terça-feira, 30 de maio de 2017

somewhere over the rainbow

Este fim de semana foi repleto de emoções, mas penso que a chuva foi uma presença assídua do mesmo. Ao transportar as fotos da máquina para o computador, vi esta foto e lembrei-me da música : somewhere over the rainbow.

Uma imensidão de oceano nos olhos de uma criança de dois anos que sonha com tubarões, raias, peixes, golfinhos........ Razão tinha o Fernando Pessoa (amigo que com ele também partilhou um café este fim de semana): Mais vale ser criança do que querer compreender o mundo....

Bj utópico
Dri

quinta-feira, 25 de maio de 2017

Parábola do Filho Pródigo nos dias de hoje

Após o meu almoço e enquanto me deliciava a tomar o meu café, ouvi a música Perdóname do Palblo Alboran. Há muito tempo que esta melodia não ecoava nos meus ouvidos, mas a mesma fez-me recuar ao evangelho. Ou seja lembrou-me a famosa Parabola do Filho Prodigo que conta a história de um homem que tinha dois filhos. O filho mais novo resolve pedir ao pai a parte da herança e vai para uma terra distante viver sua vida como achava que deveria viver. Nessa terra distante ele gasta todo o seu dinheiro com seus prazeres, até que todo o seu dinheiro acaba e ele vira quase um mendigo. Ele então, lembra-se da casa do pai e resolve voltar arrependido. É recebido com muita festa pelo pai e rejeitado pelo seu irmão mais velho.

Não resisti e transportei esta parábola para a realidade da nossa sociedade, e para meu espanto encontrei nos cidadãos que nos rodeiam as características do filho mais novo. Senão vejamos, o filho mais novo caracteriza-se:
a) por quer ser o dono de sua vida, dono de seu destino
b)pela tentativa de se afastar ao máximo, para um lugar onde os ecos da voz do pai não pudessem constranger o seu modo de viver dissoluto.

A verdade é que do ponto de vista familiar ou mesmo do ponto de vista profissional, em 33 anos já me cruzei com filhos pródigos. Todos tiveram o seu momento de salvação e redenção, mas por vezes questiono-me quais os motivos que contribuem para a sua aceitação novamente? Talvez não consiga entender pois não sou filha pródiga.... mas ainda bem.

Bj utópico
Dri

terça-feira, 23 de maio de 2017

Preço da Liberdade.....

Será que há um preço para a liberdade?

Hoje a noite de trabalho foi em prol da não expulsão de uma criança do nosso país, em conjunto com a minha companheira e amiga de noitadas laborais. No entanto, terminamos a noite a questionar o preço da liberdade seja nas relações paternofiliais, nas relações laborais ou mesmo nas relações de amizade.
O Jorge Palma numa das suas música canta: "que a liberdade é uma maluca que sabe quanto vale um beijo " Não sei se o valor da liberdade é um beijo, uma traição, um gesto, o silêncio ou mesmo uma palavra, mas a verdade é que não conseguimos descobrir a fórmula para calcular esse preço...

O preço da liberdade tem imensos vectores, e depois temos as adições, as multiplicações, as divisões, as equações..... Em suma, após diversas tentativas, talvez seja melhor aproveitarmos a liberdade e acima de tudo sonharmos com uma liberdade que não nos limita na nossa capacidade de escrever, pensar, agir, saltar e matar a nossa essência.

Não sabemos se aquele menor vai pagar o preço da sua liberdade em Portugal ou no Brasil, mas sabemos que a nossa amizade permitiu-nos escrever uma peça a quatro mãos ao som de músicas de outrora. O preço da nossa liberdade: hoje foi a amizade. Assim fica um clássico das nossas noites:



Bj utópico
Dri


segunda-feira, 15 de maio de 2017

Família, Gipsy Kings e UMM

Uma autora brasileira escreveu que: “O afeto não é fruto da biologia. Os laços de afeto e de solidariedade derivam da convivência familiar, não do sangue".

Ler a frase da autora em questão, fez-me reflectir na importância deste dia internacional da família.... Ainda pensei colocar fotos dos diversos momentos felizes, partilhar aventuras, divagar sobre tipos de família, falar do incumprimento do princípio da solidariedade familiar....

Mas, decidi partilhar uma música que acompanhou muitos momentos de família nos trajetos da família a Vila Real no velhinho UMM no tempo das cassetes .....   Mais tarde encontrei uma amiga na faculdade (que se tem transformado família sem laços de sangue) que partilhava do mesmo gosto.... Ainda hoje relembramos com mágoa não termos arriscado ir a Lisboa assistir ao concerto...

Bj utópico
Dri

domingo, 14 de maio de 2017

Eurovisão e amizade

A vitória de Salvador Sobral com a música "Amar pelos Dois" renasceu em todos os portugueses a "chama" da eurovisão e das músicas que povoam as nossas memórias.

Hoje, num almoço de amigas, trauteávamos as músicas: a Cidade de Anabela, Lusitana Paixão de Dulce Pontes, Amor de Agua Fresca de Dina...... Cheguei a casa e não resisti a pesquisar no youtube as musicas de outros tempos. Ensinei o meu filho a trautear o amor de agua fresca da dina....

Mas acima de tudo o almoço das amigas com as músicas da Eurovisão, levou-me a viajar por memorias, fotos, sons, cheiros......Parabéns ao Salvador Sobral mas não resisto a partilhar uma estrofe da  música do ano de 2010 chamada há dias assim que diz:

Há dias assim, não há que esconder
Recear palavras, amar ou sofrer
Ocultar sentidos, fingir que não há
Há dias perdidos entre cá e lá

Sem dúvida que há dias assim, mas hoje foi bom partilhar historias e memórias entre risottos, focaccias, historias de filhos de outrora só entre amigas.

Aguardemos a repetição e com temas sempre interessantes...

Bj utópico
Dri

(perdoem-me amigas mas não resisti de colocar uma foto antiga nossa - na despedida de solteiro da Domi -  no próximo almoço temos de actualizar)




quarta-feira, 10 de maio de 2017

A companhia ao som do vento

Há noites que a televisão não se acende... A companhia da noite é um livro e o youtube em livre demanda pelo mundo da musica. (recordando as noites de oceano pacífico). E eis que descubro uma música suave que vale a pena partilhar:



Bj utópico
Dri

domingo, 7 de maio de 2017

Mediação Familiar, Escutar....

Hoje terminei a lecionação de um breve curso sobre Divórcio, Responsabilidades Parentais e Mediação Familiar no Instituto Superior de Serviço Social. Foram três sábados de partilha de conhecimentos, de experiências e acima de tudo de aprendizagem sobre as linhas que tecem os rumos das relações entre os humanos.

A última sessão foi sobre a eficácia ou ineficácia da mediação familiar como resolução dos litígios seja de forma preventiva seja como forma de resolução dos litígios.

Assim sendo, partilho convosco, um vídeo que partilhei com os formandos e que reflecte um princípio essencial da mesma: o princípio da Escuta activa..

Ouçam, reflitam e bom fim de semana

Bj utópico
Dri


sexta-feira, 5 de maio de 2017

O Vento, os Direitos Humanos e a Música

O vento sopra, não pede licença, não conhece fronteiras, porque ele simplesmente é assim. E talvez seja por isso que ele me faz pensar nos d...