O filme Cars 3, o idadismo e a igualdade de género.

Apesar de o Alexandre ainda não ter completado os três anos, tendo em conta a magia dos filmes da Disney, arriscamos e fomos com ele assistir ao filme Carros 3. O som das corridas, a cor dos carros, as pipocas, o ecrã, a sala.... foram todos fatores que o fascinaram e que permitiram acrescentar mais uma experiencia nestas férias de Verão.

No entanto, por defeito profissional, no regresso a casa (com o pequeno já a dormir na cadeira), encetei uma conversa com o meu co-piloto (no carro, no casamento e na educação do Alexandre) sobre as mensagens subliminares do filme: o idadismo e igualdade de género.

Na verdade, o idadismo define-se como uma atitude preconceituosa e discriminatória com base na idade, sobretudo em relação a pessoas idosas. Se analisarmos o filme ao pormenor, alerta para o idadismo no mundo automóvel. Durante o filme, podemos extrair imensas expressões com associações a discriminação com base na idade e consequentemente na capacidade para correr. No entanto, a Disney, no fim do filme, tenta inverter esta atitude transmitindo a ideia que os idosos são sujeitos cheios de saber, de conhecimento e que nos podem mostrar outras realidades ou mesmo ensinar outros truques.

Quanto a igualdade de género, hoje em dia, o mundo acordou para esta vontade de igualar os direitos dos homens e das mulheres. Efetivamente no mundo automóvel, é um mundo onde ainda existe muita discriminação e esperemos que com este filme as mentalidades de meninas e meninos de todo o mundo reflitam sobre o assunto. Porque mais importante que impor uma opinião, uma posição é refletirmos sobre elas.

Ou seja, as vezes mais vale correr na praia que na passadeira..... (quem viu o filme vai entender... se não viu, passe no cinema e aproveite).

Bj utópico
Dri

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O meu calvário é ser feliz...

100 anos de Disney escrito a quatro mãos

Fly Me to the Moon (In Other Words).........