quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Anda comigo ver os aviões....

Sem dúvida que é a música perfeita para ouvir estes dias no Porto com o Air bull Air Race nos nossos céus....

Bj utópico
Dri

terça-feira, 29 de agosto de 2017

Os três anos do meu bebé

O dia amanhece com a tua voz: "acorda que é dia"... e respondo: Sim meu bebé... e a resposta dele: "eu já não sou bebé. Eu sou forte e crescido".

Hoje que completas o teu terceiro ano e influenciada pelas milhentas vezes que já vimos juntos o Dumbo, lembrei-me da música do filme: Meu bebé. Alias conforme canta a mãe do Dumbo, espero que continues a brincar, a aprender e a sorrir sempre com esses olhos a cintilar, sedentos de magia e com essa capacidade de sonhar.
Fica a música para quem não conhece:



Bj utópico
Dri


segunda-feira, 28 de agosto de 2017

O filme Cars 3, o idadismo e a igualdade de género.

Apesar de o Alexandre ainda não ter completado os três anos, tendo em conta a magia dos filmes da Disney, arriscamos e fomos com ele assistir ao filme Carros 3. O som das corridas, a cor dos carros, as pipocas, o ecrã, a sala.... foram todos fatores que o fascinaram e que permitiram acrescentar mais uma experiencia nestas férias de Verão.

No entanto, por defeito profissional, no regresso a casa (com o pequeno já a dormir na cadeira), encetei uma conversa com o meu co-piloto (no carro, no casamento e na educação do Alexandre) sobre as mensagens subliminares do filme: o idadismo e igualdade de género.

Na verdade, o idadismo define-se como uma atitude preconceituosa e discriminatória com base na idade, sobretudo em relação a pessoas idosas. Se analisarmos o filme ao pormenor, alerta para o idadismo no mundo automóvel. Durante o filme, podemos extrair imensas expressões com associações a discriminação com base na idade e consequentemente na capacidade para correr. No entanto, a Disney, no fim do filme, tenta inverter esta atitude transmitindo a ideia que os idosos são sujeitos cheios de saber, de conhecimento e que nos podem mostrar outras realidades ou mesmo ensinar outros truques.

Quanto a igualdade de género, hoje em dia, o mundo acordou para esta vontade de igualar os direitos dos homens e das mulheres. Efetivamente no mundo automóvel, é um mundo onde ainda existe muita discriminação e esperemos que com este filme as mentalidades de meninas e meninos de todo o mundo reflitam sobre o assunto. Porque mais importante que impor uma opinião, uma posição é refletirmos sobre elas.

Ou seja, as vezes mais vale correr na praia que na passadeira..... (quem viu o filme vai entender... se não viu, passe no cinema e aproveite).

Bj utópico
Dri

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Um clique da máquina fotográfica....

Esta semana recebi a encomenda da Hoffman com o álbum das fotos dos dois primeiros anos do Alexandre. Abri a encomenda e rapidamente, em conjunto com o pai, sentamo-nos a ver as fotos e a recordar os momentos.....

Vivemos num mundo rodeado de "gadgets" que nos permitem fotografar todas as expressões ou mesmo todos momentos, mas as memórias, o toque, o cheiro e as sensações desses momentos é que prevalecem e consequentemente nos remetem para a felicidade.


Alias, se me perguntarem qual é a minha foto favorita? Provavelmente responderei aquela que vou tirar amanhã pois todos os dias há novos momentos para capturar.

Como li algures: “A fotografia é uma lição de amor e ódio ao mesmo tempo. É uma metralhadora, mas também é o divã do analista. Uma interrogação e uma afirmação, um sim e um não ao mesmo tempo. Mas é sobretudo um beijo muito cálido.” Henri Cartier Bresson

Bj utópico
Dri





Os jantares de Natal....

Há jantares de Natal que começam no calendário em Novembro. Ontem foi um deles. Na verdade, os membros deste jantar chegaram à minha vida se...