"O capitalismo tirou-me a virgindade.."


Após as minhas aulas na Ordem, fui com umas amigas dar uma volta pela famosa Rua de Santa Catarina. Quando para meu espanto, e delas também, me deparo com o seguinte mural na porta ao lado da Benetton :" o capitalismo tirou-me a virgindade..."

Já ouvi falar mal do capitalismo mas nunca esperei na vida encontrar no capitalismo a culpa para o fim da virgindade de alguém. Claro que a leitura da frase teve como consequencia: uma gargalhada generalizada e a fuga para assuntos de leito.

O Porto, para quem não conhece, ate tem alguns murais interessantes e com uma mensagem mas este sem duvida que é desprovido dela. Entendo que devem existir murais e sou mesmo a favor da existencia de um sitio proprio para os artistas exporem as suas mensagens. Contudo tambem entendo que deve ser uma mensagem com utilidade, com significado e que tenham como fim alertar as pessoas para determinado fim. Porque não um mural sobre as empresas que decidem fechar a dias do natal? ou sobre a falta de politicas sociais do governo? ou sobre a juventude esquecida pelo secretario de estado da juventude e do desporto?

Temas não iriam faltar se se organizassem um concurso de murais e nenhum seria uma utopia.

bj utopico
Dri

Comentários

Anónimo disse…
A maioria dos murais são uma utopia. Eu sempre gostei muito dessas frases...tenho livros apenas de frases que vi aqui e ali ...que recebi por sms...que tirei d livros...ouvi...e algumas inventei..enchi dois livros e vou a caminho do 3º... lembro-me quando andava na escola...encher os separadores do dossier de frases...Agora estou mais branda...já tenho os pés mais assentes na terra mas de vez enquanto ainda flutuo...
luis cirilo disse…
Ai esta um titulo do post que dava para uma imensidade de trocadilhos.
Mas para não haverem terriveis más interpretações direi apenas duas coisas.
Esse mural dá uma explicação,entre muitas possiveis para a razão porque há tanta gente a querer ser capitalista...
Tenho as maiores dúvidas sobre esses murais pela simples razão de ainda acreditar que a minha liberdade acaba onde começa a dos outros.
E normalmente esses murais são uma verdadeira agressao paisagistica.
Sem prejuizo de serem,alguns deles,bem engraçados.
Anónimo disse…
talvez eu nao perceba o mural, talvez tu nao o tenhas percebido....mas ele nao passa indiferente...e talvez isso ja seja arte..é uma pedrada no charco...porque de murais de politicas sociais nao criarias um topico no teu blog....a virgindade do autor do mural ja te pos a comentar o mural....tenta desmontar a frase ...talvez tenha um resultado giro...a mim o capitalismo nao me tirou a virgindade, mas ja me fodeu algumas vezes( espero nao chocar os mais pudicos)
Marta Rocha disse…
Há um mural que gosto muito na cidade do Porto, na rua de Cedofeita. Só tenho pena que tenha sido da autoria do BE... Está a chamar à atenção para uma "ilha" que está escondida por trás do muro (não é por acaso que está escondida, é que a rua de Cedofeita é uma rua de comércio e não convém ver o que está ali) e onde vivem dezenas de famílias em condições desumanas.

Mas concordo inteiramente com as tuas palavras Dri, deve haver um lugar para exibir a arte de pintar ou deixar mensagens em murais com algum conteúdo. E punir aquelas assinaturas estranhas de artistas, que só fazem é marcar território, como os meus cachorros fazem no jardim, e nada transmitem, a não ser falta de respeito pela res publica e vandalismo.

Mensagens populares deste blogue

O meu calvário é ser feliz...

100 anos de Disney escrito a quatro mãos

Fly Me to the Moon (In Other Words).........