quinta-feira, 24 de outubro de 2024

So This is Love: Um Romance Sustentável

Hoje perto das 15h30, desloquei-me a um locker numa bomba de gasolina da cidade do Porto para levantar três encomendas. Enquanto esperava para estacionar, vi ao longe, na zona dos carregamentos elétricos, um casal.... Talvez tenha sido o cenário de um encontro romântico mas sustentável. 

Ela estacionou o carro elétrico na estação de carregamento. Ele já estava a espera dela noutro carro, os seus olhos procuraram por ela no reflexo do espelho retrovisor, enquanto o seu coração deveria bater mais forte.

Quando ela se aproximou, não havia ruído de motores, não havia conversas ou carros apressados nas proximidades. Apenas o som de abrir de uma porta, o som discreto de alguém que entra no carro onde é inconfundível a sensação de um amor antigo e proibido.

Não resisto a ficar por momentos a olhar, depois de ter levantado as minhas encomendas, pois dentro daquele o carro tudo parecia ter outra dimensão. As palavras entre eles são poucas. Mas eles não precisam delas  pois esta tudo dito nos olhares, nas mãos, nos gestos e na maneira como interagem um com o outro. Entre os assentos do carro e o painel iluminado, o mundo cá fora parece que suspendeu para eles. E por alguns minutos — minutos roubados de uma tarde — eles estão juntos ainda que por pouco tempo.

Enquanto a bateria do carro elétrico carrega, os seus corações também se recarregam, com a intensidade de um amor que não pode ser vivido plenamente. 

Arranco a pensar neste encontro fortuito e sustentável. “So This is Love”, seria a música perfeita para ilustrar o momento pois é uma melodia que carrega a doçura de promessas não cumpridas e a tristeza de partidas inevitáveis. Coloco a música no apple music e ao ouvir a letra penso, como quem sussurra ao destino, o que é realmente o amor. Seria isto? Este breve encontro entre o carregamento de um carro e a necessidade de matar saudades?

Imagino que no fim do carro carregar, ela tenha entrado neste, fechado a porta e partido, enquanto o outro carro, com ele dentro, tenha seguido por um caminho diferente. A rotina deve ter voltado a girar, e a bomba de gasolina deve se ter tornado em apenas um lugar de passagem.

Mas para aquele casal hoje nesta tarde, àquela hora, foi muito mais. Foi amor — mesmo que apenas por um instante roubado.

Bj utópico

Dri


quarta-feira, 23 de outubro de 2024

Nunca ninguém ……

 Nunca ninguém me disse que eu ia ficar angustiada quando tu tivesses preocupado .

Nunca ninguém me disse que eu ficar preocupada com as tuas preocupações 

Nunca ninguém me disse que eu ia ficar perdida sem saber como te explicar que há pedras no caminho . 

Nunca ninguém me ensinou a ser mãe de um protótipo de adolescente com coração puro, empático mas super rigoroso com ele .

São momentos de aprendizagem para o pai, mãe e filho . 

Mas eu já aprendi que quando me pedes para ouvir as nossas músicas e para me deitar ao teu lado, é a forma de o teu coração sossegar e adormeceres. 

A tua respiração sincroniza com a partituras do álbum das músicas clássicas que escolhemos ouvir e tranquilizas as tuas ânsias do caminho da juventude .

Esse caminho que aprendemos a trilhar em conjunto ,em família , mas que nenhum manual explica .

Bj utópico

Dri


segunda-feira, 14 de outubro de 2024

O relógio da sala

O relógio da sala marca 23:54. 

O corpo começa a ceder. 

Hora de parar. 

Olho para a janela, fico em contemplação para a vastidão da noite ao som do dedilhar de uma guitarra. As estrelas piscam, a lua ilumina a escuridão com seu brilho, ouço o murmúrio do vento, vejo a queda suave de algumas folhas de Outono .....E enquanto o ponteiro do relógio continua a marcar os minutos, deixo-me voar por este instante de calma para respirar, sentir, sonhar.... continuando a ouvir ao longe a guitarra a dedilhar mais uma música. O som da guitarra é um convite à introspecção, a banda sonora perfeita para este momento. Cada acorde ressoa com os meus pensamentos........ O corpo pode estar cansado, mas a alma sempre encontra força na contemplação. E assim, entre sombras e luzes, entre pensamentos e sentimentos, desligo por hoje o computador, fecho os livros e deixo que o vento que sopra me traga bons augúrios, me traga a força para continuar a sonhar ....

Com a guitarra a tocar suavemente ao fundo, deixo-me levar pelo sopro tranquilo da noite e do vento , a caminho da cama.

Bj utópico

Dri

domingo, 13 de outubro de 2024

Um abraço de Outono

 Existem momentos na vida que não precisam de muitas palavras. Às vezes, basta um simples abraço para expressar tudo o que sentimos, e foi exatamente isso que aconteceu numa tarde de outono no Porto. Entre o ameno da estação e a luz dourada do sol, um abraço entre mãe e filho sinónimo de  um instante.

No dia a dia, é fácil perdermo-nos, mas momentos como este fazem-nos lembrar do que realmente importa. O carinho entre mãe e filho é uma das formas mais puras de amor, uma troca silenciosa de apoio, proteção e afeto. O pai, quem estava atrás da objetiva da máquina , conseguiu capturar a essência desse momento: um encontro de emoções que só a família pode proporcionar.

O outono do Porto tem este poder. As cores quentes das folhas, o aroma do ar fresco e a beleza da cidade criam o cenário perfeito para olharmos ao redor e percebermos que é nas pequenas coisas que encontramos os maiores tesouros.

Esta foto será uma memória não apenas por ser bonita, mas por representar o verdadeiro significado da vida: estar presente com quem amamos, sentir o calor de um abraço num dia de outono e saber que esses momentos, mesmo que passageiros, serão eternos na memória.

Obrigada a ti que capturaste a essência e deixaste fluir na energia da foto a emoção em família .


Bj utopico 

Dri

Youtubers, política e redes sociais: quem está a influenciar os jovens portugueses?

Estava a ver uns vídeos no YouTube, quando comecei a pensar : será que os nossos adolescentes estão mesmo a aprender política nas escolas ou...