"Sem a loucura que é o homem mais que a besta sadia um cadáver adiado que procria" (Fernando Pessoa)
sexta-feira, 10 de dezembro de 2021
10 de Dezembro - Dia dos Direitos Humanos
terça-feira, 26 de outubro de 2021
O casamento é um estado acessório ?
domingo, 10 de outubro de 2021
Ana Lee….
E agora deitada no sofá a olhar para o céu e a beber o meu chá , lembrei da música dos GNR: eu bebi sem cerimónia o chá ….
E na verdade “ o ópio do povo” são as amizades e as consequências das mesmas: os momentos em que as gargalhadas ecoam , os momentos em que damos os abraços que temos em lista de espera , o momento em que vemos os nossos filhos juntos , o momento em que vale a pena ter saudade ….
Vou continuar a beber o chá, a ouvir GNR e na esperança de ver uma estrela cadente.
Bj utópico
Dri
terça-feira, 24 de agosto de 2021
Noites de Verão, noites de afectos, noite de direitos, noites de leituras...
As leituras de Verão, por norma, são sempre leituras leves. Costumam ser leituras de romances eternos ou leituras de mistérios/detectives....No entanto, há quem fuja a regra, e leia incessantemente livros sobre os direitos dos menores e sobre a filosofia do direito.
Talvez estejam a pensar que seja uma fase, mas a verdade é que quanto mais leio sobre a essência desta construção que é o direito da família que me apaixono mais pelo direito. Como li hoje, num dos artigos que povoam a minha secretária, a "A justiça e os afectos são construções da civilização" - António José Fialho.
Parei nesta frase e deixei-me reflectir sobre a mesma enquanto olhava para a noite do Porto onde escasseiam estrelas mas dançam os sonhos ao som da Fábia Rebordão e do seu rumo ao sul.
E enquanto a melodia da Fábia Rebordão tocava em modo repeat no youtube, pensava que construção é que a nossa civilização quer construir quando diariamente se violam direitos humanos de tantas crianças, sendo o caso mais mediático a crise do Afeganistão. Tantos séculos para as crianças conseguirem serem titulares de direitos e depois num acto político, religioso, cultural.... a construção do direito torna-se numa obra inacabada e destruída onde o céu dos afectos perdeu a cor. Enquanto o Mundo não se mentalizar que as crianças de hoje são os lideres de amanha, os direitos das crianças vão ficar sempre muito aquém do pretendido.
Mas nada nos impede de sonhar e acreditar que não sera uma utopia, o dia em que em vez de se escreverem livros/artigos sobre estas temáticas, vamos criar estratégias de implementação dos direitos destas crianças.
Bj utopico
Dri
quarta-feira, 28 de julho de 2021
El niño que no juega no es niño...............
Frases em que "tropeçamos":
"El niño que no juega no es niño, pero el hombre que no juega perdió para siempre el niño que vivía en él y que le hará mucha falta." - Pablo Neruda (1904-1973) poeta y escritor chileno, activista político.
quinta-feira, 15 de julho de 2021
Viva la liberta
Mais uma noite envolta das formalidades das normas APA da tese de Doutoramento. Aproveito para partilhar a beleza desta noite de verão enquanto o pc se desliga por hoje e termino o meu chá .
A noite está silenciosa . Cá em casa todos dormem . Música só mesmo nos AirPods.
Hoje acompanhei o meu trabalho com música de Jovanotti . Um músico italiano que conheci pelas mãos do meu marido no tempo de namoro mas que me tem fidelizado ao longo destes anos .
A sua discografia é vasta…..desde músicas mais calmas, a músicas de intervenção ou mesmo o som do pop italiano . No meu coração a música A Te terá sempre um lugar especial .
Mas enquanto bebo estes últimos goles bj de chá , não resisto a partilhar convosco a música : viva la liberta do jovanotti pois sem a liberdade quem somos nós ? O Jorge palma canta que a dependência é uma besta e a liberdade é uma maluca que sabe quanto vale um beijo . Talvez a liberdade seja o preço de um beijo, o preço de uma opinião , o preço de um amor ou mesmo o preço de um regime . Talvez a liberdade seja a capacidade que devemos ter de ser nós sem medo desse beijo , desse amor , dessa opinião ou desse regime .
Hoje senti-me presa as normas da APA que me cortaram as asas da liberdade de escrever no tipo de letra que me apeteceria …. Mas viver em liberdade também implica cumprir regras
Por isso , vou caminhar até a cama com a música do Jovanotti a ecoar :
Parola magica, mettila in pratica
Senti che bella è, quant'è difficile
E non si ferma mai, non si riposa mai
Ha mille rughe ma è sempre giovane
Ha cicatrici qua, ferite aperte là
Ma se ti tocca lei ti guarirà
Ha labbra morbide, braccia fortissime
E se ti abbraccia ti libererà
Bj utópico
Dri
terça-feira, 6 de julho de 2021
O perigo de ter um diário na Sex/Life......
terça-feira, 1 de junho de 2021
Coincidências do dia da criança....
É a madrugada do dia da criança e eu estou a terminar agora de escrever um recurso por violação do interesse superior do menor num processo de promoção e proteção de um menor.....
Coincidência ou não, a esta hora as palavras já são escassas mas não resisto a partilhar uma música que nos remete para a essência de ser criança: Aquarela do Toquinho
quarta-feira, 28 de abril de 2021
Será que, na Primavera, há dias cinzentos?
quinta-feira, 25 de março de 2021
O "voice laboral "
Hoje o tema da aula foi a formação de contratos de trabalho, trabalho por turnos, nocturno..... e todas as vicissitudes que tantas vezes se cruzam connosco na redação de um contrato de trabalho ou no vínculo que o sujeito tèm com a sua entidade patronal.
Após escamotearmos os artigos do código de trabalho e todas as suas interlinhas, lançei para debate um vídeo denominado o voice laboral. O vídeo já tem seis anos, mas nos tempos que correm parece tão atual. Alias diria mesmo que todos os direitos sociais conquistados desde a Revolução Industrial até aos dias de hoje, caminham para o retrocesso de todas as lutas destes direitos conquistados e que sempre tentaram dignificar o trabalhador como ser humano.
Neste momento global em que hoje vivemos (com esta pandemia) , o mundo do trabalho sofre diariamente uma permanente tensão para a adaptação de novas realidades sociais, organizativas e acima de tudo de competitividade. As empresas tentam responder aos dilemas da pandemia com novos métodos e novas formas de organização, mas esquecem-se que estas suas decisões transformam o mundo do trabalhador num mundo de incerteza quanto ao seu futuro, quanto à sua proteção social e cada vez mais aumentando a precaridade laboral.
Temos de voltar a olhar para o direito ao trabalho como ele nos é definido pela nossa Constituição. Temos de voltar olhar para o direito ao trabalho como um direito fundamental. Temos de voltar a olhar para o direito ao trabalho como uma forma de integração na sociedade por parte do individuo, nomeadamente quanto a sua capacidade de se realizar profissional e do ponto de vista bio-psico-social.
Como disse um dia Kant: O homem é o único animal que precisa de trabalhar
Para quem não conhece o vídeo, aconselho a ver:
Bj utópico
Dri
sexta-feira, 19 de março de 2021
Será que Deus é pai? Será que pai é Deus?
José Luís Peixoto, numa das suas obras, escreve que : Se Deus é pai como eles dizem, então deixa-me contar-te um pouco do amor que Deus tem por ti: Deus acredita que o amor que sente por ti é maior do que ele próprio, Deus acredita que os lugares onde está não são todos porque tem a certeza de que o amor que sente por ti é maior do que todos esses lugares, Deus acredita que não sabe tudo porque o amor que sente por ti é maior do que tudo.
terça-feira, 16 de março de 2021
Vilões vs Super Heróis
sexta-feira, 12 de março de 2021
A minha carta a Astor Piazzola
Querido Astor Piazzola,
Deveria escrever-te esta carta no dia de ontem: o dia em que completarias 100 primaveras, se fosses vivo. Mas a verdade é que ontem, o tempo voou como as notas que nos envolvem no "Libertango". O dia foi correndo entre processos, artigos, adições, leituras, almoços, telefonemas como se vivesse dentro dessa partitura que é uma viagem sem fim e que brilhantemente me fez voar pela genialidade do dia....
No entanto no rescaldo da noite, já entre lençóis, lembrei-me que me esqueci de te escrever esta carta para te parabenizar. A importância de te parabenizar é muita por teres consolidado , para mim, a genialidade com a modernidade, com a delicadeza na forma em como nos brindaste com todas as tuas interpretações de forma tão intensas.
Desde o Libertanto, a Milonga del Angel, ao Adios Nonino, ao Oblivion tem sido uma companhia em vários momentos da minha vida. Desde as noitadas a escrever a tese, desde os momentos a escrever peças processuais.... Sendo a minha maior mágoa não ter entrado no dia do meu casamento na igreja ao som do Libertango...
Ainda não te apresentei ao Alexandre porque acho que ainda não será capaz de apreciar a tua genialidade. ainda não será capaz de fechar os olhos com a tua música a ecoar nos ouvidos e voar ate a Buenos Aires......
Prometo-te que um dia vou a Buenos Aires e deixarei ecoar o teu som pelas praças da Argentina.....
Parabéns Astor, pelos bons momentos que me proporcionas e pela inspiração que a tua música é.
Bj utópico
Dri
quinta-feira, 11 de março de 2021
Mundo nos chama loucos ......
terça-feira, 2 de fevereiro de 2021
Tatuei a palavra Saudade.....
sábado, 30 de janeiro de 2021
Promessas.....
Não vou escrever sobre promessas eleitorais............
Não vou escrever sobre promessas religiosas..........
Nunca gostei de fazer promessas, sempre receie não as cumprir não por falta de tempo ou de empenho mas por circunstancias externas que contribuíssem para o fracasso das mesmas. .
Mas hoje quebrei e fiz uma promessa.......
Vivemos novos tempos, vivemos tempos em que no mesmo espaço em que escrevo peças processuais, atendo telefonemas, dou aulas, vejo o meu filho a fazer adições ou até a ler as primeiras frases e vejo o meu marido também a trabalhar. Voltamos ao mundo do ZOOM , ao mundo do teletrabalho, mas também a tempos onde o crescimento daqueles que nos rodeiam exige cada vez mais a nossa atenção.
A verdade é que apesar do lufa-lufa do dia a dia entre uma aula e outra, fazemos uma adição, fazemos um jogo em família ou conversamos mas o tempo voa. E às vezes faz-nos perder pequenos momentos, por isso hoje ao jantar, a pedido do mais novo (mas com subscrição do pai) fiz-lhe uma promessa de corrigir os exames todos que ainda me faltavam, mesmo que me tivesse de deitar de madrugada para ser um fim-de-semana só os três de brincadeira, jogos e actividades em confinamento.
A verdade é que só terminei agora (04h00)....foi um caminho longo para corrigir tudo sem falhas , mas vai valer a pena porque, para além de muitos sorrisos e mimos, amanhã sei que vou estar a cem por cento para eles. E com a garantia do meu filho: " mãe se quiseres ou precisares de fazer uma sestinha de tarde porque te vais deitar tarde, eu também faço contigo....."
Afinal às vezes há promessas que conseguimos cumprir em prol do sorriso daqueles que nos enchem o coração e a alma.
Bj utópico
Dri
segunda-feira, 25 de janeiro de 2021
O pós-eleições.......
quinta-feira, 14 de janeiro de 2021
As presidenciais num Jogo de Xadrez
Estamos a dez dias da data da votação das Presidenciais. Anteontem quando via o debate na RTP com todos os candidatos ao cargo, pensei que a analogia perfeita seria um jogo de xadrez. Talvez sejam influencias da série Gambito de Dama da Netflix....Mas a verdade é que todos tentaram fazer cheque mate com a mesma peça: a Constituição como demonstração do amor a este País.
Diria mesmo que só ouço falar tantas vezes da Constituição nas minhas aulas de Direitos Humanos, mas nas aulas a ideia é sensibilizar os alunos para a importância da nossa Constituição e os princípios que a mesma defende.
Nos debates não gosto de ver usar a Constituição como Bandeira....... Não gosto de ver a Constituição como uma peça de xadrez..... Não gosto de ver a Constituição como uma "arma" de campanha que depois todos esquecem quando almejam o pretendido..........
Talvez seja altura de aqueles que olham para a Constituição como a peça do Xeque-Mate, lerem com atenção a mesma começando logo pelo seu artigo 1..... Tratemos os portugueses com a dignidade que a Constituição nos pede, e prometam metas que possam cumprir em tempos difíceis.
Como digo muitas vezes aos meus alunos, olhem para a Constituição como a Trave mestra deste País, senão como canta o Jorge Palma nunca mais vamos deixar de ter um " pé numa galera e outro no fundo mar "
Bj utopico
Dri
Youtubers, política e redes sociais: quem está a influenciar os jovens portugueses?
Estava a ver uns vídeos no YouTube, quando comecei a pensar : será que os nossos adolescentes estão mesmo a aprender política nas escolas ou...
-
Escrevo este texto, depois de ter ido espreitar o meu filho e observa-lo a dormir tranquilamente. As suas respirações profundas enchem o qua...
-
Esta pergunta ecoou em mim, pela primeira vez, na adolescência, quando mergulhei nas páginas do livro O Mundo de Sofia. Na altura, achei qu...
-
Existem momentos na vida que não precisam de muitas palavras. Às vezes, basta um simples abraço para expressar tudo o que sentimos, e foi ...