sábado, 10 de dezembro de 2011

Ontem, hoje e amanha

Esta semana podia definir-se como Ontem, Hoje e Amanha.Foi a verdadeira loucura: ontem era tarde para resolver, hoje o dia e tantas vezes acabou por se resolver amanha.Mas a vida, há quem diga é isso mesmo.

Não obstante, o burburinho jurídico da semana, fica aqui a lembrança ao lançamento do novo cd de jose cid e as historias do mundo e do pais. Alias recorrendo ao Jose Cid podemos dizer Adieu, adio auf wiedersehem as visitas ao hospital porque as urgências vao ficar muito caras.

Mas continuemos as visitas pelas musicas do rei, rapidamente descobrimos que pela Federação se canta como o macaco gosta de banana eu gosto de ti, ou seja, tudo corre atras do lucro, do protagonismo...ninguem procura a dignificação do futebol.

Mas ate as condicões climatericas estao de acordo com o cid pois cai neve em nova iorque e no meu pais faz sol.. esperemos que pelo menos o sol seja para ficar.

Bem, tanta musica, por quem quem sabe nasci para a musica, mas mais vale deixar-vos o Cid e curtir pelo fim de semana:



bj utopico
Dri

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

sábado, 3 de dezembro de 2011

Michael buble e o cheiro a natal

ja cheira a natal.... deitada no sofa acompanhada de uma chavena de cha a media luz nao resisto a ouvir musicas de natal ao som do novo cd de michael buble..



bj utopico
dri

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Fugi......

Fugi da escrita.
Fugi da vontade de escrever.
Cedi a preguiça.
Cedi ao trabalho.
Cedi ao tempo.
Mas hoje decidi quebrar este desaparecimento. Até porque sinto falta de escrever e falta de sentir o bater das teclas quando as minhas ideias fluem. Volto aqui no dia em que se festeja a restauração da independência. A verdade é que hoje me apercebo que neste hiato tempo de ausência pelo blog devia ter festejado os 4 anos do mesmo pois ja se passaram 4 anos desde que o criei.  Os anos passam e o próprio blog já deu tantas voltas: já falou de politica, de amores, da vida, de musicas, de imagens... mas acima de tudo foi e sempre será uma presença na minha vida. Hoje faço a sua restauração... uma restauração diferente daquela que se passou em 1640 mas uma restauração de vontade de matar a saudade de escrever seja por puro prazer sobre o dia ou mesmo sobre tantos assuntos que palpitam a minha volta e a volta do pais.

Mas hoje para voltar a minha escrita deixo-vos uma musica que ja publiquei um destes dias no facebook: Silencio e tanta gente de Maria Guinot. A letra é bela... mas eu prometo voltar..
bj utopico
Dri

domingo, 23 de outubro de 2011

sábado, 22 de outubro de 2011

Mass media e Kadafi

"Líbios querem ver corpo para ter certeza de que Kadafi morreu" este é o titulo de algumas manchetes de jornai. é lamentavel , por parte dos mass media, as imagens que passam da morte de Kadafi. Acima de tudo a dignidade da pessoa humana pois independentemente das atitudes reprováveis do mesmo, este não merece ser julgado desta forma em praça publica e para o mundo de forma cruel.
Alias diria mesmo que e reprovável o papel dos mass media que insistem desde a data da sua morte nas imagens do ditador em sofrimento. Sem duvida que Kadafi foi um ditador para a Libia mas a sua passagem pelo pais pois lembre-se que pôs fim ao desenvolvimento de armas de destruição de armas de destruição em massa ou mesmo pressões politicas e sanções internacionais.
Dai o meu apelo aos direitos humanos e reprovável a atitude dos mass media.

bj utopico
Dri



quarta-feira, 19 de outubro de 2011

utopia da semana

A utopia da semana devia ter sido colocada na segunda ou ate no domingo. mas os dias andam loucos... muito loucos.
Estamos a meio da semana mas ainda a tempo: "Eu não evoluo, sou." Pablo Picasso


bj utopico
Dri

momentos de outrora

Ha dias que o cansaço é tanto que só apetece ouvir como em momentos de outrora:


bj utopico
Dri

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

O fim dos feriados....

Hoje pode ler-se que: O Governo vai mesmo reduzir o número de feriados que os portugueses poderão gozar já em 2012, pretendendo ainda colar outros ao fim-de-semana, para evitar as pontes, avança hoje o DN.

Noticia badalada mas na realidade faliciosa...pois no ano de 2012 a maioria dos feriados calham em periodo de fim de semana... .enfim nao sei se será o fim dos feriados que vai contribuir para uma maior produtividade. Que tal antes pensarmos em medidas motivadoras de produtividade? que tal incentivar os trabalhadores? 

bj utopico
Dri

domingo, 9 de outubro de 2011

10 dias...

O que podemos fazer em dez dias? Dez dias sinonimo de….?


10 dias perdida pelos trilhos da Floresta Negra e pela Suiça….
10 dias em que aprendi a importância das relações humanas, laborais e maneira de estar e ser de um povo. 10 dias sinónimo de sorrisos, chuva, sol, caminhadas, festas, trabalho e por vezes saudade…..
10 dias de fotos dos mais diversos cenários…..
10 dias de luta com a língua alemã…..
10 dias marcantes que me fazem trazer estes trilhos comigo com a promessa de voltar……
10 dias de chocolate…..
10 dias de provas de bebidas e comidas típicas…..

Enfim, 10 dias volvidos, o cheiro a maresia e o “nosso” sol aquecem-me a pele e revigoram-me para a semana de trabalho que me espera.

Bj utópico
Dri

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Há uma musica do povo.....

Nestes dias na zona da Floresta Negra alemã, a música cantada por Mariza e que dá titulo a esta missiva, ganhou outro significado. Sentada da janela do meu quarto a olhar para arvores e para as casas que me circundam reflicto que “há uma música do povo nem sei dizer se é um fado….”. é mesmo verdade cada povo, sua música, sua tonalidade. A melodia que nos move distingue-nos na perfeição entre todos. Alias som esse que nos ouvimos nas palavras, nos grunhidos ou mesmo na atmosfera de um autocarro ou comboio.

Portugal um pais a beira mar plantado em crise a viver com a troika sob o jugo do poder alemão. Esta é a melodia que se ouve em Portugal mas aqui apesar de toda a disciplina e organização ouve-se uma melodia repleta de arquétipos conservadores e que inconscientemente, ou não, continua a tentar perpetuar a raça pura tão apregoada por Hitler. Sem dúvida, um país organizado, evoluído, trabalhador mas no entanto repleto de pequenos arquétipos sociais que os transformam.

Senão vejamos, começando pelo mais simples, o ser do sexo menino é Fraulein antes de casar e ganhar o titulo de Frau após casamento. Até aqui nenhum problema, mas esmiuçando a questão a Frau, obrigatoriamente e automaticamente, ganha o ultimo nome do marido, ou seja, significa que a partir daquele momento perde a sua individualidade, perde a sua essência e será sempre Frau X. Será correcto termos 50 ou mais anos de casamento sempre a ser conhecidos pelo nome do nosso marido? E o principio da individualidade de cada um? E o Principio da nossa dignidade enquanto ser único? Todos estes princípios e os demais, se perdem no trato social deste pais, ou seja, a mulher após o casamento passa a ser propriedade do marido. Um conceito estranho e enigmático em pleno secúlo XXI. Alias um conceito que pensei que estivesse perdido no tempo….

Todavia o trato social por aqui também têm outros traços conservadores, nomeadamente pela necessidade que os mesmos sentem de mostrar aos outros que são espécie única. Facto que se nota com a questão da nacionalidade uma vez que os filhos nascidos na Alemanha de pais portugueses ou pai português e mãe alemão, não adquirem a nacionalidade alemã nem a dupla nacionalidade. Ao contrário do que acontece em Portugal e noutros países, aos 18 anos a criança tem de optar qual a nacionalidade que pretende ter. Questiono-me será uma forma de travar a emigração? Será uma forma de indirectamente lutar para que a espécie perdure intacta e sem sangue endógeno? As hipóteses podem ser variadas, mas a verdade é que por todas as cidades em que circulo me cruzo diariamente com imensos emigrantes. Ou seja, este país já precisou deles e continua a precisar.

Enfim, reflexões a janela ao som de música portuguesa que nos aconchega e nos relembra a melodia do nosso país. Um pais que também trava luta diária contra os seus defeitos mas que por muitas criticas continua a ser o meu berço. Como cantava Paulo Vaz de Carvalho num hino para uma campanha de um partido Politico: “Temos um pais no peito dentro de nós a pulsar, é esta terra que é feita de tanta terra tanto mar, é esta terra que é feita do azul que faz o mar, é esta gente uma ideia um porto para sonhar….”

bj utopico
Dri

domingo, 2 de outubro de 2011

utopia da semana

"Um ditador não passa de uma ficção. Na verdade, o seu poder dissemina-se entre numerosos subditadores anónimos e irresponsáveis cuja tirania e corrupção não tardam a tornar-se insuportáveis." Fonte - Ontem e Amanhã Autor - Le Bon , Gustave

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

O fenómeno secret story no Ginásio

Esta semana, todos os dias em que fui ao ginásio, deparei-me com um fenómeno sui generis no ginásio. A sala das máquinas tem LCd's nos diversos canais. Sem duvida, uma optima ideia pois permite que o caminhar na passadeira ou o pedalar nas bicicletas estáticas se torne mais leve, pelo menos para mim. No entanto, esta semana os canais AXN ou  FOX foram substitudos pelo canal do Secret Story directo (pelo menos num dos aparelhos electronicos).
Como podem imaginar, causa todo o tipo de reacções e comentários. Por sorte ou azar, nas horas a que fui ao ginásio a população masculina estava em maior número, logo como podem imaginar as reacções as imagens foram tipicamente masculinas, ou melhor, tipicas do macho latino. Mais concretamente, tentando transmitir-vos a imagem destes machos, alguns chegavam mesmo a ficar com o peso na mão enquanto viam as beldades do programa de fio dental no ecran. Chegando mesmo a juntar-se em grupos de quatro para analisar bem a cor do biquini..... só lhes faltava babar.
Acredito que algumas mentes leitoras deste post, pensem que é uma questão minha de inveja por almejar ter um corpinho assim. Mas a verdade é que mesmo que o almejasse ou mesmo que o tivesse  não me exponha daquela forma a frente de uma camara de televisão. A verdade, e que os momentos que vi no ginasio, transparecem um programa de televisão pior que o banal,ou seja, "roçando" tantas vezes o degradar do ser humano para atingir a fama na vida. Confesso que no anterior Secret Story dei umas espreitadelas e das mesmas não notei esta promiscuidade e nudez que no ginasio vi. Talvez os padrões do programa sejam outros ou talvez seja uma táctica de marketing para subir as audiencias ou mesmo uma táctica para tentar que os portugueses não pensem na crise.
Mas a verdade é que o fenomeno do programa persegue-me pois, para além do ginasio, tem outdoors no caminho do escritorio e mesmo de manha a ler o jornal encontro reportagens sobre o mesmo. Alias reportagens exaustivas das historias de vida que preenchem aquele programa e os sonhos que cada um tem.
Não sei se serei eu que estou desactualizada ou não, mas a verdade é que este fenómeno promiscuo parece causar grande sucesso no ginasio e no publico quer masculino quer feminino. Só espero não assistir qualquer dia a um peso a cair num pé ou mesmo a uma paragem subita na passadeira pelas imagens que a tv passa. Mas prometo novos desenvolvimentos se tal acontecer......

Bj utopico
Dri

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

21 de Setembro - Alzheimer

O mundo das redes sociais fez chegar até mim a imagem que coloco hoje neste post. Vale a pena partilhar e recordar uma das doenças que cada vez mais transtorna a sociedade.... por isso sejam felizes e aproveitem o dia a dia....

bj utopico
Dri

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Utopia da semana

"O homem põe tanto do seu carácter e da sua individualidade nas invenções da cozinha, como nas da arte." Fonte - Notas Contemporâneas Autor - Queirós , Eça

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

"A contrario" de Luis de Camoes

Regressada de um casamento, não resisto a abrir o computador sentada em cima da cama para escrever ao som de uma musica calma. Claro que não vou fazer comentários ao casamento pois o mesmo pautou-se por dignidade e discrição. Um casamento soft mas com glamour. Alias onde a beleza do amor dos noivos se entrelaçou com a juventude dos mesmos e a juventude dos convidados do mesmo.


No entanto, em certas alturas, como mulher que sou, não resisti a sentar-me e apreciar a festa. Apreciação essa que me levou a potenciar a questão de como sentimos o amor de formas diferentes. Adoro observar as pessoas, os seus gestos e mesmo as suas atitudes. O poder de observar mostra-nos a sua essencia e tantas vezes permite que os seus olhos ou mesmo gestos nos contem o que move a sua alma.

Hoje observei o amor, ou seja, amor que se ve entre os noivos, pais e filhos, irmaos mas tambem a falta de amor ou mesmo o recordar de um amor distante. Alias diria mesmo que atraves da observação das pessoas este sentimento contraria a definição de Luis de Camoes de amor como "fogo que arde sem se ver" . A verdade é que o amor é uma emoção, um sentimento.que se ve, se sente, se ouve ou mesmo se degusta. Pode parecer uma conclusao demasiado obvia mas que senti ao olhar para os convidados que componham aquele casamento.

Senao vejamos, o amor viu e sentiu-se naqueles dois jovens que hoje assumem um novo projecto nas suas vidas. O amor sentiu-se e viu-se nas familias destes dois jovens que acarinharam os mesmos ou mesmo quando os mesmos partilharam com a familia os pequenos momentos de felicidade. O amor sentiu e viu-se nos casais que como convidados com as suas familias partilharam emoçoes riram e criaram entre eles momentos de alegria. O amor sentiu-se e viu-se quando casais recordavam o seu casamento. O amor viu-se nos convidados mais jovens que acompanhados de namorados e namoradas apreciavam os momentos com pequenos momentos de carinho.
No entanto, o amor nem sempre se ve ou ouve ou sente associado a felicidade. Encontrei olhos perdidos pela solidao de estar so num dia destes, olhos emocionados por as imagens de amor relembrar tempos de outrora, olhos tristes porque deixaram de acreditar neste sentimento, olhos revoltados porque acreditam que o amor e um sentimento ingrato.

Talvez o padre da homilia, entenda que o amor é assim e acima de tudo abnegação do outro porque isso é o verdadeiro sinonimo de amor. Mas sou tentada a voar mais longe, sou tentada a pensar que o amor é uma balança dificil de equilibrar. Uma balança onde os pratos correspondem a felicidade e a tristeza, ou seja, Pratos que na minha optica não deviam sempre andar equilibrados pois a felicidade trazida pelo amor na uniao de dois seres devia ser superior a tristeza de sentir que o amor fugiu entre as maos como uma gota de agua que se esvanece. Enfim um sentimento complicado, mas que na minha observação, me fez pensar que aquilo que vi se resume a uma grande magoa de muitos pelo amor, ou seja, por um amor dificil que já teve momentos de felicidade ou de um amor que fugiu e deixou a viver na solidao.

Talvez o post pareça muito lamecha ou emotivo mas a verdade é que cada vez mais concluo que ganhavamos mais nas relações interpessoais se observassemos os nossos amigos, quem nos rodeia e acima de tudo lhe observassemos os seus olhos pois os mesmos nos vao mostrar a sua alma. Enfim pletei-o pelo fim do egoismo puro e por ideias pre concebidas como que o amor e fogo que arde sem se ver porque este ve-se nas atitudes, sente-se no toque e ouve-se nas palavras.

Paralelamente, a este pensamento divergente de Camoes, vou continuar a observar. Espero que com as minhas observações o meu amor por mim e por aqueles que eu amo lucre porque os posso ajudar. O casamento de hoje para mim chegou ao fim mas espero que o amor perdure entre aqueles jovens, tal como espero que os olhos perdidos, tristes e confusos com este sentimento encontrem seu rumo.

bj utopico
Dri

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

utopia da semana

"Os homens podem ter várias espécies de prazer. O verdadeiro é aquele pelo qual eles deixam outro." Autor - Proust , Marcel

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Trabalho...

A primeira semana de trabalho, apos ferias, esta quase a terminar. No entanto, que tal já pensar no proximo destino de férias:


bj utopico
dri

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Freddie Mercury

Hoje Freddie Mercury se fosse vivo completaria 65 anos de idade. Vale a pena recordar o cantor e os seus feitos. Dai os meus parabens ao Google que retrata uma justa homenagem e de gramde criatividade.

No entanto, fica a musica, escolhida entre muitas de grande valor,



bj utopico
Dri

domingo, 4 de setembro de 2011

sábado, 3 de setembro de 2011

Duas raparigas, dois extremos, duas noticias....


Ontem duas noticias causaram em mim uma certa urticaria. Nas duas noticias, o alvo é uma criança do sexo feminino na faixa etaria até as 7 anos de idade. Acresce ainda que as duas noticias partilham o pavor a quem ouve ou le as mesmas.
Mas vou tentar ser mais explicita, pormenorizando as noticias em questão. A noticia portuguesa pode ler-se em http://www.tvi24.iol.pt/acredite-se-quiser/psp-afurada-vila-nova-de-gaia-queixa-boneca-tvi24/1277439-4088.html e descreve uma criança que se deslocou até a PSP em Vila Nova de Gaia para apresentar uma queixa de um desaparecimento de uma boneca. A PSP, conforme se pode ler, sensibilizada pelo assunto comprou uma boneca para a criança. A noticia asiativa, que se pode ler e ver em http://www.sabado.pt/Ultima-hora/Mundo/Crianca-de-quatro-anos-conduz-o-carro-de-familia.aspx, e conta a historia de uma criança chinesa ao volante de um automovel numa estrada movimentada a conduzir com indicações do pai.

Duas crianças que nos dois extremos no Mundo, com as suas atitudes fazem apelar ao bom senso e a responsabilidade dos pais. Na primeira noticia, critico a atitude da PSP quer quanto a atitude de comprar uma boneca como a atitude face a apresentação da queixa. De acordo com os canones legais, a atitude da PSP deveria ter questionado esta criança pelos pais e depois averiguar como os pais permitiram que uma criança de sete anos se desloca-se na companhia de um miudo de dez para reclamar o desaparecimento de uma boneca. Mas a verdade é que a atitude dos pais ou falta dela, passa incolme e a PSP perde o seu tempo nas compras e a divulgar nos mass media esta atitude como se de uma acto heroico se tratasse. Alias, a propria posição da familia reflecte tambem um desrespeito pela força de autoridade ao mandar a criança a PSP ou como se pode ler quando se ri da situação.
Acresce ainda que, a noticia chinesa pauta-se também por falta de responsabilidade parental. Mas mais uma vez privilegia-se a divulgação destas noticias em vez de se privilegiar um puxao de orelhas aos pais incumpridores ou mesmo pais que na tentativa, frustrada na minha optica, tentam transformar os filhos em crianças felizes com atitudes infantis.

Enfim, já dizia o Fernando Pessoa: Mais vale ser criança do que querer compreender o mundo.

bj utopico
Dri

Amigos Coloridos?



A tarde esteve chuvosa mas contrariei a tendencia de ficar a preguiçar no sofá. Fui até ao cinema ver um filme leve, mas uma agradável surpresa: Amigos Coloridos.
Na sinopse do filme pode ler-se: "Dylan e Jamie pensam que vai ser fácil manter a sua amizade, adicionando um ingrediente extra... o sexo. No entanto, rapidamente vão descobrir que uma relação física traz sempre complicações."  Tudo indicava para ser mais um comédia romantica com sexo a mistura. No entanto, admito que se revelou uma surpresa.  Um filme com cenas rápidas, com movimentação, boa prestação dos actores, um enredo difirente e acima de tudo com uma perspectiva diferente.

Agora a pergunta que fica no ar é: será que é possivel manter uma amizade colorida? Na verdade no filme a mesma nao se concretiza pois terminam apaixonados um pelo outro. No entanto, sou tentada a reflectir sobre a questao. Sera que a amizade colorida funcionaria se ambos estivesse apaixonados por outras pessoas? Sera que a amizade colorida é funcional no ser humano? será que o ser humano consegue interagir meramente fisicamente com alguem?
Se pensar friamente (colocando uma pedra no lugar do coração), entendo que seja possivel dois seres humanos terem uma amizade colorida no sentido da expressão em causa uma vez que ambos "matam" um desejo ou uma vontade do corpo. Sucede que, o ser humano não é tão calculista ou tão frio como gosta de transparecer e como tal os sentimentos ou mesmo as emoçoes transparecem na pele mesmo com uma amizade colorida. Dai entender que uma amizade colorida para conseguir sobreviver tem de ter principios e limites muito vincados mas acima de tudo quem se envolve nela não deve estar a procura da paixao.

No entanto revela-se um mundo completamente desconhecido para mim. Vivo as amizades de forma monocolor. Alias coloridas só as fotos dos bons momentos.

Enfim, fica uma das ideias do filme, que será sempre um bom post a desenvolver, o importante não é como quem dormes na sexta mas sim com quem queres passar a manha de sabado....

bj utopico
Dri




quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Os ultimos cartuchos

Os últimos cartuchos das ferias são gozados ate domingo. Entre viagens, passeios, papeis, leituras, sornas no sofá, existiram também momentos banais como ver  televisão... algo que durante o período laboral tantas vezes não consigo fazer. Aproveitei para fazer um zapping entre novelas, documentarios, debates, noticias... a variedade foi bastante mas nem sempre proveitosa.

Hoje durante a hora de jantar, não resisti a engasgar-me quando ouvi a noticia sobre o jogador da selecção nacional. Alias atitude que, sem especulações me parece um amuo de um menino mimado a quem tiram um brinquedo. Atitude alias que jamais esperaria de alguém com currículo tão distinto no mundo de futebol. Todavia o mundo do futebol continua podre, se pensarmos nas milhentas confusões com árbitros, com dirigentes, com transferencias que já aconteceram no inicio da temporada. A única vantagem deste mundo pobre de valores e princípios e o trabalho que dão aos jornalistas. As massas editoriais nem devem acreditar conseguir explorar estas tricas e dicas do mundo do futebol como forma de ter audiências e mesmo noticias.Acredito que possam pensar que tou a ser pretensiosa ou critica por futebol não ser a minha área de eleição, mas pedia-se mais elevação a este senhor ou mesmo elevação aos adeptos que agridem jogadores.

Trabalho diariamente com pessoas. Felizmente ou Infelizmente encontro de tudo. Alias estas ferias tive tempo para naufragar nos meus pensamentos no poder do ser humano. O homem que hoje conhecemos amanha transforma-se sem explicação sem antecedentes ou mesmo sem recuos. Criando ainda um fenómeno de contagio e originando uma sociedade estranha. Uma sociedade que debate os amuos de um jogador de futebol, uma sociedade onde se falsificam documentos, uma sociedade que não tem limites a obtenção de lucros ou  Chegando mesmo a questionar-me se não serei eu que estou errada por viver ainda dentro de certos princípios.

O post já vai longo, mas reflectindo sobre as ferias, estas foram Tao férteis em transformações... Será que algum dia as vou entender? Será que algum dia vão ter recuos? Será que algum dia vou conseguir conhecer quem me rodeia? Não sei responder mas sinto no ar que, ao contrario do que digo muitas vezes a minha amiga mariana, não e a vida que e uma tombola mas sim todos os minutos do dia se transformam numa tombola. No entanto, transformações a parte vou voltar as minhas ferias e aproveitar os últimos cartuchos mas com uma certeza sem televisão porque para ver amuos de meninos ou meninas basta tantas vezes olhar para o lado no dia a dia.


bj utópico
Dri

domingo, 28 de agosto de 2011

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Smurfs...

Cresci a brincar e a ver os Estrunfes.
Hoje deixei que o meu lado de criança viesse ao de cima. aproveitei que a tarde estava quente e escapei ate ao cinema somente eu no meu lado infantil. A verdade é que a sala estava cheia de crianças e mts pais, provavelmente contrariados, mas eu com o meu pacote de pipocas, ri muito e digo valeu a pena escapar a piscina para ir ao cinema.~

deixo-vos o trailer para abrir o apetite:


bj utopico
Dri

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

utopia da semana

"Não há ninguém, mesmo sem cultura, que não se torne poeta quando o Amor toma conta dele." Platao

bj utopico
Dri

domingo, 14 de agosto de 2011

Vale a pena visitar...


Porque férias não pode ser só sinonimo de praia, leitura e relax. Vale a pena gastar oito euros e visitar o Museu do Prado.
Alias deixar-nos voar pelas milhentas salas e perdermo-nos nos quadros que povoam o mesmo....

Se nao podem visitar , fica visita online:http://www.museodelprado.es/

bj utopico
dri

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Porto canal: o vaticínio


Em 18 de março de 2011 escrevi neste blogue:

Ontem pode ler num jornal online que "O FC Porto vai passar a controlar o Porto Canal a partir do Verão, provavelmente em Junho ou Julho, e imprimir-lhe uma orientação própria, que no entanto não deve seguir as que são comuns destes canais temáticos de clubes desportivos, tipo Benfica TV ou Real Madrid TV, mantendo-se como um canal generalista de inspiração portista."Apesar de todas estas falinhas mansas que se escrevem em acordos preparatorios, a expressão orientação própria é significativa. Mesmo para aqueles que são mais optimistas, pressinto que vai ser o fim de um canal de cabo que nos ultimos semestres tem vindo a aumentar a sua popularidade.Alias, canal que se pautava por em termos desportivos, manter acima de tudo a liberdade de expressao permitindo a clubes como o Braga e o Vitoria de Guimarães terem um assento nos programas de comentario.Mas, a parte do futebol, o canal ultimamente como mostra do seu crescimento abriu delegações em vários pontos da zona norte como Vila Real ou Guimarães.é lamentavel que o canal, por diversos motivos que aleguem, perca a sua individualidade deixando-se comprar por um clube do futebol que vai orienta a sua programação.Alias clube esse que se pretendia ter um canal, dada a sua quantidade de dinheiro, podia ter feito como é o exemplo de tantos clubes nesta europa....
Para mim isto é o fim do porto canal.....

A verdade e que fui acusada de ser dramatica mas a verdade e que desde ontem que o vaticinio se concretzou veja-se como exemplo o fim do programa a bola e redonda que foi substituido por um programa sobre o FCP... somente o FCP.

Lá se vai o porto canal...

bj utopico
Dri

Feeling good


Vale a pena ouvir...

bj utopico
Dri

terça-feira, 2 de agosto de 2011

segunda-feira, 18 de julho de 2011

A prenda no fim do ano escolar

Fui jantar com uma colega de escritorio. Ainda nos espera uma noite de trabalho.
O silencio imperou na refeiçao talvez devido ao cansaço.
O cafe estava semi vazio: um conjunto de homens a discutir futebol e na mesa a nossa frente um casal com o filho numa refeição normal onde o filho reclama que nao quer comer a sopa e os pais fazem o seu ar de mau. Ate que o filho questiona: pai que me vais dar de prenda de fim de ano?

E depois dispara uma serie de gadgets electronicos

Aquele momento fez-me recuar ao dia em que transitei para o quinto ano de escolaridade e tive uma bicicleta de montanha. Recordo como fosse hoje o momento em que fui com o meu pai e o meu avo materno a uma superficie comercial comprar a mesma. Dia de grande emoção. Andar envolta em biclicletas, em cores... e escolher aquela. Aquela que durante muitos veroes foi o meio de passear entre caminhos, idas ao pão e corridas.

A verdade é que ainda hoje ela esta la e me traz a memoria da minha infancia.

Voltei ao meu jantar e eis que penso que se perdeu ate o valor das prendas.... ate como o verao se perdeu no dia de hoje pelo porto.



bj utopico

Dri

domingo, 17 de julho de 2011

utopia da semana

"A arte de governar consiste em não deixar envelhecer os homens nos seus postos."
Napoleão Bonaparte

bj utopico
Dri

utopia da semana

"Não há ninguém, mesmo sem cultura, que não se torne poeta quando o Amor toma conta dele."
Platão

bj utopico
Dri

sábado, 16 de julho de 2011

Itália... Bem-vindo!

Hoje pude ler que Itália adopta definitivamente um plano de austeridade.O Parlamento italiano deu o sinal verde definitivo para um plano de austeridade reforçado que tem como objectivo evitar um contágio da crise da dívida em Itália e proteger o país do ataque dos mercados.

Bem a vontade que resta a dizer a Itália Bem-vindo a este nosso mundo de crise, na voz do novo single de Susana Felix:


bj utopico
Dri

Um som a nostalgia...

um Jantar com uma amiga e recordaçoes de outros tempos, fazem-me partilhar esta musica:



bj utopico
Dri

quinta-feira, 23 de junho de 2011

quadras de sao joao


A fogueira eu saltei
Na noite de São João

E toda a noite marchei

Com meu arquinho e balão


Na noite de São João

Mandei embora a tristeza
Houve sardinhas com pão
E muito sobre vinho na mesa

Encontrei estas quadras e há que partilhar em vespera de sao joao.
Bom sao Joao

bj utopico
Dri

domingo, 19 de junho de 2011

utopia da semana

"Há épocas de tal corrupção, que, durante elas, talvez só o excesso do fanatismo possa, no meio da imoralidade triunfante, servir de escudo à nobreza e à dignidade das almas rijamente temperadas." - Alexandre Herculano.

bj utopico
Dri

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Santo António


Santo António de Lisboa
Era um grande pregador
Mas é por ser Santo António
Que as moças lhe têm amor

No baile em que dançam todos
Alguém fica sem dançar.
Melhor é não ir ao baile
Do que estar lá sem estar.

A caixa que não tem tampa
Fica sempre destapada
Dá-me um sorriso dos teus
Porque não quero mais nada.

Quadras de Fernando Pessoa


Bom santo antonio!
Bj utopico
Dri

domingo, 12 de junho de 2011

utopia da semana

"O povo português é, essencialmente, cosmopolita. Nunca um verdadeiro português foi português: foi sempre tudo."
Fernando Pessoa
Bj utopico
Dri

sábado, 11 de junho de 2011

Se a moda nudista pega em Portugal.....


Não condeno as praias de nudistas e os acampamentos dos mencionados. Todavia a noticia que citarei, causa-me alguma estranheza, veja-se pelo titulo Percursos pedestres para nudistas:

Quem pensa que a prática de nudismo está confinada a praias pouco frequentadas ou a comunidades discretas engana-se. Há um ano que a Alemanha inaugurou percursos pedestres para nudistas e agora alguns nudistas da vizinha Suíça querem seguir o exemplo.

Apesar de na Alemanha não terem existido até à data problemas legais, estando os caminhos identificados com sinais que advertem para a possibilidade de quem escolher aquele trilho se poder deparar com uma pessoa nua -“se não quer esbarrar contra uma pessoa nua páre aqui”, dizem os letreiros -, a iniciativa foi recebida com alguma polémica na própria comunidade de nudistas.

O presidente da associação dos naturistas alemães classificou de “neuróticos e psicopatas" os adeptos desta nova versão de pedestrianismo.

Os fãs da actividade, tanto na Alemanha como na Suíça, rejeitam o rótulo, mas actuam com alguma precaução. No lado helvético da fronteira, onde a prática ainda não é legal, alguns daqueles que se atrevem a fazer percursos pedestres nus levam consigo uma peça de roupa, para o caso de serem surpreendidos e puderem ferir susceptibilidades.

Um nudista suíço, citado pela revista Time, refere que, ocasionalmente, faz-se acompanhar de um lenço. “Rapidamente me tapo e o conflito é evitado”, diz. -www.ionline.pt


Acredito que esta medida pode ferir susceptibilidades. Nem quero imaginar o passeio a beira mar ou o passeio pela natureza e esbarrar no nudista....


bj utopico

Dri

quarta-feira, 8 de junho de 2011

O simbolismo de um vestido de noiva

Se pensarmos numa definição de vestido, ocorrer-nos-a que é uma peça de roupa feminina que se pode usar num dia de festa ou no dia a dia conforme o tecido do mesmo, o feitio ou mesmo a cor.

No entanto, esse vestido pode assumir um especial contexto quando inserido num cenário de casamento. Admito que até ao passado sábado, olhava para o vestido de casamento como um tique proprio da noiva e só da noiva. Mas tudo se transforma quando juntamos um grupo de amigas e vamos as compras.

A verdade é que entre folhos, lantejoulas, saiotes, se descobre a verdadeira essencia de um vestido. Alias Vestido que é sempre único para qualquer noiva pois se há algo que aprendi pelas rondas das lojas de noiva é que vestido é unico uma vez que o mesmo vestido não fica bem a duas pessoas.









No entanto, aliando o vestido do noiva a amizade, a simbologia do mesmo ganha outra cor ou mesmo outro sentido, ou seja, façamos um pequeno exercicio: 5 amigas mais a noiva dentro de um provador e rodeadas de milhentos vestidos.... A solução do mesmo é facil: muita risota, muitas opiniões, muitas fotos, muitas sugestões e depois de pelo menos uma hora a escolha surge ate de forma unanime.




Acredito que este vestido no dia vai ter outra simbologia pois apesar de simbolizar a noiva em si contem nele entrelaçado os fios da amizade, das risotas, das opinioes....




Em suma que seja um dia feliz.




bj utopico


Dri


domingo, 5 de junho de 2011

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Dia da criança

Decidi fazer um exercicio: fechar os olhos e tentar encontrar os cheiros, os barulhos, e as historias de criança. Por momentos, dei comigo a sorrir porque me recordei do tempo em que inocencia era uma tónica e em que via o mundo com os meus caracois ao vento de uma forma pura....

Cresci mantenho a inocencia e os caracois. Mas o tempo de ser criança deixa no ar uma nostalgia que contrabalança com a criança que ainda vive dentro de mim em certos dias.

Mas hoje como é o dia deles, fica uma música que me recorda a minha infancia:



bj utopico
Dri

terça-feira, 31 de maio de 2011

Saudades de escrever......

Hoje senti saudades de escrever.
Hoje senti saudades de olhar para o mundo atraves da escrita.
Hoje senti saudades de voar pelas palavras e flutuar no mundo das letras.
Por isso, mesmo com o sono a piscar, não resisti. Sentei-me no sofa e deixei que a vontade se apodera-se dos meus dedos.

Podia escrever sobre a politica, sobre o futebol, sobre a vida... mas decidi escrever sobre dignidade da pessoa humana.

5 anos de curso a falar do principio da dignidade da pessoa humana, na barra dos tribunais ouço varias vezes em alegaçoes falar sobre o principio da dignidade da pessoa humana, nas aulas de mestrado ouço falar de dignidade da pessoa humana e depois paro para ler as noticias e descubro jovens que são espancados ou violentados por telemoveis ou namoros malogrados. Será que não será altura de expandir este principio a sociedade lembrando a todos que como seres humanos nao temos de ser reformatados pela religião que temos ou mesmo pelos valores que defendemos. Apesar de lidar tantas vezes com processos judiciais, de indole penal, o espancamento da jovem fez-me pensar. No inicio achei a prisao preventiva exagerada, mas depois de reflectir sobre o assunto e , por muito cruel que possa parecer, acredito que a medida esta repleta de razao. Talvez fosse necessario que a justiça fosse mais vezes pensada desta forma... Como ouvia hoje dizer o juiz devia decidir no silencio do seu gabinete de forma justa e adequada....

Mas a verdade é que a juventude de hoje é um alvo de preocupação. Um destes dias ouvia um jovem dizer que os muculmanos tem de ser reformatados e adaptarem-se ao ocidente... "reformatar"...mas será o jovem o que esta a pedir? será que quem nasceu na liberdade anda atras do livre arbitrio? Isto assusta-me...

Enfim... precisamos de mais aulas de etica na faculdade

bj utopico
Dri

domingo, 29 de maio de 2011

utopia da semana

"O prazer do amor é amar e sentirmo-nos mais felizes pela paixão que sentimos do que pela que inspiramos." Autor - La Rochefoucauld , François

bj utopico
Dri

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Uma música para a semana....

Depois das ultimas semanas de loucura, chega uma suposta semana calma....

E como tal fica um musica para o inicio desta semana:



bj utopico
Dri

domingo, 22 de maio de 2011

domingo, 15 de maio de 2011

O som da madrugada


há dias que o som se transforma em tempos de outrora em que os saltos no contagiarte nos faziam extravasar os dias cansativos...

fica a lembrança

bj utopico
Dri

sábado, 14 de maio de 2011

Papel dos tribunais?

Questão, qual o papel dos tribunais? Se pensarmos bem do ponto de vista generalista os Conservadores fazem os divórcios e as partilhas, os Notários fazem os despejos, os Agentes de Execução as execuções, os Tribunais Arbitrais as questões de avultado valor, os Julgados de Paz as pequenas ......

Leiam a noticia em : http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/economia/notarios-querem-fazer-despejos e acredito que vão entender a minha pergunta.

bj utopico
Dri

domingo, 8 de maio de 2011

utopia da semana

Esta semana uma utopia que decorre do fim de semana. Os espectaculos do X festa ibérica da transmontuna do fim de semana fizeram a minha memoria fugir aos tempos de queimas e de estudantes... ai a memoria

A memória diminui... se não for exercitada.

- Cicero, Marcus


bj utopico
Dri

domingo, 1 de maio de 2011

quarta-feira, 27 de abril de 2011

domingo, 24 de abril de 2011

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Justiça exacerbada: Tintim e o Congo

Pode ler-se hoje no site do Público: O fim do colonialismo e a mudança na forma como os europeus olham África atirou “Tintin no Congo” para a má fama. A segunda aventura de banda desenhada do jornalista criado por Hergé é há muito acusada de promover estereótipos racistas. No caso, Mondondo diz-se indignado por os congoleses serem retratados como “estúpidos e sem qualidades”. O Conselho Representativo das Associações Negras, organismo francês comummente conhecido como Le Cran, está com ele.

A decisão de hoje acontece depois de o tribunal de primeira instância se ter declarado competente para julgar o caso, em resposta às dúvidas levantadas pelo ministério público belga, que tentou levá-lo para a justiça comercial. A queixa, essa, foi apresentada em Agosto de 2007, cerca de um mês depois de a Comissão pela Igualdade Racial da Grã-Bretanha ter oficialmente reconhecido o teor racista da obra.

“De qualquer ponto de vista que se observe, o conteúdo deste livro é flagrantemente racista”, deliberou a comissão, que exortou os donos das livrarias britânicas a repensar a visibilidade dada a “Tintin no Congo” – ou mesma a sua venda. A obra foi destruída pela comissão: “o único lugar onde pode ser aceitável ter o livro exposto é num museu, com uma enorme placa por cima a dizer 'coisas racistas e antiquadas'”."

Este é um dos casos em que a justiça é exacerbada, será que já se lembraram que Hergé escreveu e desenhou “Tintin no Congo” quando tinha 23 anos e defendeu até à sua morte, em 1983, que a obra reflectia a visão inocente e ingénua que caracterizava o pensamento da época. No entanto, o Congo, que se manteve uma colónia belga até 1960 – quando passou a República Democrática do Congo e, entre 1971 e 1997, a Zaire –, tem uma das histórias mais violentas da presença europeia em África, denunciada no início do século XX e recuperada para a literatura por Joseph Conrad, em “O Coração das Trevas”.

bj utópico
Dri

Youtubers, política e redes sociais: quem está a influenciar os jovens portugueses?

Estava a ver uns vídeos no YouTube, quando comecei a pensar : será que os nossos adolescentes estão mesmo a aprender política nas escolas ou...