sábado, 28 de fevereiro de 2009

a justica vê


O Tribunal obrigou Maria de Lurdes Rodrigues a pagar 10% do salário mínimo, por cada dia de incumprimento de uma sentença judicial. Em causa está um processo interposto por um professor. Em causa está uma acção interposta em 2007 por um professor, para anular as eleições para o conselho executivo da Escola Secundária Dr. João de Araújo Correia, no Peso da Régua.Depois de ter perdido todos os recursos, o Ministério da Educação tinha três meses para cumprir a ordem judicial e repetir o acto eleitoral. Como não o fez, o Tribunal Administrativo e Fiscal de Mirandela decidiu que Maria de Lurdes Rodrigues deve pagar «10% do salário mínimo nacional» por cada dia de atraso no cumprimento da sentença que deu razão ao professor Pedro Pombo. O prazo começa a contar quinze dias depois do trânsito em julgado desta decisão – no dia 13 de Março. - fonte Sol

Afinal a justiça as vezes tambem ve e nem sempre é cega... So e pena que so use oculos as vezes...c'est la vie

bj utopico
dri

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Tributo a Carlos Paiao

Não me lembro do Carlos Paiao mas as suas musicas fazem parte do meu imaginario infantil. Actualmente descobri este tributo a carlos paiao. Gostei de ouvir nomes como rui veloso, tiago bettencourt, donna maria entre outros a cantar as musicas em causa.
Aconselho a comprarem a colectanea em causa e deixo-vos um cheirinho desse som (Cinderela na voz de Rui veloso):



Cinderela - Rui Veloso

bj utopico
Dri

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

ler ou nao ler: eis a questao


Num entrevista a revista Publica, Pedro Passos Coelho quando falou na sua leitura disse: "Li Kafka muito depois da Fenomenologia do Ser, de Sartre. Li Voltaire muito mais cedo do que consegui ler Camilo ou Eça". Mas o livro de Satre em causa não existe, falha que não passou despercebida a Pacheco Pereira.
Afinal o que existe é, isso sim, "O ser e o Nada - Ensaio de ontologia fenomenológica" (1943), de Sartre. Terá sido a este livro que Passos Coelho se queria referir?

bj utopico
Dri

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Utopia da semana


Hoje em noite de oscares.....deixo-vos uma utopia cinéfila:

“O cinema é a arte do cálculo e da espontaneidade. Pode haver truques em tudo o que é físico, seja nas quedas ou nos combates. Mas a expressão dos sentimentos não admite truques.”Isabelle Huppert, actriz francesa

bj utopico
Dri

sábado, 21 de fevereiro de 2009

As bandeiras de Maria Elisa


Elisa Ferreira apresentou-se aos eleitores do Porto com as principais bandeiras do País e da cidade. Contudo de ressalvar que é triste quando uma candidata tem de fazer bandeira um dos clubes da cidade. Maria Elisa "chamou" o FCP para a campanha e como uma das suas bandeiras.... O Porto tem tantas bandeiras possiveis, tantos assuntos pendentes e há quem coloque como prioridade um clube de futebol pois entenda que é a forma de chegar ao eleitorado.

Para mim isto é fora de jogo ou sera um cartao vermelho.....

bj utopico
dri

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Um exemplo asiatico

Ministro Japones pediu a demissão depois de ter ido bebado para a reuniao do G7. O ministro nipónico surgiu, então, com um aspecto que se assemelhava muito a alguém que estivesse sob o efeito do álcool: o seu rosto apresentava-se congestionado, o olhar estava um tanto ou quanto errático e baço e a voz entaramelada. O homem responsável pelas Finanças da segunda maior economia mundial não só revelou, então, alguma dificuldade em compreender as perguntas que lhe faziam na conferência de imprensa como lhe foi difícil terminar as frases. E, escândalo dos escândalos, chegou mesmo a dormitar.

Um exemplo a seguir....
Não acham que os politicos portugueses tambem deviam meter a mao na consciencia e ter atitudes assim?

bj utopico
Dri

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

utopia da semana


"O que sabemos é que a desordem e imoralidade políticas têm um efeito corrosivo na alma das nações. E o abastardamento do carácter nacional não pode deixar de influir no desenvolvimento e progresso de um povo, sob qualquer aspecto que o queiramos considerar. "- António de Oliveira Salazar, in 'O Ágio do Ouro - Banco de Portugal (1916)'

bj utopico
Dri

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Parabens....





Hoje vou ser egoista: Parabens a mim pelos meus 25 anos mas sem nao esquecer do meu maninho que faz 21.



bj utopico
Dri

sábado, 14 de fevereiro de 2009

O 14 de Fevereiro

Não festejo esta data pois entendo que o amor se festeja todos os dias. No entanto em homenagem a esse amor, deixo-vos aquilo que considero de mais belo numa relação: as cartas de amor. Já dizia Fernando Pessoa atraves de Alvaro Campos:

Todas as cartas de amor são
Ridículas.
Não seriam cartas de amor
se não fossem Ridículas.

Também escrevi em meu tempo cartas de amor,
Como as outras,
Ridículas.

As cartas de amor,
se há amor,
Têm de ser Ridículas.

Mas, afinal,
Só as criaturas que nunca escreveram
Cartas de amor
É que são Ridículas.

Quem me dera no tempo em que escrevia
Sem dar por isso Cartas de amor
Ridículas.

A verdade é que hoje
As minhas memórias
Dessas cartas de amor
É que são Ridículas.

(Todas as palavras esdrúxulas, Como os sentimentos esdrúxulos, São naturalmente Ridículas.)

bj utopico
Dri

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Licença parental

O Governo aprovou ontem o aumento da licença parental para seis meses, subsidiando com 83 por cento do salário bruto, mas que atingirá 100 cento se a licença for de cinco meses partilhada por pai e mãe.Em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros, o titular das pastas do Trabalho e da Solidariedade Social, Vieira da Silva, frisou que o novo regime de protecção social na parentalidade cumpre o estabelecido no acordo tripartido em sede de concertação social. «Procede-se ao aumento do período de licença parental para seis meses subsidiados a 83 por cento ou cinco meses a 100 por cento na situação de partilha da licença entre mãe e pai, em que este goze um período de 30 dias ou dois períodos de 15 dias em exclusividade», lê-se no comunicado do Conselho de Ministros.

Concordo com esta medida. Nem sempre critico o governo...

bj utopico
Dri

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Romeiro quem es tu?

Deixo-vos aqui o artigo da semana no Noticias do Douro: Romeiro quem es tu?

Quando frequentava o ensino secundário uma das obras que me marcou foi o Frei Luís de Sousa. Apesar da obra escrita por Almeida Garrett decorrer no século XVI, o texto continua bastante actualizado no século XXI. O livro em causa caracteriza-se por ser um drama romântico, no entanto possui algumas características do período clássico: o nacionalismo, o patriotismo, a crença em agoiros e superstições, o amor pela liberdade (elementos românticos); indícios de uma catástrofe, o sofrimento crescente, o reduzido número de personagens, peripécias, o coro (elementos clássicos). Um dos temas mais importantes da obra é, sem dúvida, a liberdade de amar, mesmo contra as convenções sociais da época.
Hoje em dia, os jovens não lutam pela liberdade de amar, mas contra as suas dúvidas existenciais. Uma das dúvidas que, actualmente me assola é quem é o homem que se diz nosso PM. Acreditem que tentei não escrever, mais uma vez, sobre o PM, mas os seus actos diários criam-me uma irritação na ponta dos dedos e sinto vontade de escrever. Tudo surgiu com o caso Freeport. Inicialmente não valorizei o caso entre a ligação familiar de José Sócrates e os administradores do Freeport. Mesmo sentindo que os mass media estavam a criar um alarido à volta do assunto. Não obstante, ouvi as declarações do nosso PM em que admitia não se recordar de nenhuma reunião com os administradores do Freeport quando este era Ministro do Ambiente.A verdade é que enquanto o caso Freeport era discutido por todos os portugueses, a polícia inglesa continuava a sua investigação enviando para Portugal uma carta Rogatória às autoridades portuguesas indicando que José Sócrates pediu ou recebeu dinheiro no processo do licenciamento do Freeport de Alcochete quando era Ministro do Ambiente. Mesmo com esta carta Rogatória, o nosso PM continua a fugir ao assunto, às declarações sobre a família e aos seus negócios. Perante esta atitude questiono-me: PM, quem és tu? Todavia este “romeiro” é mudo e eu, como todos os portugueses, fico no silêncio e a esperar que a polícia portuguesa e a policia inglesa se entendam e cheguem a alguma conclusão (o que acho difícil, pois todos vimos o que aconteceu no caso Maddie). Apesar do silêncio, outras questões se levantam: será que esta atitude é a mais correcta? Será que este devia ir ao Parlamento explicar a situação? Será que vamos esperar que surjam mais indícios? Face aos indícios e às provas da polícia inglesa, em minha opinião, este deveria ir ao Parlamento explicar os trâmites do licenciamento do Freeport, explicar ao país a situação e demitir-se da sua posição de PM. A sua demissão acenderia a política portuguesa, no entanto acredito piamente que sairia pouco fragilizado com estes negócios obscuros em que o incluem.
Não podemos esquecer que somos um país que tem exemplos como Fátima Felgueiras, Isaltino Morais ou mesmo Valentim Loureiro que continuam como governantes... Quando menos esperarmos somos uma cópia de Itália, só nos falta a Máfia, Veneza e o gosto por massa. Sem dúvida que as contradições do nosso PM, fazem-me pensar que afinal não conhecemos mesmo este homem que guia os destinos deste país e aquilo que vamos descobrindo é tão negativo que cresce em mim vontade de não o tornar a ver a liderar o país.
Sem resposta, à pergunta quem é este “romeiro”, espero pelo acordar da cidade enquanto a lua vai banhando este lugar e eu continuando a escrever sobre as inquietudes de Portugal, e porque não do Mundo.

bj utopico
Dri

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Suiça: o resultado que surpreendeu


Acreditem que o resultado que surgiu do Referendo na Suiça me surpreendeu. Sempre achei este pais neutro fechado a europa e ao mundo. No entanto, a Suiça aprovou em referendo a continuidade da livre circulação de trabalhadores entre o país e a União Europeia. O Sim rendeu 59,6% dos votos, impondo-se em 22 dos 26 cantões. O Não ficou pelos 40,4%.

Sem duvida que este resultado a mim me surpreendeu, e aos utopicos?

bj utopico
Dri

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Crise no casamento e na Igreja

Na proxima terça-feira os bispos portugueses vão-se reunir debater a crise e casamento homossexual. O casamento entre pessoas do mesmo sexo e a crise económica vão ser dois dos temas a debater na reunião do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).
Sem duvida que sao dois temas quentes que passeiam nas mentes da sociedade mas deixo sugestão outros temas que na minha opiniao, e sem querer chocar ninguem, deviam tambem ser debatidos:
- reformulaçao dos tramites da igreja
-o casamento dos padres
- a abertura da igreja a sociedade
- entre outros

Entendo que enquanto a Igreja nao se reformular nao vai conseguir mais fieis nem vai conseguir ajudar a sociedade.
bj utopico
Dri

domingo, 8 de fevereiro de 2009

utopia da semana

"Nunca amamos ninguém. Amamos, tão-somente, a ideia que fazemos de alguém. É a um conceito nosso - em suma, é a nós mesmos - que amamos. Isso é verdade em toda a escala do amor. No amor sexual buscamos um prazer nosso dado por intermédio de um corpo estranho. No amor diferente do sexual, buscamos um prazer nosso dado por intermédio de uma ideia nossa"-Livro do Desassossego, Fernando Pessoa
bj utopico
dri

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

365 dias, mts horas, mts segundos e mts sms



"Enquanto houver estrada pra andar A gente vai continuar Enquanto houver estrada pra andar Enquanto houver ventos e mar A gente não vai parar Enquanto houver ventos e mar"

bj grande utopico
dri

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Prenda de anos?

Estou quase a fazer 25 anos e hoje a ler a imprensa diaria, eu sei que la li tarde mas o tempo so permitiu agora, vi que ja se comercializa em Portugal o primeiro leitor de livros digitais à venda em Portugal, descrito pela companhia como uma ferramenta que "potencia uma nova forma de ler".O Cybook, nome do aparelho, é licenciado em Portugal através da PIXmania, uma empresa multinacional de dispositivos electrónicos com lojas em Lisboa e Porto.Em território norte-americano, a cadeia Amazon comercializa desde Novembro de 2007 o Kindle, leitor digital que permite o armazenamento de "200 títulos sem ilustrações".O "uso simples", a "conectividade wireless que permite a navegação directa na loja Kindler" e a garantia de que "o livro adquirido é entregue virtualmente em menos de um minuto" são algumas das armas que a multinacional sustenta na apresentação do Kindle.

Depois de ler a noticia, pensei que seria uma boa prenda de anos paraa pedir. No entanto depois reflecti que com este leitor de livros digitais se vai perder o gosto de folhear, o cheiro das folhas, as memorias que as folhas nos trazem, os cortes que as vezes fazemos nos dedos ou mesmo a transmissao do livro a um amigo....

Pensando bem nao quero de prenda, mas que acham os utopicos deste leitor?

bj utopico
Dri

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Onde esta a crise no telefone?

Antes que surjam comentarios, eu admito que o telemovel é minha companhia habitual e é um bichinho que já faz parte de mim. Por um lado é positivo pois estou sempre contactavel mas por vezes é uma chatice. A verdade é que de acordo hoje com o diario economico "Os clientes Vodafone em Portugal gastaram, em média, 18,8 euros por mês no último trimestre de 2008. Nesse período, a empresa conquistou 134 mil novos clientes."

Dai a questao onde esta a crise nos telefones?

Bj utopico
Dri

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

As mentes do mundo avariaram...

A estudante norte-americana Natalie Dylan, de 22 anos, pôs à venda a sua virgindade e já recebeu mais de 10 mil propostas desde que iniciou este insólito leilão internacional em 9 de Setembro último. Até agora, a oferta mais pertence a um empresário australiano de 39 anos, que fez um lance de 2,87 milhões de euros.

O unico comentario possivel: as mentes do mundo avariaram por completo. Não acham?

bj utopico
Dri

domingo, 1 de fevereiro de 2009

"Na verdade, a 'má qualidade' da lei é isso: os interesses ocultos instalados em cada Governo ou maioria política fazem do 'legislador' um mero executor de acertos cozinhados nos bastidores."
Eduardo Dâmasao, "Correio da Manhã"

bj utopico
Dri

Youtubers, política e redes sociais: quem está a influenciar os jovens portugueses?

Estava a ver uns vídeos no YouTube, quando comecei a pensar : será que os nossos adolescentes estão mesmo a aprender política nas escolas ou...