"Sem a loucura que é o homem mais que a besta sadia um cadáver adiado que procria" (Fernando Pessoa)
domingo, 31 de janeiro de 2010
Utopia da semana
bj utopico
Dri
sábado, 30 de janeiro de 2010
Cem anos da Republica Portuguesa

bj utopico
Dri
quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
Artigo da semana: Armadura de Pascal
Diariamente folheio processos que versam sobre as relações interpessoais. Desde o inicio da minha actividade profissional, tentei sempre criar uma armadura face aos meus sentimentos. Nunca deixei, e espero continuar a não deixar-me abalar pelos casamentos desfeitos, pelos menores retirados a um dos pais ou mesmo pelas vicissitudes das relações entre seres humanos. Esta armadura fez-me aprender que , independentemente daquilo que julgamos, a felicidade deve ser a tónica máxima de um ser humano quer do ponto de vista individual quer do ponto de vista colectivo.
Conforme reza a história, a veste em causa é constituída por uma malha de metal resistente e pesado, reduzindo assim a mobilidade do seu usuário. Porém a referida malha de metal, com o passar dos dias e das diversas situações, vai perdendo argolas de aço e criando pequenas aberturas. Criando, assim, a necessidade de uma reestruturação eficaz e rotineira da armadura para enfrentar os teatros de guerra dos tribunais e porque não, também, das conservatórias do registo civil. E esta semana, por lapso, a argola de metal caiu. No instante que caiu, ecoou por todo o átrio do tribunal um som agudo e fino. A sua audição chegou mesmo a todos aqueles que se passeavam pela entrada daquele piso e fê-los estancar. Tentei recuperar a argola, mas foi tarde demais, pois aquela relação de 38 anos de vida em comum, que me levou ao Tribunal, teve, naquele dia, um término e como resultado deste, uma emoção expressiva naquele casal e em quem o rodeava. Apesar da manifestação da vontade de ambos, intrinsecamente, ser o fim da relação não resistiram a despedir-se com os olhos esbugalhados em água.
A abertura na malha da minha armadura proporcionou que, durante o caminho entre o Tribunal e o escritório, fosse a divagar sobre o final desta historia. Chegando mesmo a interrogar o colega de escritório, que me acompanhou na diligência: Será que esta reacção é o medo da solidão? Ou será o medo de enfrentar uma sociedade que, em certas faixas etárias , não entende o divórcio? Ou será que o fim desta história recordou a este casal os momentos de felicidade? A verdade é que, independentemente dos motivos que originaram a reacção emotiva do casal, a palavra casamento levou-nos a outras discussões. Invariavelmente trouxe à colação o assunto do ano de 2010: o casamento entre homossexuais.
Conforme mencionei anteriormente, partilho da opinião que a felicidade deve ser o objectivo primordial de um individuo quer seja no local de trabalho, no convívio com amigos ou mesmo numa relação homo ou heterossexual. Será fácil de entender que sou a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo, mesmo não defendendo o processo de deliberação desta realidade, pois a população deveria ter sido ouvida. Todavia a questão do casamento homossexual levou-nos até a biblioteca do escritório, pois existe um grupo na nossa sociedade civil que aceita esta realidade mas não aceita que se utilize a palavra casamento.
Assim, a sede de conhecimento fez-me procurar nos diversos manuais a etimologia da palavra em causa. De acordo com fontes literárias, a palavra casamento, do ponto de vista civil, constitui um vinculo estabelecido entre duas pessoas, mediante o reconhecimento governamental, religioso ou social pressupondo uma relação interpessoal entre as pessoas, embora seja encarado do ponto de vista da lei como um contrato. Contudo, de acordo com a tradição judaica-cristã, o casamento não é algo que foi construído à medida que os sujeitos foram construindo uma dimensão social, mas sim, que foi dado, nomeadamente, esta tese versa no versículo 24, capitulo II do livro dos Génesis do Antigo Testamento. De acordo com este texto, podemos retirar que a essência do casamento se constrói através de três pontos: 1) o homem deixa o seu pai e a sua mãe, 2) o homem é unido à sua esposa e 3) e assim tornam-se numa só carne. (Sobre este tema aconselho a leitura do estudo de um norte-americano de nome Allan D. Myatt intitulado “o que é o casamento?”).
Sem dúvida que quer do ponto de vista civil ou mesmo religioso, o casamento é um processo peculiar. Mesmo admitindo as diferentes perspectivas explanadas, entendo que a união entre seres do mesmo sexo seja denominada de casamento. Acima de tudo partilho desta opinião, pois vejo o casamento como um contrato entre dois seres humanos, mas isso não impede que a Igreja tenha a sua opinião e repudie esta realidade baseando-se nos escritos religiosos. Apesar de olhar para o casamento homossexual com os mesmos olhos com que olho para o casamento heterossexual, entendo que a sociedade seja constituída por perspectivas.
Enfim, independentemente, do tipo de casamento, a tónica entre os seres humanos deveria ser a felicidade e a capacidade de proporcionar aos que nos rodeiam também esse sentimento. A argola de aço daquele dia, devido ao seu tamanho, criou uma abertura larga na armadura, mas ao fim do dia a vontade de a fechar rapidamente urgia. Devemos viver com sentimentos mas não depender deles. Já dizia Pascal, filosofo francês do séc. XVII: “ O coração tem razões que a razão desconhece”
terça-feira, 26 de janeiro de 2010
domingo, 24 de janeiro de 2010
utopia da semana
sexta-feira, 22 de janeiro de 2010
irmaos metralha
bj utopico
Dri
quarta-feira, 20 de janeiro de 2010
Um ano de Obama....

Concordo com o titulo da revista Newsweek e voces?
bj utopico
Dri
terça-feira, 19 de janeiro de 2010
segunda-feira, 18 de janeiro de 2010
utopia da semana
bj utopico
Dri
sábado, 16 de janeiro de 2010
A Nova campanha
bj utopico
Dri
Video Relações Estaveis:
Video relaçoes ocasionais:
quinta-feira, 14 de janeiro de 2010
Nem este escapa.....

bj utopico
Dri
quarta-feira, 13 de janeiro de 2010
35 anos depois de queimar soutiens.....

A organização da manifestação de 1975 tinha como principais objectivos denunciar a discriminação e conquistar o direito das mulheres a ocuparem o espaço público. Hoje, os objectivos foram de sensibilização, e que passa muito pela mudança de "mentalidades". Na manifestação feminista de 1975, que foi a primeira do género em Portugal, organizada pelo Movimento de Libertação das Mulheres (MLM) e Movimento Democrático das Mulheres (MDM) foram relatados eventos que não aconteceram, uma situação que Célia Metrass lamenta que ainda hoje aconteça. "Não queimámos soutiens", relata. A manifestação acabou por ficar na história sobretudo pela violência exercida por alguns homens que tentaram travar o protesto.
Foi uma pena hoje estar deslocada em Coimbra em trabalho.... pois defendo que a iguadade ainda pode ser defendida.
bj utopico
Dri
domingo, 10 de janeiro de 2010
utopia da semana
sábado, 9 de janeiro de 2010
hoje.....
Legenda: O primeiro circo moderno; o processo de Joana d'Arc; o início do processo de independência do Brasil; Luísa Todi; Simone de Beauvoir; Richard Nixon; João Cabral de Melo Neto; Joan Baez; Scissor Sisters cantam "Filthy - Gorgeous".
bj utopico
Dri
segunda-feira, 4 de janeiro de 2010
O mundo da bola....

Perante tal noticia, e apesar de eu ser uma treinadora de bancada, questiono: que e feito da liberdade de imprensa? Sera que hoje em dia pelo facto de falaram mal da minha profissao, eu tenho de cortar com esse jornal?
Já para não levantar outras questões: porque que este tipo de atitudes só advem deste clube?
bj utopico
Dri
domingo, 3 de janeiro de 2010
Rally Dakar 2010.....

Pelo segundo ano seguido, o Rally Dakar terá como palco a América do Sul. Argentina e Chile serão os responsáveis por sediar o maior rali do mundo. Em 2010, a prova acontecerá entre os dias 1 e 17 de janeiro. Neste ano, porém, a disputa contará com menos participantes. Ao todo, 371 veículos correrão a prova, sendo 184 motos e quadriciclos, 138 carros e 50 caminhões. Em 2009, a prova contou com 500 veículos (217 motos, 177 carros, 81 caminhões e 25 quadriciclos).Este ano o Dakar contará com duas mudanças significativas para deixar a competição mais acirrada. A primeira delas, na classe principal das motos, será a nova regulação, trocando as maquinas de 690 cilindradas para 450cc. Essa nova regra, em 2010, valerá apenas para os profissionais. No entanto, até 2012, todos os competidores (inclusive os amadores) terão que se adaptar.A segunda mudança está ligada aos carros. Nos últimos anos, os veículos movidos a diesel têm sido muitos superiores aos movidos a gasolina. Com o intuito de diminuir essa margem e tornar a prova mais competitiva, a ASO (empresa organizadora do rali) divulgou que os veículos propulsionados com motor a gasolina (mais de 2 válvulas/cilindro) poderão aumentar o tamanho da válvula de admissão do ar, de 32 milímetros para 34 mm.
bj utopico
sábado, 2 de janeiro de 2010
Benesses......

Agora esperemos que pelo caminho os beneficios nao se percam e que as benesses chegam de forma concreta, clara e concisa realmente as instituições que trabalham em prol do social. Pois no ambito do pais existem alguns instituições de cariz religioso mas sem um fim social...
bj utopico
Dri
sexta-feira, 1 de janeiro de 2010
Youtubers, política e redes sociais: quem está a influenciar os jovens portugueses?
Estava a ver uns vídeos no YouTube, quando comecei a pensar : será que os nossos adolescentes estão mesmo a aprender política nas escolas ou...
-
Esta pergunta ecoou em mim, pela primeira vez, na adolescência, quando mergulhei nas páginas do livro O Mundo de Sofia. Na altura, achei qu...
-
Existem momentos na vida que não precisam de muitas palavras. Às vezes, basta um simples abraço para expressar tudo o que sentimos, e foi ...
-
Esta semana senti o calor na temperatura mas também no ar parado das salas de audiência de diferentes cidades que carregam o sol, mas também...