Duas raparigas, dois extremos, duas noticias....


Ontem duas noticias causaram em mim uma certa urticaria. Nas duas noticias, o alvo é uma criança do sexo feminino na faixa etaria até as 7 anos de idade. Acresce ainda que as duas noticias partilham o pavor a quem ouve ou le as mesmas.
Mas vou tentar ser mais explicita, pormenorizando as noticias em questão. A noticia portuguesa pode ler-se em http://www.tvi24.iol.pt/acredite-se-quiser/psp-afurada-vila-nova-de-gaia-queixa-boneca-tvi24/1277439-4088.html e descreve uma criança que se deslocou até a PSP em Vila Nova de Gaia para apresentar uma queixa de um desaparecimento de uma boneca. A PSP, conforme se pode ler, sensibilizada pelo assunto comprou uma boneca para a criança. A noticia asiativa, que se pode ler e ver em http://www.sabado.pt/Ultima-hora/Mundo/Crianca-de-quatro-anos-conduz-o-carro-de-familia.aspx, e conta a historia de uma criança chinesa ao volante de um automovel numa estrada movimentada a conduzir com indicações do pai.

Duas crianças que nos dois extremos no Mundo, com as suas atitudes fazem apelar ao bom senso e a responsabilidade dos pais. Na primeira noticia, critico a atitude da PSP quer quanto a atitude de comprar uma boneca como a atitude face a apresentação da queixa. De acordo com os canones legais, a atitude da PSP deveria ter questionado esta criança pelos pais e depois averiguar como os pais permitiram que uma criança de sete anos se desloca-se na companhia de um miudo de dez para reclamar o desaparecimento de uma boneca. Mas a verdade é que a atitude dos pais ou falta dela, passa incolme e a PSP perde o seu tempo nas compras e a divulgar nos mass media esta atitude como se de uma acto heroico se tratasse. Alias, a propria posição da familia reflecte tambem um desrespeito pela força de autoridade ao mandar a criança a PSP ou como se pode ler quando se ri da situação.
Acresce ainda que, a noticia chinesa pauta-se também por falta de responsabilidade parental. Mas mais uma vez privilegia-se a divulgação destas noticias em vez de se privilegiar um puxao de orelhas aos pais incumpridores ou mesmo pais que na tentativa, frustrada na minha optica, tentam transformar os filhos em crianças felizes com atitudes infantis.

Enfim, já dizia o Fernando Pessoa: Mais vale ser criança do que querer compreender o mundo.

bj utopico
Dri

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O meu calvário é ser feliz...

100 anos de Disney escrito a quatro mãos

Fly Me to the Moon (In Other Words).........