sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Beijar é cultura.....


A globalização é um fenómeno que, cada vez mais, se nota nas pessoas e na forma como encaram a cultura de cada país. Este fenómeno faz com que percamos cada vez mais identidade cultural e a prova disso é o novo acordo ortografico que vêm a caminho.

Para terem noção da gravidade da situação, vou citar-vos alguns exemplos:

- eliminam-se as consoantes mudas (exemplo: acção passa a escrever-se ação)
- o acento circunflexo desaparece em certas formas verbais (exemplo lêem passa a ser leem)
- as letras "k", "w" e "y" passam oficialmente a fazer parte do alfabeto da lingua portuguesa.
- mudam as regras relativamente ao uso do hifen, que é eliminado nalguns casos (contra-regra passa a contraregra).

Entendo, tal como alguns editores portugueses, que isto "é um favor que a diplomacia portuguesa está a fazer à brasileira e é triste que a lingua sirva de moeda de troca".

Bj utópico
Dri

Nota utópica: Obrigada Daniel por me guardar a reportagem do Publico sobre o assunto.

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Uma história de encantar...

Uma História de Encantar é um clássico conto de fadas com evidentes alusões a algumas das mais conhecidas histórias da Disney, aqui cruzadas com a moderna comédia romântica através de hilariantes aventuras passadas em Nova Iorque.Uma princesa "do passado", Giselle, é expulsa da sua terra mágica por uma rainha diabólica e transportada para os dias de hoje, em Nova Iorque. Passado o primeiro impacte e depois de conhecer um advogado bonitão e encantador, rapidamente a princesa começa a mudar de opinião sobre a vida e o amor.

Pode uma história romântica, que acontece só nos livros, sobreviver ao mundo real?
Cresci com o Mundo do Disney: a Bela e o Monstro, o livro da Selva,a pequena Sereia, o Rei Leão, entre outros. Mas há muito tempo que um trailler de desenhos animados não me emocionava, mesmo sabendo que é tudo magia(não há advogados assim bonitões...:P) Talvez seja por ser uma história romantica que só acontece nos livros e é dificil acontecer no Mundo Real. Hoje em dia são poucos os casos em que histórias de amor conseguem sobreviver aos tempos em que vivemos. Ontem ouvia no noticiário que um senhor de 80 anos, num lar, entrou numa briga com outro porque este tinha dito um piropo a sua namorada de 70 anos. Neste caso o amor existe e resolve-se como os duelos de outros tempos.

As mulheres e homens hoje em dia não pedem duelos mas são cada vez mais exigentes e esquecem-se que se calhar a beleza do amor esta nos pequenos gestos, nas palavras doces e em todas aquelas atitudes que não sabemos valorizar. As vezes o amor vive ao nosso lado e nós nem com óculos o conseguimos ver e quando vemos já é tarde.

A utopia é bela se também for vivida com amor.

Bj
Dri

Nota utópica: Mar de Sophia Mello Breyner

De todos os cantos do mundo
Amo com um amor mais forte e mais profundo
Aquela praia extasiada e nua
Onde me uni ao mar, ao vento e à lua

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Crimes, sangue, gelo...

Todos os dias, as noticias que nos entram pela "caixinha mágica" colocam-nos à mesa crimes hediondos: pais que matam filhos, genros que assassinam e comem os sogros, tios que violam sobrinhos..... Sem dúvida que a criminalidade está a aumentar, essencialmente no Norte do país, mas, a meu ver, pela má politica ecónomica do governo que gera estas consequencias.

Enfim, o mundo da criminalidade anda no auge neste país e a pergunta que coloco é será que somos nós que nascemos com um estigma assassino ou as circunstancias da vida nos levam a loucura? Algo eu acredito que todos estes criminosos precisam de alguem que tenha a frieza suficiente para os defender e de lhes fornecer a melhor defesa possivel. Somos todos seres humanos e temos todos o direito, plasmado na constituição, de termos uma defesa. E o facto de defendermos um criminoso dessa estirpe não nos transforma em assassinos, nem em insensiveis, nem em frios mas sim sermos capazes de nos abstrairmos dos nossos sentimentos e lutar pela defesa de um ser humano. Mas tentando responder a pergunta, todos nós nascemos com a nossa loucura porque se não formos capazes de a ter a nossa vida será uma monotonia. Agora cada um tem o seu grau de loucura....
Já cantam os Clã na Música Sangue Frio:" Tu nunca choras ao ver sangue/Tu nunca ficas transparente/És daquela raça tão rara/Que tem no olhar o gelo quente /Gelo quente Quente e frio" . Não vos lembra ninguém?
Em suma, temos de viver em liberdade, com um q.b de loucura mas nunca esquecendo o "ninho" da utopia.

Bj
Dri

Nota utópica: Aconselho a leitura de Crimes Exemplares de Max Aub

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Saudade....

É bom viver no mundo da utopia!
É bom sentir saudade dos momentos que nos magoaram ou que nos fizeram sorrir.
É bom sentir que há gente que fica na nossa história e outros nem o nome lembramos ouvir.

Porém, há gente que nos marca a alma pela forma como nos desilude com as atitudes que tomam ou não.Por momentos, apetecia-me ter o poder do partido comunista e expulsa-los do mundo que me rodeia. Mas a vida não se resume à militancia de um partido mas sim a militancia que de uma filosofia de vida que deveriamos manter todos os dias.

Não sou do PCP mas não posso deixar de condenar a forma como este procedeu com a sua militante. É por isso que não partilho da ideologia comunista pois não concordo com metodos de coacção moral e violencia que têm com fim supremo o fim da luta de uma mulher, uma militante, uma deputada e de um ser humano. Se os comunistas tratam assim os seus nem quero imaginar aquilo que eles podem fazer aos inimigos um dia que estejam no governo.
Não tenho o poder de expulsar e como tal termino com as palavras da mariza:

"A chuva molhava-me o rosto
gelado e cansado
As ruas que a cidade tinha
Já eu percorrera
Ai... meu choro de moça perdida
gritava à cidade
que o fogo do amor sob chuva
há instantes morrera
A chuva ouviu e calou
meu segredo à cidade
E eis que ela bate no vidro
Trazendo a saudade"

Bj utopico mas saudoso
Dri

Um metro de tecido, se faz favor


Tive pena de não vos ter encontrado, ontem, na conferência sobre o Orçamento de Estado. Talvez tivesse sido útil a todos os que se intitulam de politicos(por vezes até só de bancada) perceber afinal em que consiste um orçamento.

Durante a conferência lembrei-me bastante das minhas aulas de Finanças Públicas mas algo que ficou a latejar no meu pensamento foi a questão do tecido. A esta hora estao a questionar-se mas o que tem a ver o tecido com o orçamento? Não estive na conferencia errada, quando me refiro ao tecido penso no tecido empresarial, social e economico que constituem a sociedade onde vivemos.

De acordo com o orador, o tecido empresarial, social e económico têm aumentado cada vez mais na zona de Lisboa. Logo aumenta a assimetria do interior para o litoral e faz com que cada vez mais seja dificil povoar o interior do pais.Concordo perfeitamente com a opinião dele mas no caminho para casa reflectia como solucionar isto: regionalização? poder local? poder central?

Sou a favor da regionalização mas acima de tudo penso que o problema se resolve se conseguirmos criar uma hierarquia ou um método eficaz:
1º temos de ter capacidade de mudar, de evoluir e de aceitar que para produzirmos riqueza precisamos de extrapolar o sistema que nos rege e criar um sistema que nos ajude a criar um Portugal integrado na Europa (nem que para isso seja preciso vender o ouro....)

2º Politica Local (a nivel local é preciso termos autarcas competentes e essencialmente rodeados por uma equipa que seja capaz de delinear um rumo para o futuro do seu concelho e não um "bando" de vereadores que so sabem fazer politica dos costumes)

3º Politica de Estado (que junte todos os esforços e crie directrizes a nivel nacional que permitam coordenar todo o sistema de forma justa e eficaz).

Em suma, talvez a regionalização permita resolver o problema das assimetrias mas hoje a regionalização já esta a ser implantada em cima da hora. Esta devia ter sido implantada há muito tempo e talvez assim hoje não teriamos problemas no tecido que constitui Portugal. Mas como não tenho nenhuma bola de cristal, só posso dizer que a assimetria regional dos tecidos do nosso país não é uma utopia.

Bjs utopicos
Dri

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

O vírus

Este fim de semana o virus da constipação atacou-me. Deixou-me com tosse, nariz entupido, dores de cabeça mas não me impediu de ter ido até a Regua ver uma exposição sobre o Mundo do Douro. O Douro, património da humidade, e os rebuçados da Regua revigoraram-me pois a paisagem é sempre surpreendente em pleno Outono.

Mas hoje trago-vos uma sugestão: à conversa com Jorge Neto(Presidente da Comissão Parlamentar de Economia e Finanças e Director do Jornal – Povo Livre) subordinada ao tema "O Orçamento de Estado – uma visão política" a realizar-se na segunda-feira, dia 26 de Novembro pelas 21:30 na Quinta Boeira em Mafamude sita na Rua do Conselheiro Veloso da Cruz (em frente ao antigo Tribunal de Gaia e contíguo às Galerias Diogo Macedo).


Eu irei e espero ver-vos lá.

Beijo utópico,

Dri

domingo, 25 de novembro de 2007

Sabe que dia é hoje?

Hoje é dia 25 de Novembro e a maior parte dos portugueses não sabe o que aconteceu no dia 25 de Novembro de 1975. Para mim é o verdadeiro dia que lançou a liberdade a este país. O mais interessante é que nem os meios de comunicação social fazem alusão a este dia.

Para os menos atentos fica aqui a historia do 25 de novembro de 1975: Golpe militar que pôs fim à influência da esquerda militar radical no período revolucionário iniciado em Portugal com o 25 de Abril de 74. Esta acção militar constituiu uma resposta à resolução do Conselho da Revolução de desmantelar a base aérea de Tancos e de substituir alguns comandantes militares. Os partidários do designado "Poder Popular" ocupam então várias bases militares, bem como meios de comunicação social. Este contra-golpe foi levado a cabo pelos militares da ala moderada, na qual se enquadrava Vasco Lourenço, Jaime Neves e Ramalho Eanes. Consequentemente, o almirante Pinheiro de Azevedo permaneceu no poder enquanto primeiro-ministro do VI Governo Provisório e demitiram-se alguns militares entre os quais Otelo Saraiva de Carvalho.

O 25 de Novembro traduziu militarmente aquilo que a nível político se vivera no
Verão Quente de 75 dando origem a uma crescente estabilidade permitida pelo reforço do pluripartidarismo e da Assembleia Constituinte, que se tornou visível com a redacção da Primeira Constituição verdadeiramente democrática: a Constituição da República de 1976.
Os meus parabéns ao psicolaranja que organizou ontem um debate em Evora sobre este tema de forma a lembrar aos mais jovens e aos mais velhos esquecidos o que hoje deveriamos estar a festejar.

A Liberdade que nunca seja uma utopia!

Bj
Dri

sábado, 24 de novembro de 2007

Utopia da semana


"Quando o sangue cheira a politica até as moscas largam a asa"

José Cardoso Pires - Balada da Praia dos cães

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Almofadas e Noite!

Descobri, há uns tempos, um bar que se situa entre Porto e Matosinhos que apelidei de “Mundo das Almofadas”. Sempre que vou lá tomar um café sinto-me numa autêntica sessão de psicanálise. Porém, nunca sei se sou eu que faço psicanálise aos outros ou os outros que me fazem a mim. O certo é que os temas que surgem são sempre os mais inusitados e as pessoas com quem partilho o café também.

Ontem foi uma noite dessas: eu e a Senator Padme em pleno Mundo das Almofadas. Fartamo-nos de passear entre várias galáxias incluindo Porto e Lisboa através de notícias e novidades de amigos em comum. Concluímos que os mouros ainda têm de alcançar muitas etapas para conseguir viajar a nossa velocidade e com o nosso humor ácido e temível.

Mas a tónica da conversa centrou-se em tradições e aprendi algo sobre tradições vimanerenses que gostava de partilhar convosco. Segundo o que aprendi, na próxima semana, festeja-se em Guimarães as festas em honra de São Nicolau. Estas festas são constituídas por diversas actividades desde as maças ao baile de gala mas aquela que me suscitou mais curiosidade foi o dia do Pinheiro. Segundo o que me explicaram, no dia 29 de Novembro, é o dia do pinheiro que consiste em arrancar o maior pinheiro da cidade e depois carrega-lo através de carros de bois até ao centro da cidade. Durante este percurso, jovens estudantes e antigos nicolinos tocam caixa e tambores e fazem a festa até ao centro da cidade. Essa noite tem também a particularidade de em todos os restaurantes da cidade se jantar o mesmo prato: rojões.

É importante ver que ainda se preservam as tradições em algumas cidades deste país. Só é pena que seja uma utopia o facto de nem todas as cidades as manterem.

Bj utópico de bom fim-de-semana
Dri

Nota utópica: Obrigada pela boa divulgação deste blog. Para quem quiser saber mais: http://www.depoisfalamos.blogspot.com/

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Santa Claus is coming to town....


Estamos no fim do mês de Novembro e como tal a caminho do Natal. Mesmo que não olhemos para o calendário todos os dias, é facil de advinhar que o Natal está a chegar pois basta olhar para as montras das lojas ou prestar atenção ao número excessivo de publicidade a brinquedos nos intervalos televisivos.

Eu ainda não escrevi a minha carta ao pai natal mas comecei a delinear as prendas que vou oferecer aos amigos e familiares. Contudo houve algo que me preocupou pois hoje li nas noticias que a maioria dos brinquedos testados pela Deco representam risco para as crianças independentemente de serem comprados em hipermecados, lojas chinesas ou lojas da especialidade(http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/MTrDPz5kWIgRqUSjZ6l2Rg.html). O que denota uma falha grave por parte da fiscalização pois os pais já nem nas lojas da especialidade podem confiar para comprar os brinquedos dos filhos. Hoje em dia, os brinquedos são alvo de uma evolução constante logo a sua perigosidade aumenta e muitas vezes os pais só para não assistirem a cenas de gritos em plena loja até compram o carro ou a boneca xpto.

Em suma, o problema pode estar na fiscalização mas também esta na educação que os pais dão aos seus filhos e naquilo que apostam para o seu crescimento. Eu não serei o melhor exemplo para falar pois ainda não sou mãe e sempre preteri as bonecas pelos livros. Porém tenho primos pequenos e consigo aperceber-me do "monstro" que certos brinquedos podem ser.
Beijo utopico
Dri

Nota utópica: qualquer dia publico a minha carta ao pai natal...:P

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

O Dilúvio


Eu não gosto de chuva. Hoje acordei e pensei que estava no filme da Arca de Nóe. Desde que pus o pé na rua até que cheguei a Ordem dos Advogados, andei por um autêntico oceano. Contudo os "barcos" deste oceano era um número astronómico de carros que insistia em navegar devagar devagrinho para não se afundar. Mesmo assim não precisei de uma boia de salvação para chegar a aula de Deontologia. Talvez precisasse da boia na aula porque me senti literalmente a afundar pela sonolência com o tom monocórdico do professor e com as explicações de onde surgiu a palavra advogado.

Enquanto navegava pela Boavista, ouvia as noticias e apercebi-me que Portugal inteiro navega pois de acordo com agencia financeira as Dividas a banca vão aumentar mas os salários não....

Em suma, já diz o Jorge Palma:"Ai Portugal, Portugal de que é que estas a espera tens um pé numa galera e outro no fundo do mar..."

Um bj utópico
Dri

Nota utópica: amanha jorge palma no coliseu do porto e nenhuma utópica me acompanha... Tenho pena mas quem puder não perca a oportunidade de ver este "lobo malvado"

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Sensibilidade Masculina.....

Não quero parecer feminista

Não quero defender as mulheres

Defendo a igualdade entre os sexos

Mas a sensibilidade masculina é uma utopia!

Dri

Desafio


Hoje um amigo fez-me um desafio e eu não resisto a partilha-lo convosco e a faze-lo também a todos os que lerem este post.


1.Pegue no livro mais próximo, com mais de 161 páginas (aleatoriamente, não tente escolher o livro);
2. Abra o livro na página 161;
3. Na referida página procurar a 5.ª frase completa;
4. Transcreva na íntegra para o seu blogue a frase encontrada;
5. Aumentar, de forma exponencial, a improdutividade, fazendo passar o desafio a mais 5 bloggers à escolha.

O livro que eu tinha ao lado do portatil é Foi Assim da Zita Seabra e a frase é: " Porém, mobilizar tudo e todos os sectores para radicalizar a luta não deixou de ser uma tarefa complexa, porque, se por um lado o regime não dava sinais de desejar grandes aberturas, por outro o PCPtinha uma força hegemónica na oposiçãp ao regime."

Para além de desafiar todos os que lêem o post, desafio em especial os seguintes bloguers:



Um bj utópico
Dri

A dura utopia

A dura utopia
A maior dura utopia é tentar sermos nós próprios em todas as situações, ou seja, mantermos os nossos valores, os nossos ideais, não ter medo de enfrentar a realidade e de ter opiniões contrárias. As vezes, a sociedade não entende isso e de alguma forma tenta eliminar nos da vida de alguem. E por muito que pareça estranho, este tipo de atitudes vêm daqueles que nos parecem mais esclarecidos e com uma mentalidade mais aberta. Porém, o que me impressiona mais é facilidade com os seres humanos mudam só porque começam a namorar, so porque tem um novo emprego ou entao porque tem novos amigos. O normal é evoluirmos, ao longo da vida, mas mudar não significa perder valores nem personalidade.

Esta mudança é visivel, todos os dias, nos amigos que nos rodeiam mas na sociedade também e basta pensarmos nas promessas dos politicos que depois de estes estarem no poder mudam os valores e as ideias. Lembremo-nos das scuts, dos impostos, dos postos de trabalho....

Enfim, se é o proprio governo que alimenta a falta de palavra, será dificil manter a utopia de um mundo sincero e sem transformações por interesses.....

Um bj utopico mas n hipocrita
Dri

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Bruxelas, Amesterdão......



HÁ UM ANO ATRÁS.....

SAUDADES DE AMESTERDÃO

VERDADEIRA UTOPIA: UM DIA VIVER LÁ...

Um estado de espirito....



Why are there so many songs about rainbows.

And what's on the other side?

Rainbows are visions, but only illusions,

And rainbows have nothing to hide.

So we've been told and some choose to believe it

I know they're wrong, wait and see.

Someday we'll find it, the rainbow connection,the lovers, the dreamers and me.


Um beijo cheio de utopia
Dri

domingo, 18 de novembro de 2007

Um azar do caraças.....

Sabado à noite uma ida ao cinema com uma utópica....Terror? não Romance? Não Comédia? Sim
Aconselho a todos que se quiserem divertir a ir ao cinema ver o filme um "Azar do Caraças". A história é banal e talvez a vejamos, muitas vezes, como história nos mass media mas o importante aqui é o sentido de humor e o olhar para a sociedade com ironia e sarcasmo.

Como eu costumo dizer algumas vezes: a vida é uma tombola e o dia de amanha como tal uma surpresa. Aqui a surpresa aparece sob o nome de filho e demora 9 meses a aparecer mas nem sempre as surpresas são assim tão demoradas. Para mim e outras utópicas, a surpresa amanha é o inicio das aulas na ordem e espero que seja uma surpresa agradavel e indolor.

Entretanto enquanto não há nada para estudar, o cinema será uma opção ou as famosas noites de karaoke. Mas para quem quiser saber mais sobre este filme deixo-vos aqui o link: http://www.knockedupmovie.com/

Um Beijo utópico
Dri

Um mundo, um sonho

Hoje fui surpreendida por um e-mail de uma amiga que decidiu criar um blog....Ganhei coragem e criei o meu próprio blog. Espero conseguir actualiza-lo todos os dias e trazer-vos temas diversos seja da minha vida profissional, seja um mero desabafo do que me vai na alma.
Conto convosco para ajudar este blog a crescer e para me ajudarem a alimentar este mundo.

Um bj utópico
Dri

Youtubers, política e redes sociais: quem está a influenciar os jovens portugueses?

Estava a ver uns vídeos no YouTube, quando comecei a pensar : será que os nossos adolescentes estão mesmo a aprender política nas escolas ou...