Sonhadores Inatos

Hoje expliquei a um grupo de jovens, que temos personalidade jurídica desde o momento em que nascemos. Na verdade, o momento de aquisição da personalidade jurídica, do ponto de vista jurídico, pode originar diversas reflexões: porque o nascimento? e antes do nascimento, ainda não temos direitos?
 
Mas a verdade, é que no fim do dia, quando fazia a minha caminhada entre o metro e casa, a brisa fria batia-me no rosto e comecei a divagar sobre a personalidade jurídica.... e ocorreu-me que paralelamente a personalidade jurídica, no momento do nosso nascimento nós somos uns  sonhadores inatos.
 
Enquanto crescemos a nossa capacidade de sonhar vai-se moldando conforme a nossa capacidade jurídica. Por um lado vamos ultrapassando as "incapacidades de exercício" como é o caso da menoridade mas por outro vamos perdendo a capacidade de sonhar. E conforme vamos criando laços na Pólis através do mundo laboral, pessoal ou mesmo das relações jurídicas, a nossa capacidade de sonhar decresce.... Por isso, as vezes temos de acordar o sonhador inato que nasceu connosco e cantar como Jorge Palma :
 
Sonhadores inatos
Sobreviventes natos
Nem sempre somos exactos
Nem sempre conseguimos evitar os actos
 
Bj utópico
Dri

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O meu calvário é ser feliz...

100 anos de Disney escrito a quatro mãos

Fly Me to the Moon (In Other Words).........