utopia da semana


"Quando precisar que algo seja dito chame um homem. Quando quiser que algo seja feito chame uma mulher"-Margaret Thatcher

bj utopico
Dri

Comentários

freitas pereira disse…
Margareth Thatcher foi uma personalidade política que sempre me interessou.

A citação que menciona no seu “post” é merecida! Foi dela que o Presidente Ronald Reagan disse um dia ; “ Margareth Thatcher é o homem forte da Grande Bretanha” .

Ela fazia tudo efectivamente. Mas nem sempre com bom senso.

Foi ela que aboliu a normativa que ordenava a distribuição de leite nas escolas, o que provocou uma onda de protestos.

Foi ela que , seguindo a teoria de Friedrich Hayek implementou o liberalismo e o monetarismo estritos, que puseram o mundo na situação em que ele está hoje. A globalização e a desregulaçao do mercado levam o mundo para a catástrofe.

Foi ela que reduziu os serviços sociais e aboliu o salário mínimo que ela considerava como estorvo às prerrogativas de administração.

[1] Em 1999, o salário mínimo foi restabelecido por Tony Blair

Durante o seu governo conseguiu reduzir a inflação e melhorar a cotação da libra esterlina.

No entanto, diminuiu a produção industrial, com o consequente incremento do desemprego, triplicado desde a sua subida ao poder. Proliferaram também as quebras de empresas e bancos.

Tudo isso deveu-se à austeridade que acompanhou a sua administração, dado que o objectivo de reduzir a inflação era prioritário. Não obstante, durante seu governo a inflação dobrou entre 1979 e 1980 (de 10 para cerca de 20% a.a.), e retornou aos dois dígitos no final de década de 1980Em meados de 1981 a economia da Grã-Bretanha mergulhou numa profunda recessão.

Quando o nível de desemprego atingiu o recorde de 3 milhões (era menos de 1 milhão na posse Thatcher), as críticas às suas políticas económicas se multiplicaram. Em 1981, numa famosa carta ao jornal Times, 365 economistas conclamaram o governo Thatcher a mudar as directrizes de sua política económica e a pôr um fim à recessão.

Como vê, Cara Dri, a reputação dos políticos é por vezes surpreendente.
Dri disse…
concordo com presidente reagan. concordo que algumas das suas politicas nao foram as melhores mas ainda acredito que portugal pode ter uma thatcher no pais.

bj utopico
dri

Mensagens populares deste blogue

O meu calvário é ser feliz...

100 anos de Disney escrito a quatro mãos

Fly Me to the Moon (In Other Words).........