As presidenciais num Jogo de Xadrez
Estamos a dez dias da data da votação das Presidenciais. Anteontem quando via o debate na RTP com todos os candidatos ao cargo, pensei que a analogia perfeita seria um jogo de xadrez. Talvez sejam influencias da série Gambito de Dama da Netflix....Mas a verdade é que todos tentaram fazer cheque mate com a mesma peça: a Constituição como demonstração do amor a este País.
Diria mesmo que só ouço falar tantas vezes da Constituição nas minhas aulas de Direitos Humanos, mas nas aulas a ideia é sensibilizar os alunos para a importância da nossa Constituição e os princípios que a mesma defende.
Nos debates não gosto de ver usar a Constituição como Bandeira....... Não gosto de ver a Constituição como uma peça de xadrez..... Não gosto de ver a Constituição como uma "arma" de campanha que depois todos esquecem quando almejam o pretendido..........
Talvez seja altura de aqueles que olham para a Constituição como a peça do Xeque-Mate, lerem com atenção a mesma começando logo pelo seu artigo 1..... Tratemos os portugueses com a dignidade que a Constituição nos pede, e prometam metas que possam cumprir em tempos difíceis.
Como digo muitas vezes aos meus alunos, olhem para a Constituição como a Trave mestra deste País, senão como canta o Jorge Palma nunca mais vamos deixar de ter um " pé numa galera e outro no fundo mar "
Bj utopico
Dri
Comentários