O "voice laboral "

Hoje o tema da aula  foi a formação de contratos de trabalho, trabalho por turnos, nocturno..... e todas as vicissitudes que tantas vezes se cruzam connosco na redação de um contrato de trabalho ou no vínculo que o sujeito tèm com a sua entidade patronal.

Após escamotearmos os artigos do código de trabalho e todas as suas interlinhas, lançei para debate um vídeo denominado o voice laboral. O vídeo já tem seis anos, mas nos tempos que correm parece tão atual. Alias diria mesmo que todos os direitos sociais conquistados desde a Revolução Industrial até aos dias de hoje, caminham para o retrocesso de todas as lutas destes direitos conquistados e que sempre tentaram dignificar o trabalhador como ser humano.

Neste momento global em que hoje vivemos (com esta pandemia) , o mundo do trabalho sofre diariamente uma permanente tensão para a adaptação de novas realidades sociais, organizativas e acima de tudo de competitividade. As empresas tentam responder aos dilemas da pandemia com novos métodos e novas formas de organização, mas esquecem-se que estas suas decisões transformam o mundo do trabalhador num mundo de incerteza quanto ao seu futuro, quanto à sua proteção social e cada vez mais aumentando a precaridade laboral.

Temos de voltar a olhar para o direito ao trabalho como ele nos é definido pela nossa Constituição. Temos de voltar olhar para o direito ao trabalho como um direito fundamental. Temos de voltar a olhar para o direito ao trabalho como uma forma de integração na sociedade por parte do individuo, nomeadamente quanto a sua capacidade de se realizar profissional e do ponto de vista bio-psico-social.

Como disse um dia Kant: O homem é o único animal que precisa de trabalhar

Para quem não conhece o vídeo, aconselho a ver:


Bj utópico

Dri


Comentários

Mensagens populares deste blogue

O meu calvário é ser feliz...

100 anos de Disney escrito a quatro mãos

Fly Me to the Moon (In Other Words).........