Os tempos da outra senhora....


Bj utópico
Dri

Comentários

luis cirilo disse…
Bem...começo a perceber algum revivalismo salazarista que por aí anda.
Não concordo.
Mas percebo...
Dri disse…
O salazarismo passou e foi uma epoca da nossa historia que de vez em quando devemos lembrar para pudermos apreciar com mais afinco a democracia. Apesar de o periodo socratico em que vivemos gradualmente, no meu entender , se transformar cada vez mais numa concentração de poderes na pessoa do filosofo.
Agora sei que entende o porque desta imagem pq acma de tudo n concordo com a subvserviencia de ninguem principalmente das mulheres em relação aos homens.
Tété disse…
Confesso que se fosse homem acharia ridiculo o lugar em que se colocava a mulher e o seu dever face ao homem.

É um rebaixar horrível da mulher, Viva os nossos direitos enquanto seres humanos e não enquanto homens e mulheres.

Ainda bem que esse tempos já passaram, hoje há mais mulheres.

Se os homem não querem aprender nem ajudar que vivam sozinhos e aprendam as lides domésticas :)
Tânia Martins disse…
Que horror, não me vejo a viver nessa época, só tenho uma coisa a dizer: ainda bem que mudámos!
Anónimo disse…
sorri ao ler isso...sorri pela evoluçao..e tem também piada ver o obscuro que a falta de informaçao provoca....apesar de tudo vivemos numa epoca priveligiada....claro que temos problemas (diferentes)....mas se formos conscientes vemos que as coisas mudaram tanto nos ultimos anos....basta ver a rtp memoria...e isto sem querer dizer que uns ou outros sao melhores.....saudaçoes....carrasco
Dri disse…
Tou surpresa com a tua meiguice, meu carrasquinho favorito. Mas é bom concordarmos na vida em alguma coisa. Acima td a amizade mesmo c ideias oposta.
bj grande
Anónimo disse…
Infelizmente, durante séculos foi assim e nada se fazia a não ser aceitar mesmo que não se gostasse.

Salazar e esta norma de conduta surgem inseridos nesses tempos e só podem ser analisados nesse contexto, era assim que se pensava.
E porque os tempos eram outros, só assim posso tentar compreender.

Mas com o fim da escravatura, no mundo ocidental, e com as conquistas conseguidas em termos de direitos humanos, entre elas, a independência das mulheres face aos homens e o fim da subjugação a estes (que é do que este post fala) não é possivel compreender que haja quem, ainda, pense assim, em pleno Séc. XXI!

Mas a verdade é que nem todas as mentalidades mudaram, ainda há muitos homens a pensar que a mulher deve comportar-se assim. Não são só as gerações dos nossos pais e avós, na nossa geração também os há.

Temos também os mulçumanos que subjugam as mulheres e as tratam a baixo de cão. E a maioria das muçulmanas acham perfeitamente normal! Vá-se lá compreender aquele povo... Mas estes pararam no tempo!

Ainda bem que determinadas tradições já não são o que eram, pelo menos em Portugal!

Jokas
freitas pereira disse…
Adriana: Teve acesso ao documento completo ou foi deliberadamente que não o transcreveu na integra ?

Conhece a Portaria n° 69035 ?
Dri disse…
Fui deliberadamente que não o transcrevi na integra. A conclusão não era matéria importante pelo menos no documento que eu recebi.
nao conhecia a portaria na integra mas como não gosto de ficar na duvida. Fui pesquisar e ja a li...Tempos idos que nao vivi.
freitas pereira disse…
E ainda bem.. Mas isso dá uma ideia de quanto os Pirineus eram altos nessa altura, de obscurantismo absoluto...

Curiosamente, aquando duma visita profissional a Pequim nos anos da Revolução Cultural (!), um amigo facultou-me a leitura dum documento análogo! Mas sob Mao tudo devia ser dedicado à Revolução !
Dri disse…
Invejo por conhecer pequim..Aprendi chines durante dois anos(agora o tempo não me deixa continuar) e um dos meus sonhos é visitar a china. Desde que li o livro Cisnes selvagens que faz a transição de três gerações que ainda me despertou mais o interesse em conhecer essa civilização.

Mensagens populares deste blogue

O meu calvário é ser feliz...

100 anos de Disney escrito a quatro mãos

Fly Me to the Moon (In Other Words).........