segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Poncio Pilatos Portugues


Enquanto comia a minha sobremesa, ouvi o PR a discursar sobre a promulgação do Estatuto dos Açores. O ponto positivo deste discurso é que foi esclarecedor e não um verdadeiro sermao de santo antonio aos peixes.
No entanto por estas palavras finais: "Fiz em consciência o que devia ser feito. Fiz tudo o que estava ao meu alcance para impedir a promulgação do diploma", sinto que este lavou aos maos como Pilatos, ou seja, sera que a culpa de uma norma ordinaria prevalecer sob a constituição é dos deputados?

fico a espera das vossas opiniões....

bj utopico
Dri

sábado, 27 de dezembro de 2008

Gripe chegou

A gripe chegou ca a casa e disse: vede, vini e venice, ou seja, chegou e atacou. So se salvaram os quatros canitos... A gripe e uma malvada. Mas nem so a gripe me reteve em casa, a neve tambem decidiu atacar. Tive momentos da tarde que dava prazer olhar para janela ver nevar e eu quentinha na lareira a beber coisas quentes.
Mas pelos vistos a gripe atacou o todo o país. por isso amigos, agasalhem-se para entrarem em 2009 plenos de saude. aproveitei a gripe para realizar uma lista dos momentos do ano. Amanha conto-vos os momentos que achei marcantes em 2008.

bj utopico
Dri

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Cores Passagem de Ano

Para quem já anda a pensar nas cores que usar na passagem de ano, deixo aqui o significados das cores :

- branco- símbolo da paz, representa harmonia, sabedoria e transcedência
- amarelo – atrai fortuna, sabedoria e estimula a intuição.
- Rosa – é a cor resultante da mistura de branco e vermelho logo tem o mesmo significado das cores que lhe deram origem. O uso desta cor confere beleza, amor e felicidade e ainda atrai energias positivas.
- Vermelho – símbolo da vida e paixão. Confere força, energia e muito amor.
-Verde – esta cor é sinónimo de harmonia, pois é oriunda da natureza, representa a sua energia, equilíbrio, dinamismo e renovação.
- Laranja – atrai o sucesso tanto a nível pessoal como profissional, carregada de energia que herdou do vermelho capta a energia e sorte para quem a usa.
- Violeta – uma cor sóbria, ligada à intelegência, inspiração e estabilidade.
- Azul – símbolo de dois gigantes do nosso planeta – o Céu e o Mar, confere tranquilidade, saúde e sorte.

Espero que vos ajude a escolher a cor da roupa da passagem para 2009.

bj utopico
Dri

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Frase enigmatica....

O Cardeal Patriarca de Lisboa, Dom José Policarpo, defendeu hoje, na homilia de Natal, que a procriação com base em Jesus Cristo é "a expressão máxima da fecundidade" e lembrou a palavra como origem da criação.
Alguem me explica as palavras do cardeal patriarca de lisboa?

bj utopico
dri

domingo, 21 de dezembro de 2008

utopia da semana

Feliz Natal, muitas prendinhas e muitos docinhos mas acima de tudo muitas gargalhadas na consoada...

bj utopico
Dri

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

O falso combustivel...

Já nem no combustivel se pode confiar. Anomalias em combustível fornecido pela BP terão estado na origem de avarias em dezenas de automóveis em diversas localidades da zona Norte do País, designadamente de Viana do Castelo, Braga e Tarouca . Os automobilistas queixam-se de que, alguns quilómetros depois de terem abastecido, as viaturas ficaram imobilizadas.
O pior é que agora os automobilistas tem contas enormes para pagar de reparações e a BP remete-se ao silencio. Coitados se tiverem a espera do aumento do salario minimo estao tramados. O salario minimo vai aumentar para 450 euros e " talvez " em 2011 chegue a 500 euros.... é curioso ver como o dinheiro nasce no chão dos edificios governamentais para certas entidades mas para os cidadãos a fonte só pinga....

bj utopico
dri

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Missiva de Natal

Este ano decidi não enviar postais, não enviar sms mas escrever-vos uma missiva natalícia. Podia falar-vos dos presentes, dos doces, da magia do Natal ou da onda de solidariedade que se cria em volta deste. No entanto decidi que seria mais apelativo que conseguissem, por breves momentos, voar até ao Natal com o meu conto.
Era uma vez um pais, muito distante do nosso cantinho, onde a terra era seca, a agua era escassa, a crise de valores e económica gritante. No meio da sociedade deste pais sobreviviam seis bandidas. As seis pautavam-se por ideias diferentes, por armas diferentes mas lá no fundo a amizade uni-as. A vida tinha sido diferente com todas. A umas deu mais alegrias a outras mais preocupações mas o importante era o dia da semana em que se juntavam numa mesa e discutiam os seus problemas e consequentemente os do país. Entre uma garfada e um gole de água, o sexteto criticava quem as governava e a acidez com que transformava as suas vidas. Porém gostavam ainda de comentar as atitudes dos namorados, das amigas, ou seja, a refeição demorava o dobro do tempo com tantos assuntos. Na altura de natal, as seis bandidas elegeram que naquela semana o almoço seria de Natal mas a verdade é que ele foi igual a todos os almoços semanais. Todas riram, ajudaram, mimaram, criticaram, ou seja, não é preciso ser Natal para almoçarmos ou para partilharmos estes momentos com os nossos amigos ou os nossos colegas de trabalho. Se todos fossemos como estas seis bandidas, seriamos mais felizes porque levaríamos a vida com amizade, felicidade, optimismo e com uma pitadinha de loucura.
Em suma, tenham um Feliz Natal, um Próspero Ano 2009 repleto de momentos felizes como o destas seis bandidas.

Um beijo Natalício
Dri

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Uma lupa se faz favor...

A janela do msn piscava incessantemente. Fui ler e era uma amiga a reencaminhar-me para uma noticia do Jornal de Noticias. O extracto fulcral da norticia é: "O líder do PSD do Porto tenciona opor-se a esse cenário e irá sugerir a Manuela Ferreira Leite a inclusão de uma mulher do distrito do Porto na lista de candidatos e em lugar ilegível"
Será que eu li bem? Será que o lider do PSD Porto reflectiu antes de proferir estas palavras???
Na realidade, a afirmação não me surpreende de todo. Mas é sempre bom, realçar e mostrar aqui no mundo da utopia palavras que tantas vezes nos iriam passar despercebidas....

Bj utopico
Dri

domingo, 14 de dezembro de 2008

Utopia da semana

"São cada vez mais raros os homens que marcam uma época pela coragem e integridade. Coragem e integridade, aliás, não são valores muito em voga nos tempos que correm."
Eduardo Dâmaso, "Correio da Manhã"

Bj utopico
Dri

sábado, 13 de dezembro de 2008

Comichão na Assembleia

Ultimamente existe um assunto que faz comichão no teclado mas nao tenho tido tempo para escrever: a falta dos deputados. Não vou fazer nenhuma estatistica daqueles que deputados que faltam mais ou menos.... Não vou comentar a atitude dos grupos parlamentares....Somente vos vou deixar a minha opiniao: os deputados sao mandatados para representar os portugueses e como tal deviam faze-lo de foram respeitosa, etica e cumpridora dos seus deveres......A verdade é que todos ou quase todos eles, fazem do parlamento um hobby, não cumprem as suas funções faltando as suas obrigações ou mesmo usurpando o sistema pois assinam e depois saem. Não esta correcto e precisavamos de uma solução. Mas a verdade é que a solução não lhes interessa pois nao vemos nenhum partido a apresentar uma soluçao para o assunto. Só ouvimos teorias e opiniões.... Assim sendo, como diz ,Mario Soares, este problema é um fait divers....
Contudo existe ainda um problema nas faltas dos deputados, a justificação das faltas. Temos faltas por doença, paternidade, luto ou mesmo trabalho parlamentar. Porém não deixa de ser caricato a justificação das faltas no caso do trabalho paralamentar. Mas eu dou um exemplo, o Dr. Pedro Santana Lopes, teve a sua falta justificada porque estava em trabalho politico no Porto que terminou de madrugada.... Não concordo mas não se inquietem que eu explico porque: porque neste pais existem mts trabalhadores que trabalham ate de madrugada e não é por isso que no dia a seguir cumprem o seu horario. Senao vejamos, os professores que tantas vezes estao ate de madrugada cheios de trabalho, os profissionais liberais ou mesmo uma mae que depois do seu dia de trabalho ainda realiza as suas tarefas domesticas. Portanto se tantos portugueses conseguem ir trabalhar no outro dia porque nao o conseguiu este deputado?
Enfim.....é o pais que temos....
Bj utopico
Dri

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Desculpa da idade II

(Cartaz de "Porto da Minha Infância", de Manoel de Oliveira )

Parece que esta semana, os vips deste país tem como hobby afirmações cuja desculpa so pode ser o avançar da idade. Hoje, no dia em que Manoel de Oliveira completa cem anos, sabe-se que este recusou a condecoração da camara municipal do Porto. Só por curiosidade Porto é a cidade onde este nasceu e viveu mas parece que esqueceu. De acordo com a noticia, este recusou as chaves da cinema por querelas com a casa do cinema e dizendo que Rui Rio se estava a aproveitar do seu aniversario para um momento politico.
Não concordo com a actuação de Manoel de Oliveira. Concordo com a actuação de Rui Rio que optou por oferecer ao realizador as chaves da cidade como simbolo do centenario....
Será que é mais uma atitude que so pode ser desculpada pela idade?

bj utopico
Dri

Declaração dos Direitos do homem - 60 anos

"Temos de trabalhar a favor da plena implementação dos direitos humanos no terreno, de tal modo que afete e melhore a vida de homens, mulheres e crianças que sofrem em razão de sua raça, sexo, religião, nacionalidade, renda, ou nascimento, para realizar cada um dos direitos estabelecidos pela Declaração Universal"

bj utopico
Dri

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Desculpa da idade I

"O facto de estarem na rua não quer dizer que tenham razão e nem os Governos e os ministros se atiram abaixo, isso é o contrário da democracia, na rua", salientou hoje Mario Soares.
Esta declaração deste politica deixa-me baralhada.... como e possivel que este politico que tantas vezes usou da democracia de rua tenha estas declarações... talvez o problema seja a idade...
A politica portuguesa esta aprecisar de uma mudança, urgente, de gerações...

bj utopico
dri

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Utopia da semana

"Quando se dão dois beijos é sinal de amizade; quando se tem amor dá-se só um. O amor é exclusivista. Ou concentracionário... "- Virgilio Ferreira
Bj utopico
Dri

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

4 de Dezembro...


"A politica sem risco é uma chatice mas sem ética é uma vergonha."

O dia 4 de Dezembro é sinonimo de uma imagem, uma frase actual, uma perda...

Bj utopico
Dri

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Sentimentos na blogsfera


O mundo da utopia esta sempre aberto a novas amizades e é sempre gratificante quando um amigo cria um espaço dele no mundo da blogosfera.

No entanto não foi só um amigo, o "meu" João, tambem é assiduo colaborador de um blog que agita a blogsfera laranja: http://www.pensare-jota.blogspot.com/
Independentemente de ser laranjas, rosas, vermelhos ou neutros, deixem sempre a vossa marca(cor) neste mundo que é a blogosfera.

Mas muito importante, não se esqueçam do mundo da utopia....

Bj utopico
Dri

Stop

De manha, a caminho do escritorio, liguei o carro e ouvi: greve dos professores.... greve dos stcp.... Pensei o pais esta em greve. é grave vivermos num pais que esta em greve mas mais grave ainda é os diversos trabalhadores dos diversos ramos de trabalho terem necessidade de utilizarem a greve como forma de luta para irem mais longe nos sues objectivos profissionais.
Lamentar que o governo continue de olhos vendados para esta situação. Esperemos que os portugueses aprendam com o erro em terem votado em socrates e que em 2009 votem numa alternativa mais fiavel, lutadora e que pense acima de tudo no bem-estar de Portugal e consequentemente dos portugueses.

bj utopico
Dri

domingo, 30 de novembro de 2008

A nossa vez, a minha vez, a tua vez.... E agora?

Cheguei a casa. Arrumei a mala e nao resisti a escrever sobre este fds. Por um lado, estou triste a jota perdeu a oportunidade de ter um grande lider, um lider que tinha uma mensagem, ideias, capacidade..... A verdade e que agora temos de seguir em frente em prol de uma jsd unida, forte e lutadora pelos direitos da juventude. Por outro lado, gostei de encontrar amigos do norte e sul do pais e acima de tudo fazer novos amigos.
Acredito que o mundo nao tem sentido sem o nosso olhar que lhe confere forma, sem o nosso pensamento que lhe atribui alguma ordem (Lya Luft).Acredito que vais conseguir porque sera sempre a tua vez, a nossa vez e a vez de todos os jovens que acreditarem em ti.
bj utopico
dri

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Onde esta a crise?

Noticia de abertura do sapo: Vários hotéis lotados com ajuda da neve, crise e insegurança no estrangeiro 28-11-2008 16:42.

Agora eu questiono, afinal onde anda a crise?

Bj utopico
Dri

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Cartas paradas

Os CTT vão estar de greve, de acordo com a agencia financeira, de 3 a 6 de Dezembro. Portanto aproveitem para mandar as cartas todas esta semana.... Mas o habito de escrever cartas, infelizmente tem-se perdido. Agora um comentario maldoso: que rica semana de ferias (feriado dia 1 e feriado dia 8).

Bj utopico
Dri

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Surdos do Coração

Andava a passear na blogsfera e passei pelo Blog de Margarida Rebelo Pinto. Não resisto a partilhar convosco um texto que ela intitula de Surdos do Coração.

"Quando um coração se fecha, faz muito mais barulho do que uma porta. Quantas vezes já roubei esta frase ao António Lobo Antunes? Tenho quase a certeza de que ele não se importa, apesar de ser um lobo, apesar de sofrer de problemas de audição, apesar de ter um coração ao qual poucos chegam, e ainda bem.O coração de um escritor só a ele pertence. E os livros que escreve não são mais do que projecções dos seus medos, das suas fantasias ou dos seus disparates. Mas um escritor nunca pode ser surdo do coração, como o são tantos outros homens. Um engenheiro, um gestor, um arquitecto, pessoas que trabalham com números, com margens ou com vidro, aço e betão, podem ser surdos do coração. Um escritor, não. Porque nós trabalhamos com as emoções e com as ideias, e atrás de cada ideia haverá sempre e ainda uma emoção escondida. Os verbos pensar, sentir, sofrer e escrever misturam-se todos à mesma mesa e ao mesmo tempo enquanto existimos. E quando fazemos um raio x e nos arvoramos em leitores de almas, não estamos a fazer mais do que a descobrir a nossa, expô-la aos leitores, encontrando empatia naqueles que gostam da nossa obra e deixando que os nossos inimigos se riam nas costas das nossas fraquezas.
Levar com a porta na cara dói muito. Dói sempre, o dia inteiro, a todas as horas e a todos os minutos. Dói tanto que os segundos se podem tornar insuportáveis e os dias facilmente se transformam em epopeias, viagens trágico-marítimas. Dói de manhã, assim que regressamos do abençoado estado de inconsciência em que o sono nos guarda, quando olhamos para o lado e perguntamos: e agora? Dói quando olhamos para o espelho embaciado onde existem os fantasmas de frases de amor escritas com a ponta dos dedos. Dói quando nos lavamos, quando comemos, quando engolimos, quando respiramos, quando falamos, quando ouvimos, quando pensamos. Dói um bocadinho menos quando nos rimos, quando os amigos nos abraçam, quando a noite cai e os filhos nos protegem.Mas o que mais dói é saber que alguém que ainda amamos, por medo e por sofrimento, nos fechou o coração. O som é igual ao de mil tambores em fúria: não vale a pena falar, não vale a pena escrever, não vale a pena tentar chegar ao outro lado, saltar o muro, enviar emissários, içar bandeiras, fazer cimeiras, apanhar aviões e levar na mão o nosso coração como presente porque ele já não o quer. Quando o outro coração se fecha, deixa de ser nosso. E quando um homem fica surdo do coração, como é muito mais prático do que uma mulher, em vez de chorar e lamber as feridas, oferece-o a outra mulher.
Os homens têm uma existência infinitamente mais leve; confundem desejo com amor. As mulheres não têm a mesma sorte. Os homens sabem como encontrar soluções fáceis para todas as questões e muito poucos têm a coragem de Rilke, que sempre preferiu as soluções difíceis porque acreditava que é no difícil que tudo cabe. Mas não consta que fosse surdo, nem do coração nem do resto."

So um apontamento nao há lingua gestual possivel para estes surdos do coração...

Bj utopico
Dri

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Farmácias decidem....

O Governo desistiu de impor valores de referência nos medicamentos, deixando ao critério do mercado. As farmácias podem assim decidir as suas margens de lucro. O Estado continua, porém, a impor as tarifas máximas do preço dos medicamentos. Por um lado , é uma medida positiva mas por outro tenho alguns receios porque quem vai sofrer sao os utentes e os contribuintes. Provavelmente vai gerar muitas desigualdades... No entanto vale a pena, esperar para ver se a factura de medicamentos de muitos portugueses vai descer.

Bj utopico
Dri

domingo, 23 de novembro de 2008

Utopia da semana

"Quando a coragem se sobrepõe à razão, corrompe a espada com a qual combate" -
William Shakespeare

Bj utopico
Dri

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Sabado, vou ao banco!

O Millenium BCP, entre 22 de Novembro e 10 de Janeiro, estara, aos sabados, com as portas abertas e as equipas de sucursal activas, «para proporcionar aos seus clientes um tempo adicional para tratar os assuntos bancários, quando eventualmente se desloquem às grandes superfícies comerciais para fazerem as suas compras natalícias».
No meu entender, é uma ideia positiva e só e de lamentar que nao seja o ano todo. No entanto espero que a experiencia seja positiva de forma a que outros bancos sigam o exemplo do Millenium e que passem a adoptar este sistema para o ano todo.

Bj utopico
Dri

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

ensaio sobre a cegueira no e-mail...

Para desanuviar, no meio do trabalho, dei um salto a minha caixa de e-mails. Tinha, entre outros, um e-mail cuja foto se segue:

Deixo para reflectirem...

Bj utopico
Dri



quarta-feira, 19 de novembro de 2008

A afirmação....

"E até não sei se a certa altura não é bom haver seis meses sem democracia, mete-se tudo na ordem e depois então venha a democracia", afirmou Manuela Ferreira Leite

Nem tenho palavras para comentar....

Bj utopico
Dri

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Um ano...(parabens)

Hoje o mundo da utopia faz um ano. Agradeço a todos aqueles que me visitaram durante este ano e espero que continuem a deixar a vossa opiniao neste mundo utopico.
Durante um ano, muitas mudanças aconteceram no meu mundo e quase todas elas tiveram destaque aqui neste mundo utopico.

Agora só resta cantar os parabens, comer uma fatia de bolo e festejar com os amigos utopicos. Para o ano há mais...

Bj utopico
Dri

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Polícia à Portuguesa

O livro Polícia à Portuguesa, de Fernando e Mário Contumélias, é lançado hoje em Lisboa e traça um retrato «confrangedor» e «assustador» da PSP através das dezenas de entrevistas a elementos da corporação com diferentes estatutos profissionais, idades distintas e várias experiências. O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, já confirmou a sua presença no lançamento do livro.
Esperemos que o ministro aprenda alguma coisa com a leitura do livro....

Bj utopico
Dri

domingo, 16 de novembro de 2008

utopia da semana

"Não posso envolver-me numa campanha eleitoral se não estiver de acordo com o programa político nem com as políticas. Nem posso apoiar pessoas que nada têm a ver comigo". - Manuel Alegre em entrevista a TSF e DN
bj utopico
Dri

sábado, 15 de novembro de 2008

Ensaio sobre a cegueira

Sinopse: Uma inédita e inexplicável epidemia de cegueira atinge uma cidade. Chamada de “cegueira branca”, já que as pessoas atingidas apenas passam a ver uma superfície leitosa, a doença surge inicialmente em um homem no trânsito e, pouco a pouco, se espalha pelo país. À medida que os afetados são colocados em quarentena e os serviços oferecidos pelo Estado começam a falhar as pessoas passam a lutar por suas necessidades básicas, expondo seus instintos primários. Nesta situação a única pessoa que ainda consegue enxergar é a mulher de um médico (Julianne Moore), que juntamente com um grupo de internos tenta encontrar a humanidade perdida.


Ontem fui ver o filme e gostei. Mesmo sentindo que é um filme muito pesado.O título acusa um filme sobre cegueira, mas não é apenas isso. Ensaio Sobre a Cegueira é uma história sobre a degradação da sociedade, os limites do ser humano, a falta de moralidade e o desespero atordoante. A doença misteriosa que atinge os seres humanos de uma população é mero pretexto para que uma análise do mundo em que vivemos seja feita. Ao mesmo tempo em que os personagens perdem a visão, o lado obscuro de suas respectivas almas vem à tona.

bj utopico
Dri

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Um biberão de leite...

A maternidade Alfredo da Costa vai abrir, em Janeiro, aquele que será o primeiro banco de leite materno existente no país. O leite artificial não deve substituir o materno, que dá mais defesas ao bebé, a não ser em casos em que não exista outra alternativa. A ideia é que as mães que tenham leite em excesso possam doá-lo a quem não tem.

Que acham desta ideia?

Bj utopico
Dri

domingo, 9 de novembro de 2008

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

PND

Antes de ir dormir, decidi fazer uma ronda pelos meus mails e pela banca de jornais. Num dos jornais, li que Manuel Monteiro se vai demitir de presidente do partido que fundou. A minha filiação a partidária não é segredo e concordo que todos devemos lutar pelos nossos objectivos. Todavia não deixo de concordar que a posição de Manuel Monteiro é criticavel ao afirmar que: «Tenho um objectivo político que passa pela candidatura às legislativas pelo círculo de Braga. Esse objectivo não é compatível com as obrigações normais de um líder de um partido. O meu país neste momento é Braga». Sera que o PND vai sobreviver sem Manuel Monteiro na presidencia? Sera que o PND alguma vez foi oposição ao governo? Sera que o PND alguma vez foi visto como um partido politico? sera que o PND teve reflexos na sociedade?
As perguntas sao imensas e a resposta a maior parte delas é não. Devemos sonhar, lutar pelos sonhos mas tambem temos de ter consciencia da realidade social e politica do pais...

Vamos ficar a espera de ver o futuro do PND....

Bj utopico
Dri
nota: vou saltar para o sofa que esta a dar um filme que aconselho a todos: um filme sobre a vida do ray charles chama-se Ray

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

I have a dream...


Quarenta anos depois de Martin Luther King ter pronunciado a frase: I have a dream.... (http://br.youtube.com/watch?v=PbUtL_0vAJk), a America tem um novo presidente que é afro-americano. E interessante analisar esta coincidencia. Há quarenta anos os negros tinham lugares especiais no cinema, viviam atemorizados com o racismo... e hoje tem a America tem um presidente afro-americano. Espero que a mudança da America se reflicta na Europa mas acima de tudo que todos possamos retirar de Obama um exemploi: quando lutamos e desejamos com muita força nos conseguimos ultrapassar as barreiras e atingir os nossos objectivos. Yes, We can....

Bj utopico
Dri

Nota: daniel eu sabia que só podia apoiar o Obama....senao nao era amigo deste mundo utopico... hehehe...

terça-feira, 4 de novembro de 2008

é hoje...

As eleições americanas são um fenomeno interessantissimo. Adoro seguir as eleições e tenho pena que muitas vezes este espirito lutador não prevaleça no nosso pais. Hoje é o grande dia, se fosse americana votava Obama... (mesmo sabendo que eu gostava mesmo era de ver a Clinton como presidente dos EUA).
Paralelamente a politica, o fenomeno social tambem é interessante de analisar. As movimentações de pessoas, actores e empresas. Como e o caso da Starbucks que oferece um café a quem for votar.

Em suma, é importante não esquecer yes we can...

bj utopico
Dri

domingo, 2 de novembro de 2008

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

O dia....


Hoje o dia esta triste. Chove imenso mas mesmo com chuva vale a pena partilhar esta imagem....
Aquilo que os meus olhos veem do local de trabalho....

Bj utopico
Dri

Um, dois, tres, esquerda, direita, volver...

Ao longo da historia aprendi que quando os militares estao descontentes.... é sinal de mudança. De acordo com as noticais de hoje, o General Loureiro dos Santos afirma que "Há militares jovens que também já se aperceberam das injustiças a que a instituição e eles próprios estão a ser sujeitos em comparação com as profissões que são consideradas como equivalentes às profissões militares" mas este refere ainda que "entende que este desespero poderá mesmo resultar em atitudes que ponham em causa a democracia portuguesa tal como a conhecemos hoje."
Sem duvida que me assusta este desepero e as atitudes que podem dai chegar mas também entendo que todos temos direito de nos manifestar e mostrar quando estamos descontentes. Esperemos que o nosso PM e o seu respectivo governo entendam isto como um sinal e comecem a trabalhar no sentido de Portugal deixar de ser um projecto de pais de terceiro mundo.

Bj utopico
Dri

terça-feira, 28 de outubro de 2008

as regras do bagão...

Sócrates recupera regras de Bagão Félix no despedimento colectivo.... O codigo de trabalho de 2003 estipulou diz que «o trabalhador aceita o despedimento colectivo quando recebe a compensação» e, quanto à ilicitude do despedimento, como única razão discriminatória ilícita a relacionada com «motivos políticos, ideológicos, étnicos ou religiosos»... Todavia é interessante ver que nesta nova proposta para o codigo de trabalho, jose socrates acrescenta esta razão discriminatoria e faz cair a presunção.

Bj utopico
Dri

domingo, 26 de outubro de 2008

Utopia da semana

Desta vez a utopia da semana é dedicada, em especial, a ti e a todos aqueles que estão lá quando precisamos:

"Gosto de ti desde aqui até à lua,Gosto de ti, desde a Lua até aqui.Gosto de ti, simplesmente porque gosto, e é tão bom viver assim..."
bj utopico
Dri

sábado, 25 de outubro de 2008

Casa e minha, os quadros são teus....

Ontem fui a um seminário sobre o novo regime do divorcio e que continua hoje.De acordo com as novas normas, o casamento fica mais fragilizado e o divorcio banalizado. Há quem aponte criticas a lei quanto aos meios judiciais ou a regulação do poder paternal. No entanto problemas juridico, a parte, será importante reflectir: no que se tornou o casamento. Talvez o nosso governo devesse começar por delinear o casamento e só depois criar um novo regime para o divorcio. Tenho muitas ressalvas quanto a este regime e apetece-me mesmo dizer com estas novas burocracias é preferivel nao casar e celebrar outro tipo de contratos....
Bj utopico
Dri

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

paulo vs freitas

Freitas do Amaral, ex-líder do CDS e antigo ministro de Estado do Governo socialista de José Sócrates, considerou ontem"bastante apagado" o partido liderado por Paulo Portas, que "quase não se ouve".
Concordo com Freitas do Amaral quando diz que o partido esta apagado mas acrescento que não é o unico. Simplesmente porque as pessoas já não atribuem credibilidade aos partidos. Porém sou obrigada a discordar quanto a Paulo Portas. Admito que nutro uma simpatia pela maneira de este estar na politica. No entanto simpatias a parte, entendo que é um lider preocupado, lutador e com capacidades. Só em jeito de nota: foi o unico lider partidario que acompanhou de perto as eleiçoes dos açores deslocando-se para o arquipelago de armas e bagagens....

bj utopico
dri

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

A vida e uma tombola....

Desde sexta-feira que a minha vida tem girado sempre. Mas hoje atingiu velocidades enormes..... A verdade é que começo a ficar sem forças para aguentar estas voltas. Por questões profissionais, mudei de escritorio e acarretei comigo toda uma serie de emoções, problemas, transposições...Mas a velocidade da roda acabou de aumentar: chumbei ao exame de civil.... sera que ainda me vai acontecer alguma coisa?
Estou em baixo.... Amanha é um novo dia e estou cansada. Tantas confusões, tantas desilusões... nao ha coração que aguente.... nao sei que vou fazer.....
No meio disto tudo, agradeço aos meus pais que sempre me amparam, aos amigos que me ligaram a dar mimo, ao Joao farto de aturar o meu mau humor, ao sogrinho que tambem me apoiou e a Maria Manuel por me acolher.

Há quem diga que quem muda deus ajuda.., Será?

Vou dormir.... cansada.... triste e na esperança que esta fase má tenho o seu fim por agora.

Bj utopico
Dri

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

ha crise e crise....

De acordo com o Correio da Manha: " Ser agente secreto em Portugal pode permitir receber um salário de três mil euros por mês. Um valor que era desconhecido e que a Direcção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP) agora divulga. Três mil euros por mês é o salário de alguns espiões, no entanto, um aprendiz recebe apenas 758 euros. " Mas há mais: "O começo de carreira para um jovem estagiário não fica para além dos 758 euros. A mesma fonte esclareceu ainda que a divulgação destes dados coloca Portugal em desvantagem, uma vez que os congéneres estrangeiros não divulgam esta informação."

Porque que eu não fui para agente secreta? Até como estagiaria era mais vantajosa.......

Bj utopico
Dri

domingo, 19 de outubro de 2008

Utopia da semana

Nos ultimos dias, a vida mostrou mesmo ser um tombola. Uma sexta-feira muito turbulenta...um sabado calmo, animado, feliz, enriquecedor...um domingo a repor baterias para a segundafeira que se avizinha e a ouvir quem mais gostamos. Na reflexao dos dias cito as seguintes palavras: SORRIAM SORRIAM E SORRIAM E DEPOIS RIAM.
Sem duvida uma boa utopia da semana...

Bj utopico
Dri

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

O que é isto?

Quando li a noticia, so me ocorreu esta pergunta: o que é isto? Mas para ser solidaria, eu partilho convosco a noticia:
"Um grupo de professores que participou em acções de formação sobre o computador portátil «Magalhães», no âmbito do Plano Tecnológico da Educação, foi obrigado a fazer canções de louvor ao computador, o que deixou indignados muitos docentes e lançou a polémica na blogosfera, revela o jornal Correio da Manhã. «O desfile dos trabalhos, (era assim que lhe chamavam) começou, e desde o malhão do Magalhães, até à vida de marinheiro do magalhães, passando por coreografias com adereços circenses, tudo de «útil» passou por aquele palco, até as náuseas me obrigarem a sair. Apenas voltei a entrar para ir junto da senhora que tinha o saquinho das senhas para o sorteio e dizer-lhe que não iria colocar lá o meu papelinho». Foi com estas palavras que o professor de Educação Visual e Tecnológica, no Agrupamento de Escolas de Castro Daire, Paulo Carvalho, descreveu a situação no seu blogue pessoal. De acordo com o jornal Correio da Manhã, cerca de 200 professores foram obrigados a cantar melodias como «Esta vida de marinheiro está a dar cabo de mim» e «Grândola, Vila Morena», como é possível verificar no video colocado por Paulo Carvalho na internet. «Como professor e coordenador TIC senti-me vexado nestes dois dias», escreveu Paulo Carvalho. "

Bj utopico
Dri

nota utopica: tentei colocar o video no blog mas nao consegui. o video tem falhas e muitas vezes o sapo não deixa abrir....Será que já estao a boicotar?

Youtubers, política e redes sociais: quem está a influenciar os jovens portugueses?

Estava a ver uns vídeos no YouTube, quando comecei a pensar : será que os nossos adolescentes estão mesmo a aprender política nas escolas ou...