Rally Dakar 2010.....

Já se iniciou a fantastica prova: dakar. Ja o manifestei várias vezes e este ano não pode ser excepçao... eu adorava realizar um dakar. Mas atençao na sua versao original... mesmo o desejo de ir ate Buenos Aires ver dançar tango seja muito forte.

Pelo segundo ano seguido, o Rally Dakar terá como palco a América do Sul. Argentina e Chile serão os responsáveis por sediar o maior rali do mundo. Em 2010, a prova acontecerá entre os dias 1 e 17 de janeiro. Neste ano, porém, a disputa contará com menos participantes. Ao todo, 371 veículos correrão a prova, sendo 184 motos e quadriciclos, 138 carros e 50 caminhões. Em 2009, a prova contou com 500 veículos (217 motos, 177 carros, 81 caminhões e 25 quadriciclos).Este ano o Dakar contará com duas mudanças significativas para deixar a competição mais acirrada. A primeira delas, na classe principal das motos, será a nova regulação, trocando as maquinas de 690 cilindradas para 450cc. Essa nova regra, em 2010, valerá apenas para os profissionais. No entanto, até 2012, todos os competidores (inclusive os amadores) terão que se adaptar.A segunda mudança está ligada aos carros. Nos últimos anos, os veículos movidos a diesel têm sido muitos superiores aos movidos a gasolina. Com o intuito de diminuir essa margem e tornar a prova mais competitiva, a ASO (empresa organizadora do rali) divulgou que os veículos propulsionados com motor a gasolina (mais de 2 válvulas/cilindro) poderão aumentar o tamanho da válvula de admissão do ar, de 32 milímetros para 34 mm.

bj utopico
Dri

Comentários

freitas pereira disse…
Cara Dri : Receio a sua reacção ao que vou escrever, mas como estamos num « blog » livre, vamos lá então !
Continuo admirado de ver estes veículos coloridos “voar” a 150 km/h, à hora do aquecimento climático e dos perigos que corre o meio ambiente devido à actividade humana.

No momento em que a preservação da natureza, a preservação dos recursos naturais e as espécies do reino animal é absolutamente necessária, não acha que é uma aberração ver 400 veículos rolar sobre as pistas, atravessar aldeias (matando à passagem humanos e não só) destruir dunas, paisagens naturais e vias de acesso essenciais às aldeias da Patagónia ou da Bolívia, como ontem em África ?

Também fui noutros tempos um “fã” do Paris-Dakar, mas hoje noto que isso não traz grande coisa aos países atravessados e que hoje parece mais um desastre ecológico com o seu cortejo de destruição.

Imaginemos que um pais estrangeiro viesse organizar um Pais-Dakar em Trás-os-Montes e que hajam todos os anos um, dois ou mais mortos ? Qual seria a nossa reacção?

Se se consagrasse o orçamento do rally à electrificação das aldeias atravessadas , seria muito mais extraordinário e benéfico para a população .

Vivemos uma época fantástica porque tudo está para ser reinventado para dar, desta vez, um futuro ao planeta e aos seus habitantes.
Vai ser preciso uma verdadeira revolução cultural no Norte para mais solidariedade no mundo e um respeito desta Terra que só pode oferecer aquilo que ela tem.

Mas os organizadores e sponsors , esses , ganham muito dinheiro!

"""Só quando ele tiver derrubado a ultima arvore, contaminado o ultimo riacho e pescado o ultimo peixe que o homem se aperceberá que o dinheiro não é comestível""" (Índio MOHAWK)
Dri disse…
Esteja descansado que não fiquei com cólera, nem raiva do seu comentário.
Concordo com o problema da devastação.. no entanto sou sincera qnd admito que é um desporto que aprecio. Podia usar um argumento facil tipo o tabaco faz mal e o mundo continua afumar. Mas prefiro admitir o meu gosto mesmo sabendo que nem todos partilhamos da opiniao. Acredite que pense que estou a ser egoista ou mesmo intrasigente, mas quem me cinhece sabe que me pauto pela sinceridade logo não escondo o que penso, o que gosto, o que detesto e acima de tudo o que amo.

beijo
dri
freitas pereira disse…
A sinceridade é uma qualidade de valor, que aprecio.Embora os homens mudem de sinceridade facilmente!

Compreendo a sua fascinaçao pela aventura mecânica do Dakar!

Mensagens populares deste blogue

O meu calvário é ser feliz...

100 anos de Disney escrito a quatro mãos

Fly Me to the Moon (In Other Words).........