Cultura: onde estas?o que sintetizas?

Hoje a noite tenho, no Porto, um jantar debate sobre cultura. Hoje decidi reflectir sobre o tema enquanto tomava o meu pequeno-almoço. Ao abrir as paginas dos jornais dedicadas a cultura vi referencias: ao centro de arte Graça Morais, aos festivais, aos espectaculos de cantores brasileiros, ao novo cd da Mariza..... E depois eu questiono-me: o que é a cultura? Será que Portugal tem uma politica cultural? Mas que politica cultura é que o pais precisa? Será que a cultura é fado? Será que a cultura reflecte um enraizamento com as tradições populares portuguesas?
As questões são imensas e espero ver algumas ser debatidas de forma a contribuir para um aumento da minha formação. Mas deixo-vos a porta aberta para deixarem a vossa opiniao sobre o tema...

bj utopico
Dri

Comentários

freitas pereira disse…
A cultura, no sentido mais largo do termo, é considerada como o conjunto de marcas distintas, espirituais e materiais, intelectuais e afectivas, que caracterizam uma sociedade ou um grupo social. Ela engloba, além das artes e das letras, os modos de vida, os direitos fundamentais do ser humano, os sistemas de valores, as tradições e as crenças.
Dri disse…
Amigo Freitas Pereira: já tinha saudades de o ver pelo mundo da utopia. Já me tinha interrogado que seria feito do amigo de longa data...O mundo da utopia já sentia falta dos seus comentários.

Mensagens populares deste blogue

O meu calvário é ser feliz...

100 anos de Disney escrito a quatro mãos

Fly Me to the Moon (In Other Words).........