sábado, 25 de março de 2023

Dia do perdão

Hoje vivemos uma experiência enquanto pais : a participação do dia do perdão .

Enquanto ouvia as leituras, senti-me “voar” pelo conceito de perdão . O perdão é uma das virtudes mais nobres que um ser humano pode possuir. O acto de Perdoar é libertar-te do peso emocional do ressentimento e da raiva, é abrir espaço para o amor, a compaixão e a paz interior.

 Mas ao olhar para aquele grupo de crianças e jovens e respectivos pais , continuei a voar…. Primeiro será que as crianças entendem o poder do perdão ? Será que em vez do conceito do perdão também não devíamos ajudá-los a reflectir na oportunidade em crescer e aprender com novas perspectivas ? Será que em vez do conceito do perdão , não deveríamos ensinar-lhes que é importante agir quando vemos uma injustiça ou que temos de entender as nossas emoções e necessidades para perdoar?

Por fim , voltei à actividade e enquanto mãe tentarei explicar ao meu filho que o perdão não é um processo de um dia , não é um processo linear, mas sim um desafio e uma responsabilidade . 

Mas utopicamente quero acreditar que o mundo um dia vai valorizar a dignidade do ser humano e o perdão ….

Bj utópico

Dri 

terça-feira, 14 de março de 2023

Noite dos óscares...

 

Anteontem o mundo assistiu à 95ª Cerimónia dos Óscares com uma panóplia de inúmeros filmes de qualidade e actores de qualidade.

Mas o que sobressai, para mim , nesta cerimónia é o enfoque da mesma na igualdade de género. Infelizmente, o cinema é uma indústria em que as mulheres ainda enfrentam muitas barreiras e desigualdades. Isso resulta em menos oportunidades de trabalho para mulheres na indústria cinematográfica e menos oportunidades para histórias e personagens femininas serem apresentadas de forma autêntica e complexa. 

Para promover a igualdade de género no cinema, é necessário que haja uma maior representação de mulheres em todas as áreas da indústria cinematográfica, desde a produção até a distribuição. É importante que as mulheres tenham a oportunidade de contar suas próprias histórias e que essas histórias sejam contadas de maneira autêntica e respeitosa.

E este ano foi dado um passo para um aumento desta representação.... Aguardamos agora pela 96º cerimónia dos óscares

Um beijo utopico
Dri

sábado, 4 de março de 2023

A metamorfose de “‘sex life “

 Em Julho de 2021, escrevi sobre a nova série da Netflix: Sex Life. Uma série que , paralelamente às imagens mais íntimas, narrava as ânsias , os desejos e os desafios de uma mulher num triângulo de emoções . A primeira temporada finaliza na dúvida para o espectador : marido? Amante ? Sozinha ? 

A segunda temporada estreou está semana . Ontem a noite decidi “ maratonar” a série para descobrir que caminho a actriz principal escolheu . 

No entanto , na minha opinião , a segunda temporada estragou todo o mistério e a narrativa da primeira temporada. Está última temporada , a excepção da questão do empoderamento da mulher, é uma série cheia de clichês , de frases feitas e com um fim digno de um filme da Disney .

Talvez as produtoras , os realizadores, os mercados financeiros deviam entender que nem todas as séries precisam de uma segunda temporada , principalmente quando essa temporada retira o mistério , o suspense , a narrativa da série ….




Bj utópico 

Dri 

quinta-feira, 2 de março de 2023

Youtubers, política e redes sociais: quem está a influenciar os jovens portugueses?

Estava a ver uns vídeos no YouTube, quando comecei a pensar : será que os nossos adolescentes estão mesmo a aprender política nas escolas ou...