terça-feira, 30 de março de 2010

A mordedura de Maradona

Diego Maradona foi submetido a uma cirurgia depois de ter sido mordido por um dos seus cães, de raça Shar Pei.Segundo o jornal argentino “Ole”, Maradona foi sujeito a uma microcirurgia ao lábio, na clínica Los Arcos, em Buenos Aires, e espera regressar a casa ainda hoje, ao final do dia.

Agora esqueceram-se de referir na noticia o estado em que ficou o cão? Já para não referir que gostava de saber o que provocou esta situação porque a raça Shar pei não é considerada uma raça perigosa...

Enfim...

Bj utopico

Dri

segunda-feira, 29 de março de 2010

domingo, 28 de março de 2010

Mudança da hora...


Amigos utopicos não se esqueçam que hoje dormimos menos uma hora. Vem aí a hora de Verão (ainda sem Primavera)...Domingo à 1h avança para 2h...

Acertem o ponteiro dos relogios...

Bj utopico
Dri

sexta-feira, 26 de março de 2010

Artigo Noticias do Douro

Este artigo devia ter saido dia 19 de Março mas por lapso da redacção do jornal saiu hoje... Ficaa qui o texto mesmo que desactualizado.

Beijo utopico
Dri



Memoria de um beijo

Entrei em casa. Pousei tudo o que me pesava. Dirigi-me à cozinha e fiz um chá.
Deitei-me no sofá e apaguei todas as luzes. Aí, fiquei a ouvir uma música suave. Há dias que o trabalho, as pessoas, o barulho, me esgotam e sinto necessidade destes momentos em que sozinha e no meio do escuro posso reflectir. Fechei os olhos e deixei que os meus pensamentos voassem pelos acontecimentos do dia e mesmo da semana. A verdade é que nesta semana só se ouviu falar de PPD-PSD, de Governo, de injustiças sociais ou mesmo de casos épicos da Justiça. Basicamente, uma semana réplica das semanas anteriores ou mesmo dos meses que nos antecederam.
No entanto algo balançava no meu pensamento, a questão do bullying. O bullying é um termo inglês usado para descrever actos de violência física ou psicológica praticados de forma intencional e repetida por um individuo indivíduo (bully ou "valentão") ou grupo de indivíduos cujo objectivo é intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender. Felizmente tive uma infância/juventude feliz. Não tive problemas de perseguição, mas também não persegui ninguém. As razões, para este meu percurso normal de infância/juventude, podem ter sido múltiplas: desde a família, a educação que me foi transmitida, o meio onde me inseria ou mesmo a escola que frequentei.
No entanto este problema preocupa-me. Aliás devia ser um alerta para toda a sociedade, mas principalmente para quem tem debaixo da sua tutela filhos menores. O processo infância/adolescência é complicado ou mesmo complexo e, por vezes, não sabemos lidar com ele. No entanto, sabemos lidar com a educação que damos às pessoas com quem convivemos. Senão vejamos, não tenho filhos, nem sobrinhos, mas tenho primos e isso faz de mim um ser humano que deve transmitir certas normas, princípios e valores civilizacionais de forma a impedir que estas crianças se tornem violentas.
Mesmo sendo uma “outsider” tentei encontrar uma forma de entender estas crianças que massacram, perseguem ou mesmo maltratam por puro prazer. A verdade é que me surgiram várias hipóteses: a família, a sociedade, as amizades e mesmo a escola. Sucede que, não consigo analisar as mesmas de forma estanque pois na realidade estas encontram-se interligadas. Hoje em dia o conceito de família, que a sociedade actual aceita, resume-se a dois seres humanos que procriaram por pressão da sociedade, mas que devido a múltiplas situações, nomeadamente trabalho, não tem tempo para educar. Assim estas crianças crescem sozinhas ou na companhia umas das outras ou mesmo através da internet, isto é, crescem a explorar sites como o facebook ou o hi5 ou mesmo locais de conversação como é o caso do messenger. Nestes sítios procuram pessoas mais velhas, fazem-se passar por adultos e depois, em troca de conversas, absorvem aquilo que a sociedade tem de prejudicial e que eles não conseguem entender.
E os pais? Os pais estão na sala convencidos, muitas vezes, que os filhos estão a dormir, mas esquecem-se que no Natal lhes deram um computador com acesso à internet para trabalhar, no quarto, ou que no seu aniversario lhes deram um telemóvel táctil de ultima geração que lhes permite ligação à internet. Por isso, o problema pode residir nas famílias, mas em interacção com a sociedade e com a escola que lhes permitem o acesso a funcionalidades que são alvos de prejudicialidade. Outras situações podiam ser exploradas, mas no essencial seria importante que governo, escolas, pais e sociedade se unissem para romper com este problema que afecta tantos jovens.
Entre estes pensamentos, lembrei-me que brevemente se comemora o dia do pai. Lembrei-me, então, que tinha de me deslocar a um centro comercial para adquirir um presente. Aproveitei o tempo de descanso para pensar em prendas. Pensei em livros, cd’s, uma peça de roupa ou mesmo um objecto pessoal, mas conclui que, no meu entender, não seriam presentes adequados ao dia em causa. Então, decidi que nesse dia o presente para o meu pai seria um beijo. A explicação é simples. Senão vejamos, o livro fica na prateleira, o cd empresta-se, a peça de roupa esquece-se no armário e o objecto pessoal também fica guardado. Mas, a memoria de um beijo é única, não a podemos partilhar, mas podemos recordar sempre.

quinta-feira, 25 de março de 2010

O PEC

O projecto de resolução do Partido Socialistas sobre o Plano de Estabilidade e Crescimento (PEC) foi esta quinta-feira aprovado no Parlamento, com os votos favoráveis dos socialistas, a abstenção do PSD e a rejeição dos restantes partidos da oposição.Para mim, visto nao ter sido adiada a votaçao do PEC, o PSD devia ter votado contra. Mas MFL preferiu que o seu ultimo acto enquanto Presidente do partido fosse a abstenção....
Enfim....amanha e dia de eleiçoes... Esperemos que aquele que ganhar, idependentemente do meu sentido de voto, saiba mostrar ao pais um PSD renovado e capaz de dar novo rumo ao pais.

Amanha nao se esqueçam de ir votar...

bj utopico
Dri

domingo, 21 de março de 2010

Utopia da semana

"Querer que uma mulher ame toda a vida, é tão absurdo como querer que a Primavera dure todo o ano"- Julio Dantas

bj utopico
Dri

sábado, 20 de março de 2010

Hoje é dia de votos....


hoje e dia de votos no Vitoria de Guimarães.
Esperemos que seja vitoria do Pinto brasil.. mas fica o excelente cartoon do Miguel Salazar...

bj utopico
dri

sexta-feira, 19 de março de 2010

segunda-feira, 15 de março de 2010

Utopia da semana


Inspirada nas palavras publicadas pela Ana Rita, "Aquilo que se faz por amor, parece ir sempre além dos limites do bem e do mal." Friedrich Nietzsche

bj utopico
Dri

sexta-feira, 12 de março de 2010

Vicissitudes de um congresso que ainda nao começou....

O ex-líder dos sociais-democratas, e principal impulsionador do congresso extraordinário do PSD, admite não ir este fim-de-semana a Mafra. Em causa está a decisão tomada esta tarde por Rui Machete e pelas candidaturas de Passos Coelho, Paulo Rangel e Aguiar-Branco de reduzir a reunião magna a apenas um dia.

bj utopico
Dri

quarta-feira, 10 de março de 2010

terça-feira, 9 de março de 2010

Acordo de Carlos Cruz

Em termos judiciais, o acordo, ou transacção, para existir tem de haver aceitação por parte das partes envolvidas. No entanto, para Carlos Cruz o acordo funcionou de forma diversa. Senão vejamos, e cito o DN online:

No passado dia 05, data marcada para o julgamento de Cruz pela acusação de difamação por quatro jornalistas da TVI devido a afirmações que fez no seu livro sobre o processo Casa Pia, em que é arguido, o apresentador afirma ter sido "abordado" pelo advogado dos queixosos com uma proposta de acordo. Nesse dia, notícias divulgadas na imprensa indicaram que Cruz teria sido "obrigado" a pedir desculpa aos jornalistas e a pagar indemnizações no valor total de 21 mil euros, quando os pedidos de indemnização iniciais ascendiam a 400 mil euros, sem referir que a proposta de acordo partiu do advogado que representa os queixosos.Foi por isso que, ainda hoje, Carlos Cruz enviou ao tribunal uma declaração retirando o pedido de desculpas e insistindo em que o julgamento prossiga."Não fui obrigado a aceitar acordo nenhum. A proposta de acordo não é minha, foi feita pelo advogado da TVI, antes de o meu advogado chegar", disse Carlos Cruz, afirmando que "anuiu" a essa proposta que julgava ter-lhe sido feita "na maior das boas fés" para admitir que "tinha exagerado na adjetivação" usada para falar dos jornalistas no livro "Preso 374".

é de lamentar que se brinque com a justiça: hoje ha acordo, amanha ha julgamento..... e depois ouvimos o povo queixar-se e mesmo os governantes que a justiça não anda, os processos estao parados.... pudera para cidadãos portugueses indecisos a justiça ainda nao tem cura...

Haja paciencia

bj utopico

Dri

segunda-feira, 8 de março de 2010

O dia da mulher....(não)

Hoje os senhores que mandam no mundo, decidiram que é dia da mulher. Sou contra o dia da mulher porque se há atitude discriminatoria, hoje em dia, é mesmo o dia da mulher.
No entanto, hoje o dia em que se bajula o sexo feminino, o DN traz a colação uma noticia que reflecte a eficacia deste dia da mulher. Senao vejamos, Cerca de 14 mil advogadas portuguesas, a que se juntam pelo menos 1500 solicitadoras, não têm direito a licença de maternidade e aquelas que são mães suspendem, em média, apenas durante um mês, a sua actividade profissional sem direito a remuneração, segundo fonte da Caixa de Previdência dos Solicitadores e Advogados (CPAS).
E agora onde esta o dia da mulher e todos os principios que bajulam o sexo feminino?

bj utopico
Dri

domingo, 7 de março de 2010

Artigo Noticias do Douro

Previsão meteorológica

“Avisa-se a população portuguesa que ventos fortes e gélidos vão surgir nas contas bancárias de cada um. Os ventos com rajadas de 100km/h que prometem fazer estragos no dia a dia de cada um. Os ventos terão como companhia a queda intensa de neve predominantemente na zona norte do país onde o número de desempregados e a falta de investimento é maior. No entanto, prevê-se uma excepção, mais concretamente, o sol irá raiar para os trabalhadores da TAP e existirá uma réstia de nebulosidade para os trabalhadores da CGD.”

Estas podiam ter sido as palavras do ministro Teixeira dos Santos quando comunicou ao país o congelamento dos salários para todos com a excepção dos trabalhadores da companhia aérea da TAP. Em boa verdade, após o referido comunicado, “choveram” imensas empresas públicas a reclamar, também, este estado de excepção, nomeadamente a Caixa Geral de Depósitos e a REN.

Sucede que, este país adormecido, pela tragédia da Madeira e pelas audições na Comissão de Ética, Sociedade e Cultura da Assembleia da Republica, não ouve o ministro das Finanças e não se apercebe das “jogadas” sociais e económicas que são efectuadas sob os seus olhos e com o seu aval. Aliás até a própria comunicação social se preocupa mais em enviar 4, 5 ou 6 repórteres para a Madeira a explorar a miséria humana de cada um ou mesmo em dar em directo as audições dos diferentes intervenientes do processo face oculta, do que mostrar os problemas do país ao seu público-alvo que são os portugueses. Porém este estado dos mass media tem tendência a continuar e para tal basta realizar uma pequena busca na internet e rapidamente descobrimos que o problema agora dos mass media é o depoimento do Primeiro-Ministro na respectiva comissão já supra mencionada.

Isto não significa que eu não esteja solidária com a Madeira e com os danos que este desastre natural trouxe àquela ilha. Contudo repugno, com muita veemência, os relatos excessivos e pormenorizados da tragédia que abalou aquelas gentes. Mas será que o português só gosta de ver, ouvir e ler sobre tragédia? Ou será que o português prefere olhar para a tragédia dos outros para não se aperceber da sua própria tragédia económica ou social? Porque o cidadão português fecha os olhos aos comunicados governamentais mas, na verdade, o governo tem transformado a vida dos portugueses numa verdadeira tragédia grega. Senão vejamos: congela salários, não há investimentos, contribui para o aumento do desemprego, refugia-se em estratégias para dominar os mass media , esquece-se que temos um Serviço Nacional de Saúde(veja-se o fecho de centros de saúde em Lisboa por falta de enfermeiros) e aumenta as desigualdades na Justiça.

Face a estes dilemas, o português continua a preferir discutir no café ou nos transportes públicos, com os amigos habituais, a miséria na Madeira e não vê, lê ou ouve as medidas que são tomadas em prol do avanço ou não deste país e que se vão reflectir na sua economia pessoal e profissional.

Um destes dias ouvia, no Metro, um cidadão que explicava ao vizinho de banco que o problema do país se resolvia com uma revolução. Não sou adepta de revoluções sem sentido ou objectivo, mas face a este governo e às medidas que este tem tomado, sou tentada a dizer: crie-se um “ciclone” social ou um “furacão” que “varra” do governo e dos restantes órgãos políticos as plantas com fracas raízes e deixe a terra limpa e arada para serem plantada por novas árvores.

Enfim, não sei se na previsão meteorológica da semana, se prevêem ciclones ou furacões, mas a verdade é que se espera uma frente fria na nossa economia e os salários vão ficar congelados, salvo raras excepções.


quarta-feira, 3 de março de 2010

As Eleições de Março

Março é um mes fertil em eleições. Alias seria perfeita a alusão do mes a famosa musica de Tom Jobim e Elis Regina denominada Aguas de Março.
Todavia, paralelamente as eleiçoes do PSD, no dia 20 de Março a Direcção do Vitoria de Guimaraes vai a eleições. Não sou uma fervorosa adepta e conhecedora do mundo do futebol mas hoje falo-vos do Vitoria.
Por motivos pessoais comecei a ouvir falar deste clube e da mobilização extraordinaria que este acarreta. Para as eleições o Vitória de Guimarães vai ter apenas dois candidatos: o actual presidente, Emílio Macedo da Silva, e o empresário Manuel Pinto Brasil, já que Pimenta Machado e Pedro Xavier não avançaram.Manuel Pinto Brasil explicou que o seu projecto "assenta em três vectores: o futebol, a gestão e o património, tudo gerido de uma forma muito profissional, porque o Vitória de Guimarães tem que estar nos três grandes de Portugal e na Europa".

Segui a gestao de Emidio Macedo e apresenta muitas falhas inclusive, conforme hoje se le nos jornais a falha de pagamento de um jogador brasileiro, dai eu apoiar a candidatura de Manuel Pinto Brasil.

Se votarem, votem nesta opção

beijo utopico
Dri

segunda-feira, 1 de março de 2010

E esta hein?


Hoje não comento, remeto para outro blog e fico a espera de opiniões:http://5dias.net/2010/02/28/um-polvo-bem-unido/

bj utopico
Dri

Youtubers, política e redes sociais: quem está a influenciar os jovens portugueses?

Estava a ver uns vídeos no YouTube, quando comecei a pensar : será que os nossos adolescentes estão mesmo a aprender política nas escolas ou...