the right to be let alone

Chego a casa. Ligo a aparelhagem e eis que brota da mesma um cd que já nem lembrava que existia. A musica é da Disney cantada por Sara Tavares e chama-se Longe do Mundo. A verdade é que enquanto preparava o meu serão dei por mim a reflectir sobre a letra da musica e os direitos fundamentais, mais concretamente o direito da reserva da vida privada.
Por muito que cause estranheza a quem lê, tem uma sequência lógica. Um estudo americano de 1890, realizado por Louis D. Brandeis discute a divulgação indesejada por um jornal de Boston da lista de convidados. Nesse estudo defende-se a consagração de um direito à privacidade ficando celebre a expressão que no mencionado estudo se utiliza para definir o mesmo como ser um direito de ser deixado só ( the right to be let alone)....
Na sociedade em que vivemos este direito de ser deixado só, entenda-se que nao me refiro a solidão, cada vez é mais diminuto, cada vez é mais atrofiado pelos mecanismos que nos controlam ou mesmo pela necessidade sociologica que o ser humano tem de controlar.

Meras utopias, talvez mas como canta Sara Tavares, longe do mundo mas perto de ti, ou seja, pleno direito de ser deixado só mas partilhando apenas o que pretendo.

Vou voltar a leitura... Sem duvida que este tema daria um post mais comprido mas a vontade de ler sobre estes direitos fundamentais que nos rodeiam hoje é maior.

bj utopico
Dri

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O meu calvário é ser feliz...

100 anos de Disney escrito a quatro mãos

Fly Me to the Moon (In Other Words).........