdade. Mas depois esquece-se de acrescentar que o mesmo nem o 12º ano completo tem. Entrou na universidade atraves do facilitismo das novas oportunidades e das oportunidades a mais de 23. Mais uma vez esquece-se os valores e as capaacidades e valoriza a sociedade a aparencia de ter um cidadao jovem que entrou com media de 20 na universidade....

Ou entao batemos palmas a um ministro que entrega o orçamento as 23h30 da data limite e explica com a maior das latas, perdoem-me a expressao, o porque de esta demora.

Mas nao ficamos por aqui, qual o meu espanto pela leitura de um texto num blog onde se apela a candidatura de uma jovem a primeira ministra nao pelas suas capacidades mas sim pela sua naturalidade, pela profissao ou mesmo pelo nome proprio.... (veja-se em http://estadosentido.blogs.sapo.pt/1263698.html)

A sociedade por vezes revolta-nos mas no fim de transpirarmos as revoltas profissionais. eis que surge uma musica que nos liberta e nos faz sorrir perante estas pedras no caminho..... eis que surge o libertango...

bj utopico
Dri

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Nova imagem...

Os meus conhecimentos de informatica não me permitiram resolver os problemas do antigo formato. Tive de optar por este formato. Espero que seja o formato ideal...

bj utopico
Dri

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Dia mundial do Alzeimer

Hoje assinala-se o dia Mundial do doente do Alzeihmer.

Ficam as palavras de Diogo Agostinho no blog psicolaranja: http://psicolaranja.blogs.sapo.pt/727199.html

bj utopico
Dri

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Salvem a a FPF

Gilberto Madail voa ate Madrid. E Mourinho, afamado técnico português mostrou-se receptivo ao convite de Gilberto Madaíl. Porem o Clube espanhol considera que existem muitos riscos no empréstimo de Mourinho à selecção nacional e não liberta o técnico português.

Salvem a FPF:
1- Porque nenhum presidente de federaçao tem este tipo de atitude
2- é constituida por pessoas que não estao na plenitude das suas capacidades. querem contratar um treinador para dois jogos?
3- que qualquer dia nao tem quem a sustente. quem paga estes voos? quem paga estas contratações? quem paga os milhentos processos disciplinares mal geridos? quem paga estas atitudes?

Um destes dias, em jeito de comentario disseram-me os advogados sao uns necrofagos..estao a espera que a presa morra..... sera que sao os advogados que vivem como abutres?A sociedade deveria mudar os esterotipos que criou.

bj utopico
Dri

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Dias cinzentos

Os dias, ultimamente, nascem cinzentos e ao fim do dia o sol mostra o seu poder. Hoje o dia tambem nasceu cinzento para os lados do Reino Unido. O Papa Bento XVI desembarcou nesta quinta-feira em Edimburgo, primeira etapa de uma visita de Estado de quatro dias ao Reino Unido, e admitiu que a Igreja não foi "suficientemente vigilante" em relação aos abusos sexuais de crianças por religiosos católicos.
Desembarcou debaixo de protestos e de criticas. Pensando friamente, a visita do PAPA não apaga da ideia de todos os crentes o abuso constante e continuado dos padres da Igreja Catolica. Isto repugna. e repugna-me porque sempre aprendi que a Igreja se pautava por valores eticos, morais e de solidariedade... Onde estao esses valores? sera que esses padres ficam a espera que a justiça divina resolva a questao ou a justiça dos homens vai imperar?

A visita do Papa nao apaga os males....Os crentes querem ver acções... e so um pormenor... cobram 30 euros para assistir a missa... Do que me lembro Cristo não cobrava para o ouvirem.....

bj utopico
Dri

domingo, 12 de setembro de 2010

Utopia da semana

Imbuida do espirito casamento e do risco do mesmo fica a utopia da semana: É preciso correr riscos, seguir certos caminhos e abandonar outros. Nenhuma pessoa é capaz de escolher sem medo. in Paulo Coelho

bj utopico
Dri


sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Os homens e a mudança..

Uma saida de amigas, um bom jantar, uma boa sangria e uma boa conversa. Fala-se de trabalho, de amigas, amigos, relações e claro de homens. Fala-se de homens conhecidos e desconhecidos. Mas a verdade é que se descobre pormenores fantatiscos da especie humana que se intitula homem que não e romantico e um verdadeiro macho.

A proposito do casamento de um colega de escritorio, alguem comenta: o Z ja vive junto e vai casar. O talher caiu sobre o patro. Como é possivel alguem que é um bom vivan contrair matrimonio e unir-se numa relação? Mas mais grave cortar as ligações que tem e tornar-se outro.

Isso fez-me reflectir sobre a palavra mudança. Mas sera que uma relação pode levar a mudar o nosso ser? Nunca o fiz e nunca deixei que alguem o fizesse por mim. Entendo sim que devemos fazsr cedencias, adaptarmo-nos aos feitios mas dai a mudar.

Bem, a reflexao duraria muito tempo mas depois esta mudança masculina para reflexao de fim-de-semana....

bj utopico
Dri

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Survivor na educação .....

Ha uns anos atras, existia na TVI um programa, mais concretamente um reality show de nome Survivor, cujo o objectivo era sobreviver numa ilha face as diversas adversidades que estas tem.
A fenprof inspirada no referido programa criou o Manual de sobrevivencia do professor. Ora mais uma vez, temos uma Fenprof actualizada e que interiorizou que as nossas escolas sao verdadeiras ilhas onde estudam e trabalham vandalos.

Enfim, entendo que estes senhores em vez de ensinarem tecnicas de sobrevivencia deviam lutar pelos direitos e deveres dos professores. Mas preferem alias os reality shows teleevisivos as aventuras do ministerio...... Quem ira sobreviver? Vou ficar a espera de resultados....

bj utopico
Dri

terça-feira, 31 de agosto de 2010

O preço de um vale postal

Há dias que são marcados por momentos. Hoje apesar de ainda só serem 11h00, o dia ja vai repleto de momentos:

- as nove da manha: entro no edificio do escritorio e ouço: doutora vem a pé.... e o outro diz nao vem de bicicleta. entramos os tres no elevador.. doutora estou a tentar tirar a carta de condução mas sao mts sinais.....ja temo pelo dia que ele possa conduzir

- as dez e meia: desci para tomar cafe. sentada ao fundo do cafe aprecio a conversa de duas mulheres. As duas na faixa etaria dos sessenta partilham uma torrada e bebem um galão. Pelo seu traje são mulheres de trabalho. Eis que se ouve na televisão a noticia sobre a leitura de Justificar completamentesentença da casa pia... eis o meu espanto pois ate se esgasgaram com a indignaçao. Começaram a vociferar contra Carlos Cruz, contra a justiça, contra os advogados e juizes. Mas o melhor mesmo é as penas que aplicariam... alias nao sou capaz de as transcrever pois perderiam toda a autenticidade. So posso acrescentar que para elas funciona a lei de taliao: olho por olho, dente por dente...

Os dias sao feitos de momentos e são estas pessoas que constituem a massa do nosso pais. São a massa que trabalha, a massa que sustenta os vicios das cupulas... enfim mas os nossos governantes nao os conhecem, nao conhecem os seus problemas ou mesmo a forma como eles trabalham. Mas elas tambem nao os querem conhecer pois vociferavam bem alto: os grandes como tem dinheiro nao ha justiça e eu tenho uma multa para pagar de 1.40 por vale postal, ou seja, fica mais caro o vale postal que a multa..... e este o nosso país

beijo utopico
Dri

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

onde anda a crise afinal?


Nada melhor que iniciar as hostilidades, com o tema que preocupa tantos portugueses: a crise. Eu pelo menos pensava que preocupava pois de acordo com a fonte noticiosa sol: Os lucros do El Corte Inglés em Portugal cresceram 13,4 por cento no exercício de 2009, para 13,6 milhões de euros, ao contrário dos resultados líquidos do grupo em Espanha, que caíram 1,5 por cento. Nos próximos anos, haverá novos investimentos

Dai a minha questao: onde esta crise afinal? sera que ela existe? ou estamos a caminhar para uma profecia minha, estamos a caminhar para ser um pais de terceiro mundo. Senao veja-se aquilo que move o pais: o futebol, os casos escandalosos da justiça e corrupção que vive em todos os sectores da sociedade.

a crise no meio deste pais, perde-se e eu somente a encontro no meu espaço economico....

um beijo utopico
dri

domingo, 29 de agosto de 2010

A nova epoca

Depois de férias, depois mesmo de desleixo da minha parte, o mundo utopico da dri perdeu-se em areias de praias algarvias e em aguas algarvias.
Mas depois do banho e do bronze, prepara-se para voltar com toda a energia...

um bj utopico
Dri

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Estatuto do aluno


Hoje deverá ser aprovado o estatuto do aluno. Note-se que é de louvar certas e determinadas medidas como: é recuperada a distinção entre faltas justificadas e injustificadas ou são reduzidos os prazos dos procedimentos disciplinares.
Alias de notar com aguardo as palavras do lider do CDS-PP: "sublinhando que fica valorizada a autoridade do professor, a exigência, a disciplina, a responsabilidade e o mérito, e acaba a «balda» do actual diploma."

é mesmo importante na minha optica a exigencia e a autoridade do professor como a disciplina e o mérito. A disciplina devia ser mote de muitas alterações na educação.

bj utopico
Dri

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Sá Carneiro


Francisco Sá Carneiro faria hoje 76 anos. Como habitualmente, um grupo de cidadãos do Porto que sempre optaram por comemorar a data do seu nascimento, reúne-se num jantar no Escondidinho, um restaurante que encerra muitas memórias do Estadista. João Porto, seu antigo ministro, fará o discurso evocativo. Falar-se-á do Homem, mas também de Política.

Fica aqui a lembrança.

bj utopico
Dri

domingo, 18 de julho de 2010

O filho prodigo...


A parabola do filho prodigo conta a historia de um jovem que saiu de casa, gastou todos os bens que o seu pai lhe deu e viveu numa grande miseria, nao tinha dinheiro nem comida para comprar. Foi entao que ele voltou para a casa de seu pau que o recebeu com alegria e amor. A parabola esta na biliblia em Lucas, capitulo 15, versiculos de 11 a 32.
A verdade é que enquanto apanhava sol, um dos raios iluminou e apercebi-me que esta a parabola se encontra diariamente na vida. O filho prodigo voltou e os braços abriram-se para o mesmo independentemente dos feitos que este fez. No entanto mais grave é quando o filho prodigo volta e esquece-se de todos os principios de humildade que o fizeram voltar e assume posiçoes de superioridade, de comando e mesmo de dominio....

Estes casos acontecem na minha vida mas acredito que na vossa tambem. Mas deixo-vos um exemplo: o famoso CR7. Esgotou todos os fundos com os amigos da Federaçao na africa do sul jogando abaixo das perspectivas... acresce ainda que o mesmo teve uma atitude irresponsavel face ao cargo que ocupava.... mas a verdade é que o povo quando ele voltou com o filho nos braços esqueceu tudo.....

O filho prodigo voltou e tudo se esquece.... enfim, olhem a vossa volta porque decerteza que vao encontrar mutos filhos prodigos por ai.

bj utopico
Dri

sábado, 17 de julho de 2010

Mundo Utopico da Dri - versao verao

O verao chegou no dia 21 de Junho, mas para o Mundo Utopico da Dri o Verao hegou hoje. A estação em causa originou uma mudança no seu template. Para os amigos utopicos deixamos o desejo de um optimo verao, ferias e prometemos estar mais activos entre as areias dos dias...

Esperamos vossa opiniao sobre o nosso novo canto...
Desfrutem do sol e do verao...

bj utopico
Dri

Espantosa realidade das cousas

A Espantosa Realidade Das Cousas
A espantosa realidade das cousas
É a minha descoberta de todos os dias.
Cada cousa é o que é,
E é difícil explicar a alguém quanto isso me alegra,
E quanto isso me basta.

Basta existir para se ser completo.

Tenho escrito bastantes poemas.
Hei de escrever muitos mais. naturalmente.

Cada poema meu diz isto,
E todos os meus poemas são diferentes,
Porque cada cousa que há é uma maneira de dizer isto.

Às vezes ponho-me a olhar para uma pedra.
Não me ponho a pensar se ela sente.
Não me perco a chamar-lhe minha irmã.
Mas gosto dela por ela ser uma pedra,
Gosto dela porque ela não sente nada.
Gosto dela porque ela não tem parentesco nenhum comigo.

Outras vezes oiço passar o vento,
E acho que só para ouvir passar o vento vale a pena ter nascido.

Eu não sei o que é que os outros pensarão lendo isto;
Mas acho que isto deve estar bem porque o penso sem estorvo,
Nem idéia de outras pessoas a ouvir-me pensar;
Porque o penso sem pensamentos
Porque o digo como as minhas palavras o dizem.

Uma vez chamaram-me poeta materialista,
E eu admirei-me, porque não julgava
Que se me pudesse chamar qualquer cousa.
Eu nem sequer sou poeta: vejo.
Se o que escrevo tem valor, não sou eu que o tenho:
O valor está ali, nos meus versos.
Tudo isso é absolutamente independente da minha vontade.
Alberto Caeiro

quinta-feira, 24 de junho de 2010

O dia 24 de Junho


Ia falar sobre este pitoresco feriado (agora que esta na moda falar de feriados) mas encontrei as palavras perfeitas no blog de um amigo: depois falamos
As palavras são:

Hoje,um pouco por todo o lado,festeja-se o S.João.
Em muitos concelhos deste país, Porto,Braga,Gaia,etc, é feriado municipal devido á comemoração do dia desse importante Santo.
Em Guimarães comemora-se algo bem mais importante sem falta de respeito ao S. João bem entendido.
A batalha de S. Mamede cujo desfecho permitiu o dia um de Portugal.
Num tempo em que se equacionam os feriados nacionais, e a razão de ser de alguns deles, continua a não fazer qualquer sentido que o 24 de Junho não seja um desses feriados nacionais.
Porque sem a batalha de S. Mamede, e a vitória de D. Afonso Henriques, não haveria lugar a comemorar o 1º de Dezembro, o 10 de Junho ou até o 25 de Abril.
Camões seria espanhol e estaria para a literatura castelhana na poesia como Cervantes na prosa. Toda a História teria sido bem diferente.Daí o entender que vale a pena continuar a lutar para que o 24 de Junho seja declarado feriado nacional especialmente neste tempo em que o Parlamento está aberto a avaliar a questão dos feriados.
O dia 1 de Portugal bem o merece.
Depois Falamos

Fico a espera de ver os vossos comentarios la ou ca

bj utopico
Dri

domingo, 13 de junho de 2010

sábado, 12 de junho de 2010

O mundial.....e as vuvuzelas


Começou o mundial e as televisões esquecem a programação e só conhecem uma palavra: futebol...
Mas nao chegava o futebol a encher as televisoes, ainda tenho as vuvuzelas dos miudos a tocar a toda a hora e minuto em qualquer sitio. Podem nao acreditar, mas a semana passada andava a no supermercado nas compras e até dentro do estabelecimento duas crianças sopravam na vuvuzela. O que criava um barulho irritante pelo estabelecimento em causa e perante isto os pais riam-se...

O nosso pais precisa mesmo de se reformatar mas nao é so em termos economicos mas tambem em termos sociais e educacionais.

Enfim....

bj utopico
Dri

sexta-feira, 11 de junho de 2010

O tempo.....

O tempo gere os dias... e quando damos conta o tempo passou,o trabalho amontuou e não tive tempo para escrever.
Escrever permite expressar, divulgar atraves das minhas palavras o que penso sobre os assuntos. Porque aqui neste blogue ha liberdade de expressao hoje e sempre. Dai sobre a liberdade de expressão vos aconselhar:

«A Liberdade de Expressão e a Cobertura Jornalística das próximas Eleições Cabo-verdianas»

Programa

17h30 – Recepção ao público.

18h00 – Sessão de Abertura/Boas vindas, pelo Exmo. Sr. Reitor da Universidade Portucalense

18h15 – Intervenção Dr. Luís Artur Ribeiro Pereira, Economista em representação do Porto Laranja.

18H25-Intervenção Dra. Hulda Moreira, Jornalista e Presidente da Associação dos Jornalistas Cabo-verdianos.

18h35 – Intervenção da Dra. Adriana Neves, advogada em representação do Porto Laranja.

18H45 - Conferencista Doutor Daniel Medina, Jornalista e professor Universitário em Cabo Verde.

19h15 – Debate

20h15 – Intervenção Dr. Paulo Morais, Professor Universitário

20h25 - Discurso encerramento Presidente da ACNP, Martinho Moreno Ramos

20h30 Porto de honra com música ambiente e grupo de Batuque “Fidjos di terra”


Apareçam..

bj utopico
Dri

O Vento, os Direitos Humanos e a Música

O vento sopra, não pede licença, não conhece fronteiras, porque ele simplesmente é assim. E talvez seja por isso que ele me faz pensar nos d...